FILE 2013 – Instalação

Bernardo Schorr & Maria Paula Saba – Heart Pillow

Abstract:
“Heart Pillow” é um artefato transumano que reproduz os batimentos cardíacos de uma pessoa remotamente e em tempo real. Ele permite que a própria pulsação da vida seja transferida para um objeto de uso cotidiano – um travesseiro –, que assim funciona como uma extensão corporal do usuário e como um mimetismo da própria vida, brincando com nossas percepções sobre como a vida pode ser definida. Ele suscita questões interessantes sobre o significado das palavras “emoção” e “afeição” e seu grau de efetividade em relação aos vários modos de interação que podem surgir a partir de um objeto ampliado. “Heart Pillow” pode ser usado em quaisquer situações nas quais possa ser interessante ou útil transferir batimentos cardíacos para um objeto de uso cotidiano, como ligar um casal que está separado, acalmar bebês recém-nascidos com a sensação conhecida da frequência cardíaca de sua mãe ou como uma extensão do eu em um objeto, como meio de reflexão.

Biography:
Bernardo Schorr é um artista brasileiro de novas mídias que mora no Brooklyn e candidato a um mestrado em design na PUC-Rio e a outro no programa de design e tecnologia da Parsons The New School For Design. Seu trabalho abrange codificação criativa, computação física, gráficos computadorizados e teoria do design.

Maria Paula Saba é uma designer brasileira de interatividade que mora no Brooklyn e candidata a um mestrado no programa de telecomunicações interativas da NYU. Seu trabalho abrange arte e design, incluindo programação criativa, computação física, visualização de dados e pesquisa sobre novas tecnologias e experiências.