Workshop FILE São Paulo 2017

Bernardo Loureiro & Leila Santiago | Brasil
Cidades inteligentes, cidades vigiadas: Uma oficina de mapeamento experimental:

A oficina trata do tema “cidades inteligentes, cidades vigiadas” através de técnicas de mapeamento experimentais e críticas. Combina metodologias utilizadas em visualização de dados, geoprocessamento,
storytelling e futuring. Passando por discussões teóricas, referências, exercícios em papel e com softwares, os participantes devem aprender a criar mapas físicos e digitais (tanto online quanto offline), e a utilizá-los para sustentar suas narrativas e argumentos.

BIO
Bernardo Loureiro é urbanista e programador, especializado em mapeamento, análise e visualização de dados. É criador do Medida SP, um laboratório de visualização urbana. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela USP e mestre em Desenho Urbano pela Parsons School of Design.

Leila Santiago é designer e trabalha em um amplo campo disciplinar, incluindo projetos de exposições, arquitetura, produtos, design gráfico e serviços. É consultora no Grupo Tellus, ajudando a prototipar serviços públicos inovadores. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela USP e mestre em Products of Design pela School of Visual Arts.