Morehshin Allahyari & Daniel Rourke

The 3D Additivist Manifesto

FILE São Paulo 2019 | Anima +
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

 

Em março de 2015, Allahyari & Rourke lançaram o ‘The 3D Additivist Manifesto’, um chamado que propunha levar a impressora 3D, e outras tecnologias criativas, aos seus limites absolutos; criando assim algo da ordem do especulativo, do provocativo e do estranho. The 3D Additivist Cookbook é feito de respostas a esse chamado, um extenso catálogo de formas digitais, ações materiais, metodologias e impressões pós-humanistas. #Additivism é uma palavra cunhada a partir de “aditivo” e “ativismo”. É um movimento que critica as novas tecnologias “radicais” em fablabs, workshops e salas de aula; em escala social, ecológica e global. The 3D Additivist Cookbook questiona se é possível mudar o mundo sem também mudar a nós mesmos e as implicações de se posicionar politicamente.

Bio.

Morehshin Allahyari é artista, ativista e educadora, nascida no Irã. Mudou-se para os Estados Unidos em 2007. Seu trabalho lida com as contradições políticas, sociais e culturais que enfrentamos todos os dias. Pesquisando as deusas das trevas, figuras femininas monstruosas e gênios (djinn) originadas no Oriente Médio, Allahyari constrói uma narrativa através de ritos de magia e narrativa poético-especulativa, re-apropriação de mitologias tradicionais, colagens, meshing, escaneamento e arquivamento.

Daniel Rourke é escritor/artista baseado em Londres. Em seu trabalho, Daniel cria frameworks colaborativos e conjuntos de ferramentas teóricas para explorar as intersecções da materialidade digital, das artes e do pós-humanismo.