Projeto Aquarpa: Eduardo Nespoli, Thiago Salas Gomes, Lucas Almeida, Flavio Jacon de Vasconcelos & Leandro Pereira Souza

Mnemorfoses

Abstract:
Aquarpa é um projeto artístico coletivo que integra instrumentos musicais não convencionais, recursos computacionais e improvisação audiovisual. O projeto Aquarpa investiga a improvisação realizada por meio do uso de softwares de processamento de áudio e vídeo em tempo real. Tendo como foco tal concepção, o Projeto Aquarpa criou durante o ano de 2010 a performance Mnemorfoses. Mnemorfoses utiliza instrumentos musicais eletrônicos, de corda, sopro e percussão, todos criados especialmente para o projeto. Além destes, são utilizados diversos objetos coletados para uso musical. Mnemorfoses explora a intensificação da percepção sinestésica resultante da relação cibernética entre a memória e o ambiente mediado por máquinas audiovisuais.

Biography:
Eduardo Nespoli é músico, artista sonoro e performer. Desenvolve trabalhos que envolvem som e tecnologia, criação de instrumentos musicais, esculturas sonoras, instalações audiovisuais e performances. É graduado em música e doutor em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atua como docente e pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), junto ao Departamento de Artes e Comunicação. É coordenador do Laboratório de Construção de Instrumentos Musicais da UFSCar desde 2006.