Markus Kison

Roermond-Ecke-Schönhauser

Abstract:
Por que há tantas webcams na internet, quando a maioria delas não tem uma função séria como segurança ou monitoramento de trânsito? Na verdade, as webcams mostram a vida real, que não é muito excitante na maior parte do tempo. Mas, como sabemos, aquelas imagens em fluxo são mais distantes da vida para nós do que qualquer evento mostrado num programa de televisão, por exemplo. As webcams abrem um túnel direto para uma realidade estranha. “Roermond-Ecke-Schönhauser” completa essa ideia ao transformar essa realidade virtual e distante em algo real, palpável. Assim, quatro webcams escolhidas (cruzamento na Dinamarca; lavanderia em Amsterdã; pátio em Berlim; mercado na Holanda) são projetadas com a ajuda de uma construção espelhada em quatro modelos desses mesmos lugares. Para fazer a projeção se encaixar nos modelos, a arquitetura dos lugares das webcams foi reconstruída num aplicativo de 3D e impressa num plotter 3D, adaptando-se à óptica do projetor, que é diferente da das webcams. Assim, a informação da imagem é exibida em formas geométricas distorcidas, semelhantes àquela da qual foi filmada. Então os modelos tornam-se telas, ou cenários de filmes, nos quais são projetadas as imagens ao vivo das webcams. O resultado são quatro “modelos ao vivo” de um espaço distante, que podem ser vistos tridimensionamente e tocados. Com essa manifestação material, a transmissão é terminada, em contraste com a webcam comum, onde permanece virtual. O espectador adota o fluxo da webcam como “real”. O efeito é que esses locais são trazidos quase magicamente à vida, lembrando o efeito transformador das lanternas mágicas do século XIX.

Biography:
Markus Kison foi aprendiz de desenho gráfico na Berufskolleg für Grafik-Design em Ulm (Alemanha), onde foram desenvolvidas as primeiras aplicações de tela interativa e projetos livres. Depois de trabalhar como montador por um ano, estudou por dois semestres física e TI na Universidade de Ulm. Em setembro de 2003 mudou para Berlim para iniciar estudos em comunicação visual na Universidade das Artes de Berlim. Desde 2004 trabalha no curso de mídia digital com os profs. Joachim Sauter, Jussi Ängeslevä e Kora Kimpel. Recebeu vários prêmios internacionais por sua obra “Roermond-Ecke-Schönhauser” (2005), e realiza atualmente duas produções com bolas do Frauenhofer Institute e do Ministério da Ciência e Belas Artes da Saxônia.