Ursula Hentschläger & Zelko Wiener

ZEITGENOSSEN Binary Art Site

ZEITGENOSSEN Binary Art Site

Abstract:
A nossa pesquisa se dá no campo da dramatologia de rede, usando nosso conhecimento em mídia arte, literatura, música, design de informação e ciência da comunicação. Somos co-fundadores da ZEITGENOSSEN, em 1999. Nossa pesquisa está baseada na suposição de que os padrões técnicos de nossa sociedade de informação incluem computadores de multimídia e banda larga em comunicação. A dramatologia de rede que está no primeiro plano no ZEITGENOSSEN Binary Art Site é o resultado de um conceito radical de arquitetura, orientado para o futuro. Como consequência, toda a navegação é redutível a uma estrela móvel “arrastável” que pode ser ligada e desligada. Dentro deste meta-conceito nós estamos criando um programa de três-estrela: lmaginação (oferecendo espaço para os nossos projetos de arte desenvolvidos especialmente para a rede), Inspiração (apresentando posições teóricas e artísticas em estruturas de mídia) e Informação (sendo dedicado a comunicação de quantum, a ser lançado em outono de 2000). O campo das artes é considerado por nós como um dos últimos bastiões da imaginação livre – o que acreditamos ser a base de processos elementares de mudança. As nossas considerações se concentram inicialmente no campo carregado marcado pela sociedade moderna de informação na sua relação com visões individuais do mundo.

Biography:

Zelko Wiener & Ursula Hentschläger – Prix Ars Electronica 2000, com menção honrosa na categoria de rede para o zeitgenossen.com Marianna von Willemer. Prêmio 2000 Honorary Mention para o projeto de rede “distant heat”.

Zelko Wiener (MA) é artista midiático. Nasceu em 1953 em Banja Koviljaca, SFRJ; vive e trabalha atualmente em Viena, na University of Applied Arts in Vienna. Desde 1982 realiza projetos de arte midiática no campo da Telecomunicação: (Biennale di Venezia, 1, 1986), Opto-acoustic Composition (Ars Electronica, A, 1990) e Digital lmaging (MAK – Austrian Museum for Applied Arts, Vienna, 1995). Seu trabalho recente, (A)WAY, está instalado no Vienna lnternational Airport (1998-2000). Esse trabalho combina elementos de arte em projetos espaciais com ambientes virtuais.

Ursula Hentschläger (PhD, MA) nasceu em Linz, em 1963. Vive e trabalha atualmente em Viena. Estudou ciência da comunicação na Vienna University e na University of Applied Arts in Vienna. Desde 1990 faz trabalhos interdisciplinares nos campos de teoria da mídia, literatura e artes. Tem as seguintes publicações: The Artist As Communicator. Series of Online-Interviews. Vienna: Passagen, 1993. Martscherie oder das Leben in der Versuchung. Selence Fiction-Novel. Vienna: Triton, 1995. Paramour. Art in Context with New Technologies (in cooperation with Katharina Gsõlipointner). Vienna: Triton 1999.