FILE SÃO PAULO 2019 – 20 anos de FILE, 20 anos de arte e tecnologia

FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
FILE SÃO PAULO 2019

Imagem: Sandrine Deumier – Realness

 

20 anos de FILE 20 Anos de Arte e Tecnologia

 

O FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – completa 20 anos em 2019. Mostrar o que existe de inovador na arte e tecnologia é a marca principal do festival. A qualidade e o compromisso em oferecer ao público brasileiro acesso ao que está sendo produzido na ponta da arte eletrônica tem sido a missão do FILE nesses 20 anos de história.

Desde o século XX pesquisas artísticas buscam formas inovadoras de expressão. Do ponto de vista da produção artística, através da relação interdisciplinar das artes com a tecnologia, conquistas efetivas transformaram o processo criativo e a maneira de se expor obras de arte, seja na relação da obra com o público ou do público com o espaço expositivo. A arte eletrônica tem se desenvolvido e vem exercendo um papel fundamental no mundo contemporâneo, pois busca desenvolver projetos que consideram não somente as inovações tecnológicas, mas sobretudo a diversidade dos novos comportamentos incorporados na sociedade atual.

A exposição do FILE 2019, além de celebrar a sua própria história, tem a honra de homenagear dois ícones inovadores da história da arte que também fazem aniversário nesse ano: 500 anos de Leonardo da Vinci e 100 anos de Bauhaus. O visitante poderá usufruir de uma variedade de aspectos da arte e tecnologia em diversas obras que usam a linguagem eletrônica, desvelada em modalidades que variam entre instalações interativas, jogos, animação, Gifs e videoarte. Projetos estéticos inovadores que instauram, em potência criadora, novos espaços de vivência e perspectiva estética.

Como um marco nesse caminho, o FILE oferece ao público a exposição 20 anos de FILE, 20 anos de arte e tecnologia e convida o visitante a uma imersão poética nas novas tecnologias.

 

Paula Perissinotto e Ricardo Barreto
Fundadores e organizadores do FILE

 

 

INSTALAÇÕES
PROGRAMAÇÃO

 

Studio Tony Spark: Teun Vonk – A Sense of Gravity – Holanda

Em ‘A Sense of Gravity’ podemos experimentar uma nova forma de gravidade. Teun Vonk criou este espaço não estático, que muda de tamanho e forma; isso interfere na lógica de nossa percepção espacial, ‘acordando’ assim o sistema sensorial do corpo e influenciando nossa percepção da gravidade. Em estreita colaboração com designers e programadores, desenvolveu este protótipo de instalação imersiva; esta máquina tecnológica de aspecto futurista abriga um espaço dinâmico e suave, que convida o espectador a uma experiência física, pessoal.

 

Kristin McWharter – Scope – Estados Unidos

‘Scope’ consiste em dois oculus de VR (Realidade Virtual), conectados entre si por uma escultura rígida de cerca de 180 centímetros de comprimento. Conforme os dois espectadores se movimentam no espaço físico e virtual, orientam e influenciam um ao outro através da estrutura que os une.

 

Pedro Veneroso – Tempo: cor – Brasil

“Tempo: cor” converte o tempo em cores e imerge o visitante em uma experiência espacial do tempo; provocando-nos a questionar os códigos e notações que acreditamos ser axiomáticos, nos levando assim a experimentar o tempo como um moderador da nossa experiência espacial.

 

Witaya Junma – Into the Wind – Tailândia

‘Into the Wind’ é uma instalação que interpreta o soprar de bolhas de sabão. As formas e contornos destas variam de acordo com o soprar do espectador. ‘Into the Wind’ foi idealizado como uma mímica da natureza, que transforma respiração em vento através de uma programação de computador. O vento ativa e move as peças do mecanismo e o resultado é sempre diferente, tornando cada interação única.

 

Sam Twidale & Marija Avramovic – Sunshowers – Sérvia & França

‘Sunshowers’ é inspirada no capítulo de abertura do filme ‘Sonhos’, de Akira Kurosawa. Este trabalho investiga ideias de animismo e tecno-animismo, trazendo vida em forma de inteligência artificial (IA) a todos os objetos, sejam eles naturais ou artificiais, do mundo virtual. A obra acontece em tempo real, onde os próprios personagens decidem os caminhos a seguir.

