Mary Flanagan & Andrew Gerngross

Ineffable

Abstract:
[ineffable] é uma aplicação de computador que lê e-mails agregados entre dois correspondentes e mapeia o uso da linguagem através das palavras que os usuários utilizam na correspondência diárias. O projeto explora a questão, nós temos “voz” particular em nossa escrita diária para amigos e colegas, e essa “voz” muda dependendo de para quem escrevemos e por quê? Os colaboradores Mary Flanagan e Andrew Gerngross trabalham para trazer para o primeiro plano a forma de troca praticada por muitos usuário de tecnologia – o e-mail – examinando de perto o uso da linguagem no sistema de e-mail. O e-mail é usado para trabalho e diversão, trocas intimas e acordos legais. Como são os diferentes tipos de linguagem, e seus sons, utilizados na correspondência com diferentes pessoas? Como nós “soamos” para aqueles que lêem nossos e-mails, e como o e-mail de outros “soam” para nós? Palavras, frases e sentenças representam um tempo, uma pessoa, um mapa de experiências interpessoais (o mundo externo) assim como o modo que um usuário se relaciona com o contexto da comunicação digitar – e a relação dessa pessoa com o seu computador. Esse projeto mapeia a geografia desses relacionamentos com sons e imagens. O programa [ineffable] explora o relacionamento entre pessoas reais através da sua mensagem escrita para outros, mas além disso, o trabalho gera um conjunto de procedimentos que expõem como nossas experiências diárias com o e-mail codificam os tipos de sons que nós fazemos, nossas “vozes” dentro de nossos sistemas digitais.

Biography:
Mary Flanagan é uma inventora-designer-ativista em Nova York e lidera o Tiltfactor research group no Hunter College em Nova York. O trabalho de arte de Flanagan foi mostrado internacionalmente, incluindo o Whitney Museum of American Art, SIGGRAPH, Ars Electronica, o Guggenheim, entre outros. Seus trabalhos em arte digital e jogos foram publicados em diferentes revistas e livros, incluindo o Art Journal e o Wide Angle. Seus livros incluem Reload: Rethinking Women + Cyberculture (MIT Press 2002), o livro co-escrito Similitudini. Simboli. Simulacri (SIMilarities, Symbols, Simulacra) em italiano (Unicopli, 2003) e Reskin (forthcoming, MIT Press). Ela é a creadora de “The Adventures of Josie True”, o primeiro game de aventura na internet para meninas e é co-fundadora de Rapunsel, um projeto de pesquisa para ensinar meninas a programar (http://www.rapunsel.org).