Marco Donnaruma

Music for Flesh II

Abstract:
“Music for Flesh II” é uma mediação inconsútil entre o potencial biosônico humano e a composição algorítmica. Ela define uma zona temporal cognitiva temporária na qual o espaço da performance é aumentado, estirado, iluminado, obscurecido, enfim, dominado por uma reconstrução em tempo real da expressividade primitiva do corpo humano. Ao fazer com que um computador sinta e interaja com o potencial sônico muscular de tecidos humanos, a obra aborda o corpo biológico como um meio para a arte computacional. Durante minha performance, movimentos musculares e o fluxo sanguíneo produzem oscilações mecânicas subcutâneas, que nada mais são do que ondas sonoras de baixa frequência. Dois sensores de microfone captam a matéria sonora criada por meus membros e a enviam para um computador. Isso gera um entendimento do meu comportamento cinético pela “audição” da fricção da minha carne. Gestos específicos, níveis de força e padrões são identificados em tempo real pelo computador; então, segundo essas informações, ele manipula algoritmicamente o som da minha carne e o transmite por um sistema octofônico.

Biography:
Tecendo uma linha em torno de investigação de biomedia, performance musical e teatral, as práticas participativas e codificação subversivo, Marco olha para a colisão de criatividade crítica com as tecnologias humanizadas. Ele se apresentou e falou em 27 países em todo o mundo em principais eventos de arte, festivais especializados e maior conferências acadêmicas. Artista em residência no Inspace (Reino Unido) e da Escola Nacional de Teatro e Dança Contemporânea (DK). Seu trabalho foi financiado pela Comissão Europeia, na Creative Scotland ea Danish Arts Council. Atualmente, ele desenvolve e performa com a Xth Sense, um novo sistema interativo biofísico para a performance musical e intermedia na Universidade de Edimburgo, UK.