 

Rino Stefano Tagliafierro – The Last Supper Alive – Itália

Uma viagem dentro de um dOs mais fascinantes afrescos da história da arte: a Última Ceia de Leonardo da Vinci. Realizado em comemoração ao aniversário dos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, ‘The Last Supper Alive’ é um conto emocional em que os personagens ganham vida; movimentando-se de forma suave e elegante. Gestos são enfatizadas e mostrados imediatamente antes e após o momento capturado por Da Vinci. A sala em que os personagens estão inseridos também é parte central da obra, sua geometria e solenidade projetam a imaginação do espectador para dentro da pintura.

 

Interactive Media Foundation & Filmtank, co-created with Artificial Rome – Das Totale Tanz Theater – Alemanha

Uma experiência de dança em Realidade Virtual; ‘Das Totale Tanz Theater’ explora a relação entre homem e máquina na era da digitalização e Inteligência Artificial. Junto de uma “MaquinaTanz” os participantes passam por uma construção de palco de três níveis em uma constante e envolvente coreografia, sempre acompanhados pela questão de estender o escopo de suas influências ao seu entorno.
Inspirado pelos experimentos de palco de Oskar Schlemmer e Walter Gropius na Bauhaus, com coreografia de Richard Siegal.

 

Interactive Media Foundation & Filmtank, co-created with Artificial Rome – Inside Tumucumaque – Alemanha

A Interativa Experiência de Realidade Virtual ‘Inside Tumucumaque’ o leva para uma das áreas de conservação florestal mais vastas, localizada no Norte do Brasil. O trabalho oferece 400 hectares de floresta amazônica virtual, pronta a ser explorada através da perspectiva dos animais que ali habitam. Transforme-se em vida selvagem e descubra o mundo mágico de Tumucumaque.

 

Marc Lee – Me, Myself & I – Suíça

A era digital ilustra o fato de geralmente enxergarmos a nós mesmos como o centro do mundo ao invés de parte da sociedade. Com ‘Me, Myself and I’, o usuário virtualmente ‘flutua’ por uma paisagem urbana, em uma auto-absorta relação de ego que o transformará em um super star; onde não há espaço para o altruísmo.

 

Nicolás Alcalá – Melita – Espanha

Um interativo curta-metragem de animação em VR (Realidade Virtual) sobre Anaaya: uma brilhante cientista que busca encontrar um novo planeta para a humanidade enquanto o mundo que conhecemos morre lentamente devido a mudanças climáticas extremas; e Melita, uma IA (Inteligência Artificial) projetada para ajudá-la nessa tarefa hercúlea. Esta é a primeira parte de uma história muito maior que nos levará à viagem de Melita em busca de ‘Aurora’, o próximo berço da humanidade.

 

Robin Baumgarten – Line Wobbler – Alemanha

‘Line Wobbler’ é um jogo unidimensional que utiliza um Joystick personalizado, feito de mola de aço e display com 5 metros de faixa de LED. Todo o game é executado em Arduino, incluindo som, efeitos de partículas e 120+fps. ‘Line Wobbler’ é um premiado experimento em game minimalista, que traz inovação no uso de input mecânico, som retrô e incorporação do espaço arquitetônico ao game.

 

Ricardo Barreto & Raquel Fukuda – Xadrez Auto-Criativo – Brasil

Através do ‘Xadrez Auto-Criativo (XAC)’ as pessoas poderão encontrar, selecionar e desenvolver novos jogos e novas jogadas.

 

 

