Jorge Crowe

2x (Power of two)

Abstract:
“2x (Power of two)” é uma instalação audiovisual reativa, uma máquina DJ/VJ feita com material descartado (scanner, caixas de som de PC e painel LCD de um velho laptop). “2x” explora de maneira simples as relações entre números, imagem e som. Seu núcleo contém um circuito integrado de baixo custo projetado para operações matemáticas, o qual é desviado de sua finalidade original para gerar ritmo com uma resposta visual sincronizada. Enquanto uma caixa de som emite uma batida em um dado momento, qualquer uma das outras caixas de som aumenta esse número para a potência seguinte (21, 22, 23, 24, 25 etc.) enriquecendo a sequência rítmica. Simultaneamente, uma imagem projetada mostra padrões geométricos que mudam conforme o som. O nome da instalação, “Power of two”, refere-se não só à representação audiovisual das operações aritméticas, como também à interface física: o “instrumento” é tocado com as duas mãos sobre a superfície de controle. A quantidade de pele (ou de dedos) em contato com a interface determina a velocidade da sequência rítmica. Esse esquema marcado pela simplicidade permite que os espectadores/participantes dominem a técnica da geração audiovisual em poucos segundos. “2x” tenta refletir sobre nossa situação na América do Sul como usuários/consumidores de tecnologia. Embora imersos em uma estranha realidade mista na qual temos acesso imediato a informações dos grandes centros de design e produção tecnológicos (primeiro mundo), não temos o tempo e os recursos necessários para desenvolver, pesquisar ou adquirir esses produtos. “2x” busca compartilhar uma visão alternativa para a palavra “obsoleto”, termo pejorativo empregado com rapidez crescente para os dispositivos eletrônicos, seguido de uma enorme pressão das corporações para que façamos o upgrade de nossos softwares e hardwares. “2x” também é uma reação punk (Do It Yourself) a parafernálias profissionais do universo da música eletrônica (Macbooks, telas de toque, projetores LCD, 5.1 etc.)

Biography:
Jorge Crowe nasceu em Mendoza, Argentina, em 1976. É formado em artes visuais, especializado em pintura, com pós-graduação em eletrônica aplicada às artes. Seus principais interesses são pirataria de hardware, distorção de circuitos, técnicas de DIY e eletrônica geral de fonte aberta aplicada ao teatro, arte-mídia e educação. Ele dirige um espaço chamado Laboratorio de Juguetes (Laboratório de Brinquedos), onde crianças e adultos aprendem eletrônica básica, hard&soft de fonte aberta e como reutilizar tecnologia obsoleta no projeto, desenvolvimento e construção de brinquedos e objetos eletrônicos que incluem movimento, som e luz. Ele também é professor de eletrônica e recursos de baixa tecnologia no mestrado em Artes Eletrônicas (UNTREF – Buenos Aires). Expôs seus brinquedos e objetos em diversas galerias, festivais e eventos na Argentina, Uruguai e Brasil (FILE ’09 SP, FILE PRIX LUX, Dorkbot MVD, entre outros). Apresenta-se ao vivo com brinquedos sob o pseudônimo h.cosas.