Proyecto Biopus: Emiliano Causa, Tarcisio Lucas Pirotta & Matías Romero Costas

Sensible

Abstract:
Sensible é uma instalação interativa com uma tela sensível ao toque que permite às pessoas manipular um ecossistema virtual e, a partir dessa ação, produzir música em tempo real. Em função das várias intervenções realizadas pelos participantes, os algoritmos de vida artificial desenvolvem um ecossistema virtual que produz, por sua vez, diferentes ambientes musicais. O ecossistema de Sensible se compõe de três tipos diferentes de organismos virtuais: os vegetais, os herbívoros e os carnívoros. Os vegetais (círculos) são incapazes de se mover ou comer outros organismos. Os herbívoros (triângulos) podem se deslocar e necessitam comer vegetais para permanecer vivos. Os carnívoros (retângulos) podem se deslocar e necessitam comer herbívoros para permanecer vivos. Todos os organismos consomem energia que, no caso dos herbívoros e carnívoros, deve ser reposta com a alimentação. Quando um organismo se move, consome muita energia. Essas leis fazem com que cada organismo tenha de tomar decisões na hora de se mover e procurar alimento.

Biography:
Fundado em 2000, nos primeiros anos o grupo se dedicou à realização de videoclipes experimentais com música eletroacústica. A partir de 2002, começou a realizar trabalhos de net.art e arte genética, com a simulação de processos dos seres vivos. Em 2003, o grupo passou a realizar performances e depois instalações interativas com sistemas de capacitação de movimento do público. Expôs no MALBA, Centro Cultural Recoleta, MACLA (La Plata), C.C. Borges, C.C. Gral. San Martín, Fundación Telefónica e Fundación OSDE, entre outros centros. Foi premiado nacional e internacionalmente. Desde o princípio o grupo busca trabalhar o conceito da relação entre a obra e o público, gerando novos modos de participação e interpretação, sempre em busca do sonho de poder algum dia criar a “obra viva”.

Emiliano Causa
Nasceu em La Plata em 1970. Artista multimídia e engenheiro de sistemas de informação (U.T.N.). Integrante do grupo Projeto Biopus (www.biopus.com.ar), primeiro lugar do MAMBA/Telefónica de Arte y Tecnología 2006. É diretor de pesquisa e pós-graduação do Departamento de Artes Multimídia do I.U.N.A., coordenador do laboratório de multimídia do CCEBA, professor de informática, design e oficina multimídia do curso de artes multimídia do I.U.N.A, professor de tecnologia multimídia do curso de Design Mutimídia da Faculdade de Belas Artes da U.N.L.P. Trabalha com pesquisas relacionadas a bioarte e realidade aumentada. Foi docente de informática nos cursos de composição musical e cinema na U.N.L.P. e de inteligência artificial no curso Engenharia de Sistemas da U.T.N. Atualmente trabalha com pesquisa e leciona em cursos de pós-graduação relacionados à arte multimídia e novas interfaces (sensores e controle de vídeo e som em tempo real). Trabalha com arte multimídia, arte biogenerativa, net.art, música e vídeo experimental, construção de instalações com sensores e a aplicação da informática à arte em geral.

Tarcisio Lucas Pirotta
Nasceu em 1977 em 9 de Julio (Província de Buenos Aires). É designer de comunicação visual e professor de produção multimídia formado pela Universidad Nacional de La Plata. É docente da Área Transdepartamental de Artes Multimídia do IUNA. Trabalha para o setor privado como designer e produtor multimídia.

Matías Romero Costas
Nascido em Quilmes em 1976. Compositor, artista multimídia, docente e pesquisador. Graduado em Composição, é professor de harmonia, contraponto e morfologia musical e professor de produção multimídia formado pela UNLP. Trabalha como docente da graduação, pós-graduação e pesquisador na UNLP, no I.U.N.A., na ENERC (INCAA), na UnTref e na UBA. Faz parte do grupo “Projeto Biopus”, com o qual apresentou obras de net.art, videoarte, performances e instalações interativas. Suas obras foram apresentadas na Argentina e no exterior. Ganhou prêmios nacionais e internacionais.