ANIMA +
PROGRAMAÇÃO

1. Adam Arthouros Martinakis – The Imagination of the Unborn Adult – Polônia
2. Adam Arthouros Martinakis – Watching You – Polônia
3. Aggie Pak Yee Lee – Muteum – Estônia & Hong Kong
4. Alessandro Amaducci – Fear of Me – Itália
5. Alice Saey & Mark Lotterman – Happy – França
6. Alois Di Leo – The boy who wanted to be a Lion – Peru
7. Alois Di Leo – Way of Giants – Peru
8. Anushka Kishani Naanayakkara – A Love Story – Reino Unido
9. Baron Lanteigne – Oxygen (Anthologie) – Reino Unido & Canadá
10. Boris Labbé – La Chute – Espanha
11. Duo Silicium: Carl Emil Carlsen & Bjørn (Svin) Christiansen – Silicium 02 – Dinamarca
12. Chris Coleman – Secure Shell Copy – Estados Unidos
13. claRa apaRicio yoldi – Phoebus – Espanha
14. Daniel Šuljić – Transparency – Croácia
15. David Dell’Edera – Balcony – Hungria
16. David Prosser – Matter Fisher – Reino Unido
17. Dirk Koy & Bild und Bewegung – Luftraum – Suíça
18. Elaine Hoey – Animated Positions – Irlanda
19. Emanuele Kabu – Aperture – Itália
20. Emma Vakarelova – I have Dreamed of You so Much – Bulgária
21. Faiyaz Jafri – Supersad – Estados Unidos
22. Francesca Fini – Skinned – Itália
23. Gaëtan Borde, Benjamin Lebourgeois, Claire Vandermeersh, Alexandre Veaux & Mengjing Yang – The Legend of the Crabe-Phare – França
24. Ged Sia – Running Lights – Lituânia
25. Hornet Studio: Natalie Labarre – Me Too “Daniela” – Estados Unidos
26. Jeanette Nørgaard – DIM – Dinamarca
27. Jeanette Nørgaard – Hund I Himlen – Dinamarca
28. Jennifer Zheng – Tough – Reino Unido
29. John Butler – Timewindow – Reino Unido
30. John Butler – Xerox’s Paradox – Reino Unido
31. Jonathan Monaghan – Rainbow Narcosis – Estados Unidos
32. Juan Pablo Machado – Rapunzel – França
33. Kara Gut – Wayshrines I, II & III (An avatar Manifesto) – Estados Unidos
34. Katarina Lundquist – Forglemmegei – Dinamarca
35. Kim Laughton – Parking – China
36. Kim Strandli – Monachopsis – Dinamarca
37. Laura Leppert – Engine – Alemanha
38. Marco Wey – Abismo – Brasil
39. Marharita Tsikhanovich – Sea – Bielorrússia
40. Matthew Williamson – All Good Memes go to Heaven – Canadá
41. Max Cooper & Vincent Houzé – Seed – Reino Unido & França
42. Maxim Zhestkov – Layers – Rússia
43. Merlin Flügel – ECHO – Alemanha
44. Merlin Flügel – How To Disappear – Alemanha
45. Michele Del Prete, Stefano Delle Monache & Igor Imhoff – Anafora – Itália 46. Min Liu – Bloody Diary – Taiwan
47. Min Liu – Wide Awake – Taiwan
48. Morehshin Allahyari & Daniel Rourke – The 3D Additivist Manifesto – Estados Unidos & Reino Unido
49. Nathan Jurevicius – Junction – Lituânia, Canadá & Austrália
50. Nienke Deutz – Bloeistraat 11 – Holanda
51. Nikita Diakur & Redbear Easterman – Ugly – Alemanha
52. Peter Burr – Autumn – Estados Unidos
53. Raman Djafari – FJAAK: Snow – Alemanha
54. Raman Djafari – Viajante : Magnetism – Alemanha
55. Raven Kwok & Mike Gao – Zero One – Estados Unidos
56. Romane Granger – Billie Bodega: Ocean Blues teaser #2 – França
57. Romane Granger – Utsukushiki Tennen – França
58. Ryoya Usuha – Open a Manhole Cover while Walking – Japão
59. Saad Moosajee, Danae Gosset & Art Camp – Mitski: A Pearl – Estados Unidos
60. Sam Twidale & Marija Avramovic – After Party – Sérvia & França
61. Samuel Fouracre – D.^^.$.®. (Dance.Music.Sex.Romance) – Reino Unido
62. Sebastian Gatz – Aurora – Dinamarca
63. Silvia De Gennaro – Travel Notebooks: Marseille, France – Itália
64. Simon Boucly, Mélanie Lopez, Marie Ciesielski, Alice Jaunet, Chan Stéphie Peang & Béatrice Viguier – The Stained Club – França
65. Simon Christoph Krenn – Parasitic Endeavors – Áustria
66. Sofia Pashaei – Desert – Dinamarca
67. Studio ANF: Andreas Nicolas Fischer – Schwarm 2k18 01 – Alemanha
68. Studio Giant Ant – The Game That Never Was – Canadá
69. Studio Nerdo – Relationshapes – Itália
70. Studio Ural Cinema: Anastasia Melikhova – The First Thunder – Rússia
71. Susanne Wiegner – Abysm – Alemanha
72. Susanne Wiegner – Melting Fields – Alemanha
73. Susanne Wiegner – Sunrise – Alemanha
74. Swim Club: Fredrik Lund-Hansen – Time Flies – Suécia
75. Tzu-Hsin (Cindy) Yang – Noon – Taiwan
76. Veneta Androva – Oasis – Bulgária
77. Zorobabel – Luna Park – Bélgica

 

