Lawrence Malstaf

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Abstract:
Duas lâminas grandes de plástico transparente e um dispositivo que gradualmente suga o ar entre elas deixa o corpo (neste caso do próprio artista) embalado a vácuo e suspenso verticalmente. O tubo transparente inserido entre as duas superfícies permite que a pessoa dentro da instalação regule o fluxo de ar. Devido à pressão crescente entre as lâminas de plástico, a superfície do corpo embalado gradualmente se congela em múltiplas microdobras. Enquanto dura a performance, a pessoa no interior se move lentamente mudando de uma posição quase embrionária para outra que parece um corpo crucificado.

FILE PAI 2011

Biography:
A obra de Lawrence Malstaf (1972) se situa na fronteira entre o visual e o teatral. Após estudar design industrial, passou para o campo do teatro criando cenografias para coreógrafos e diretores como Benoît Lachambre, Meg Stuart e Kirsten Delholm. A seguir, envolveu-se com instalações e performances, com forte ênfase em movimento, coincidência, ordem e caos. Em 2000 fez uma série de recintos sensoriais para visitantes individuais (Nemo Observatorium, Mirror, Periscope/Horizon Machine). Posteriormente, cria ambientes móveis maiores lidando com espaço e orientação, muitas vezes usando o visitante como coator (Orbit, Nevel, Compass, Boreas, Transporter, Territorium). Seus projetos constantemente envolvem tecnologia avançada como ponto de partida ou inspiração, mas também para acionar as instalações. Com mostras internacionais no currículo, em 2008 ganhou o Witteveen + Bos – prêmio de Arte + Tecnologia, Países Baixos; em 2009 recebeu o Golden Nica no Prix Ars Electronica, Áustria; em 2010 foi o vencedor do Excellence Prize no 13th Japan Media Arts Festival em Tóquio, Japão. Sua instalação mais recente, ‘PAVILION’ 02011, foi lançada mundialmente no Festival a/d Werf em Utrecht, Países Baixos, em maio de 2011.