Workshop FILE São Paulo 2017

Fabio Yamaji | Brasil
Animação com rotoscopia artesanal:

Rotoscopia em cinema é a técnica em que se interfere quadro a quadro no material filmado (live action), com o objetivo de composição de imagens e criação de efeitos especiais. Em animação, é a técnica que consiste em criar desenhos animados a partir da cópia quadro a quadro do gestual de ações filmadas.

BIO
Fábio Yamaji é designer pela Universidade Mackenzie e estudou desenho animado, desenho de arquitetura, maquetaria, pintura e cenografia. Atua há quase 20 anos como animador, fotógrafo, diretor de filmes, montador e ilustrador. Animou duas centenas de trabalhos para cinema, TV, internet e festivais para as principais produtoras do país.
Competiu três vezes no Festival de Animação de Annecy (França) e ganhou três vezes o Anima Mundi. Professor de Animação em instituições como IED Brasil, Mackenzie, Escola São Paulo e Anhembi Morumbi (pós-graduação), também é co-fundador da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA). Especialista em Stop Motion e Animação Experimental, palestrou em eventos como Campus Party, Anima Mundi, Anima Fórum e Pecha Kucha.