FILE SÃO PAULO 2018 – O corpo é a mensagem

FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
FILE SÃO PAULO 2018 – O corpo é a mensagem

.
.
.
O Corpo é a Mensagem

O FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica traz este ano para a exposição do FILE São Paulo 2018 o tema: O CORPO É A MENSAGEM. Uma referência à tecnologia e ao corpo diferente daquela que implica em ‘ciborguização’, mas, sim como algo que atua pelo lado da comunicação e da informação e, principalmente, pelo ângulo estético – artístico, na apreciação e no modo de fazer uma obra de arte.
Já há algum tempo, os artistas se apropriam das tecnologias geralmente usadas pela medicina, que registram o comportamento dos órgãos internos do corpo humano: batimentos cardíacos, ondas cerebrais, respiração. A velha interface háptica, táctil – visão-ícone, cede lugar à metrificação intencional orgânica como interface na interação de e para obras de arte. Penso (onda cerebrais), logo mudo – isto segundo um estado de humor. As emoções parametrizadas podem mudar não apenas a fruição de uma obra de arte, mas a composição de uma pintura ou música de tal modo que aquela obra específica se adeque às emoções do indivíduo de forma singular, como se fosse somente para ele. As obras de arte deixam de ter caráter universal para se tornarem singularidade pessoal.
Por outro lado, o corpo humano, com o advento das tecnologias imersivas, tem enfrentado reações paradoxais e alteridades de aplicação, principalmente no que diz respeito às tecnologias utilizadas em óculos e dispositivos de realidade virtual. Nesse espaço, o corpo reage e age simultaneamente no mínimo em duas realidades. E assim, os artistas constroem uma nova forma híbrida de arte. Da mesma maneira que August Ferdinand Moebius, com seu anel, criou um paradoxo topológico que encantou gerações de artistas e arquitetos; a arte através das realidades mixadas poderá explorar múltiplos paradoxos estéticos na construção de poéticas inovadoras. Se em Moebius o paradoxo se dava através da dobra, na indecidibilidade do que estava dentro ou fora, na realidade mixada ele se dá através de equipamentos de imersão completa, onde nosso corpo reage automaticamente a estímulos que não existem na realidade física, onde nossos sentidos se tornam dessincronizados em relação à simultaneidade dessas realidades, onde nossos comportamentos são transformados, onde O CORPO É A MENSAGEM.

Ricardo Barreto e Paula Perissinotto
Fundadores e organizadores do FILE