Shirin Kouladjie

Photomontage

Photomontage

Abstract:
A palavra fotomontagem foi inventada dentro do contexto de e em oposição para colagem. O nome foi claramente escolhido para distanciar as duas atividades. Em meu site, photomontage.com, eu saio das limitações de colagem e representações da realidade e eu crio um espaço onde a coisa expressa fica mais importante do que a maneira na qual está é expressa. Todos nós usamos a mídia da rede para apresentar e embrulhar nossos talentos, só eu não estou embrulhando nada, estou mais exatamente usando esta mídia como um pincel na mão de um pintor, compondo um quadro feito de várias fotografias, métodos, softwares ou processo de arte. Para mim, a combinação de programas diferentes e softwares para criar uma imagem com movimento ou não é um ato de fotomontagem em si mesmo.

Biography:
Shirin Kouladjie desconstrói informação e visual oferecidos a ela pelos seus ambientes da web, que se tornam a materialização nostálgica da sua infância e uma rejeição dos preceitos idealizados de perfeição. Nos seus trabalhos ela utiliza a rica herança cultural de século XX e os meios de comunicação de massa, trabalhando com temas como morte, memória e infância. Embora sua formação seja em pintura, seus trabalhos ficaram mais interativos. Ela usa fotografias, filme e sons em looping para fazer curtas instalações na web, que ela exibe no seu site.
Shirin Kouladjie usa as ruínas da vida cotidiana a partir de fotografias velhas, revistas, manuais de instrução, papel de embrulho e recortes de jornal achados em lugares como mercados de pulga e arquivos de biblioteca. Ela os rearranja e os justapõe, reinterpretando e explorando as muitas facetas dos seus significados. Também faz uma reconstituição fictícia das suas recordações pessoais, usando elementos das nossas recordações coletivas.