Dmitry & Elena Kawarga

Down with Wrestlers with Systems and Mental Nonadapters!

Abstract:
Do projeto especial da 4ª Bienal de Arte Contemporânea de Moscow 2011, “Rewriting Worlds: Dada Moscow”. Curador: Adrian Notz, Cabaret Voltaire, Zurique.
Uma pessoa deve correr em uma esteira para dar início ao processo (um mecanismo social). Por um lado, a pessoa sente-se como Deus, pois o movimento do mecanismo depende de seus passos, mas por outro, ele é apenas mais uma figura entre outras.
A consciência dos visitantes é dividida – a sociedade absorve cada um de nós? Ou nós mesmos nos absorvemos nesse mecanismo escravizador?
Se alguém se manifesta em um microfone falando “Dada”, a voz transfere um impulso de baixa frequência para a estrutura celular, que começa a vibrar. Como resultado, algumas das figuras caem, liberadas da estrutura.
Uma das correias possui uma microcâmera. Ela mostra em um monitor um espaço dentro de uma caixa preta – nessa caixa há uma outra realidade, o mundo do artista.
“A obra de Dmitry Kawarga normalmente lida muito com ideias de biomorfismo. Um termo e um pequeno ramo da história da arte que foi muito influenciado e formado por Hans Arp. Não se mantendo apenas no biomorfismo, como Arp, Kawarga acrescenta toda uma nova dimensão social e urbana às obras que nos fazem pensar em termos como “rizoma”, desenvolvido pelos pós-estruturalistas Deleuze e Guattari.
Em Dada Moscow, Kawarga inventou uma obra totalmente nova, que parece ser bem diferente das obras abstratas biomórficas que ele normalmente cria. É uma instalação interativa que traz à tona uma noção muito poderosa da fascinação pela máquina e pela tecnologia que tinha a sociedade antes da I Guerra Mundial e também mostra a consequência brutal que essa fascinação teve. Kawarga cria uma máquina que leva ao absurdo as ideias de modelos sociais”.
– Adrian Notz

Biography:
Dmitry e Elena Kawarga são dois dos poucos artistas russos que são especializados em arte high-tech. Suas obras mais recentes e significantes têm como base a síntese de arte e ciência e são criadas com cientistas e engenheiros. Instalações e objetos implicam um retorno biológico: eles respondem ao toque, ao ritmo do fluxo do corpo humano, à voz, instruções e estado mental. www.kawarga.ru