Vetor Zero Studio: Guilherme Marcondes

Sunshine

FILE 2018 | ANIMA +
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Abstract:
Num tempo em que o vislumbre digital de um relacionamento é geralmente um casal feliz e perfeito, as aparências podem ser mais enganadoras do que nunca. Um romance juvenil se transforma de emojis de coração ao ciúmes e controle diante dos olhos em um impactante curta-metragem de animação, “Sunshine”, feito pela BBDO e estúdio de criação Lobo para a organização sem fins lucrativos Day One. A animação do curta, liderada pelo diretor de criação da Lobo, Guilherme Marcondes, mostra o início de um amor passando dos estágios iniciais dos animais de pelúcia ganhados no carnaval e das selfies para um relacionamento gradualmente mais ciumento, controlador e abusivo.
Os relevantes lançamentos dos curtas em parceria com o Mês de Conscientização sobre a Violência no Namoro Adolescente e em meio à agitada conversa em torno do movimento #MeToo, estão alinhados com a missão do Day One de formar parcerias com jovens para combater o abuso e a violência doméstica por meio da educação comunitária, serviços de apoio legal e desenvolvimento da liderança. A trilha pop otimista “Walking on Sunshine” é justaposta à direção sutilmente sinistra da narrativa, inicialmente alinhada com os primeiros momentos românticos, mas que rapidamente se transformam num pano de fundo escuro para comportamentos abusivos generalizados.

Biografia:
Guilherme Marcondes é diretor de criação da Lobo em Nova York. Seu trabalho é famoso por combinar diferentes técnicas de ação e animação ao vivo para criar mundos imersivos com foco predominante na direção de arte. Esse estilo foi empregado em projetos de comerciais de TV e conteúdo interativo para clientes como British Gas, Google, Hyundai, Audi e Pepsi. Seus curtas-metragens independentes foram exibidos em inúmeros festivais ao redor do mundo, sendo o mais conhecido deles, “Tyger”, ganhador de mais de 20 prêmios internacionais. Seu último filme, “Caveirão”, estreou recentemente no SXSW.