Graziele Lautenschlaeger & Rita Wu

De novo, Ercilia

Abstract:
“De Novo, Ercília” (2012) é uma instalação sonora interativa que convida o visitante a atravessá-la e experimentar padrões corporais e sonoros por meio da interação com elásticos. Em seu livro “As Cidades Invisíveis”, Italo Calvino menciona Ercília, uma cidade onde se estendem fios para designar as relações entre as pessoas e as coisas. De tempos em tempos, Ercília é abandonada e remontada em outro lugar. Dialogando com o sintético tratado sobre desenvolvimento urbano e a própria existência sugerido pelo autor, “De Novo, Ercília” é um projeto itinerante. E em sua primeira versão, construída para a Mostra LabMis 2011, Ercília foi à cidade de São Paulo.

Biography:
Graziele Lautenschlaeger: Desde a graduação em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (2002 -2005) enveredou pelas áreas de arte e cultura digital. Participou da criação do LAbI – Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico da UFSCar, onde atuou como coordenadora de produção de conteúdos audiovisuais. No mestrado, pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos/Universidade de São Paulo, colaborou com o Nomads.usp Núcleo de Estudos em Habitares Interativos, investigando a produção de Arte Eletrônica sob a ótica da Cibernética de Segunda Ordem. Durante o mestrado esteve como pesquisadora no Interface Culture Department da Kunstuniversität Linz, na Áustria. Já expôs seus trabalhos artísticos em diferentes festivais e instituições no Brasil e no exterior. Em 2010 lecionou no curso de Design Digital no Centro Universitário de Araraquara/Uniara. Entre 2010 e 2011 foi pesquisadora visitante no Lagear – Laboratório Gráfico para Experimentação Arquitetônica na Universidade Federal de Minas Gerais. Em 2011 esteve como artista residente no MIS Museu da Imagem e do Som em São Paulo, e em 2012 no Salzamt Atelierhaus, em Linz, na Áustria. Atualmente é animadora cultural do SescSP, curando e produzindo atividades na área de artemídia e cultura digital.

Rita Wu: Artista e designer graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). É pesquisadora no grupo DeVIR (Design, Ambientes e Interface) e DIGIFAB-USP (Grupo de Pesquisa em Fabricação Digital), ambos da FAU-USP. Também participa do LATESFIP, Laboratório INTERUNIDADES de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise, do Instituto de Psicologia da USP (IP-USP) e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP). É sócio-fundadora do Fab Lab (Laboratório de Fabricação Digital) com sede na FAU-USP. Em seus trabalhos explora a relação entre corpo, espaço e tecnologia, investigando a expansão que a tecnologia pode trazer para nossa percepção espacial através de interfaces vestíveis. Atualmente é mestranda do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP), onde pesquisa arte e interatividade e participa do Nomads.usp (Núcleo de Estudos em Habitares Interativos). Já teve trabalhos apresentados na Semana VERBO, CCSP, Live Cinema, Bienal de Arquitetura, Festival Contato, FILE, MIS entre outros. Recebeu prêmios no Festival do Minuto, Fotografia do Centro de São Paulo e Bienal de Arquitetura.