CINEMA CIRCULAR
PROGRAMAÇÃO

1. ARCAAN Collective: Jeremy Oury & Antoine Briot – Immersive – França
2. Brandon Morse – In This Convex Hull – Estados Unidos
3. Carmen Gil Vrolijk & Camilo Giraldo Angel – Hybris – Colômbia
4. David Carson & Collin Poter – Synaesthesis – Austrália
5. Diana Reichenbach – Infinite Horizons – Estados Unidos
6. Erdal Inci – Circular Echo – Turquia
7. Greg ‘Craola’ Simkins & Likuid Art – Where Am I – Estados Unidos
8. Jeremy Oury – Skylark – França
9. Karl Baumann, Lauren Fenton & Nicolette Daskalakis – Exospace – Estados Unidos
10. Kelley Bell – Babel – Estados Unidos
11. Robert Becker – Die Wundertrommel – Alemanha
12. Sandrine Deumier – Realness: Cloud and Dust – França
13. VOID – BioInspire – Turquia

 

GAMES
PROGRAMAÇÃO

Artifact 5 – Anamorphine – Canadá
Dream Reality Interactive & Rebellion Developments – Arca’s Path – Reino Unido

 

GIFS
PROGRAMAÇÃO

1. Adam Pizurny – Dance of Life – Eslováquia
2. Adam Pizurny – Fluõ – Eslováquia
3. Adam Pizurny – Hyperbolic – Eslováquia
4. Adam Pizurny – Morphology – Eslováquia
5. Adam Pizurny – Your New Girl – Eslováquia
6. Alessio De Vecchi – Squash – Itália
7. Alessio De Vecchi – 8 – Itália
8. ART550 – WE – Estados Unidos
9. Benoît Piccolini – Face Swap – Canadá
10. Benoît Piccolini – Poly – Canadá
11. Benoît Piccolini – Up and Distord – Canadá
12. Benoît Piccolini – Tunnel Vision – Canadá
13. Bill Domonkos – Baron with Top Hats – Estados Unidos
14. Bill Domonkos – Untitled – Estados Unidos
15. Clayton Shonkwiler – Part of the Journey – Estados Unidos
16. Clayton Shonkwiler – Rotation – Estados Unidos
17. Clayton Shonkwiler – Unoriented – Estados Unidos
18. Doze Studio – 150430# – França
19. Federico Bebber – Talking with Ghosts – Itália
20. Feliks Tomasz Konczakowski – Merry-go-round by Mark Gertler (1916) – Polônia
21. Gestucks: Stefan Krische – Progress/Regress – Áustria
22. Kevin Welsh – Black Hole – Estados Unidos
23. Kevin Welsh – Tired Of Myself – Estados Unidos
24. Kevin Welsh – What You Are I Once Was And What I Am You Will Become – Estados Unidos
25. Kirokaze: Gerardo Quiroz V. – Last Dance – Peru
26. Kirokaze: Gerardo Quiroz V. – Snowy Sunset – Peru
27. Kirokaze: Gerardo Quiroz V. – Terraform – Peru
28. Kirokaze: Gerardo Quiroz V. – Windy day – Peru
29. Noha Eid – The Human Motives – Egito
30. Raj Jeshang – In the Quiet of Prospect Park – Estados Unidos
31. Sandra Crisp – street_view.GIF – Reino Unido
32. Sandra Crisp – city.GIF – Reino Unido
33. Sandra Crisp – fuzzy_phone.GIF – Reino Unido
34. Xaviera Lopez – As One – Chile
35. Xaviera Lopez – Cinderella – Chile
36. Xaviera Lopez – In Between – Chile
37. Xaviera Lopez – Naiad – Chile

 

HIPERSÔNICA
PROGRAMAÇÃO
1. Coletivo Madeirista: Ariana Boaventura & Joéser Alvarez – Rapsódia do Acaso Contínuo – Brasil
2. Costanza Savarese & Lara Genovese – Bohemian Rhapsody – Itália
3. Daniel Gazana – Atro Enlevo – Brasil
4. Denys Voloshyn –Mutant Vehicles – Ucrânia
5. Acusmatica: Fernanda Vogas & Xabier Monreal – Rail Road Movie – Brasil
6. Franck Dadure – Franck Dadure live in St Paul de Vence – França
7. Giandomenico Paglia – Explosion – Itália
8. Giuseppe Cavatti – Violin.exe – Brasil
9. Janusz Brudniewicz – XNS 25931 Project – França
10. Jorge David Ortiz Trejo – Disgression No. 2 – México
11. Jose Gallardo A – Humores – Colômbia
12. Kian Hossein – GLIDE For Violin And Computer – Teerã
13. Kofi Oduro – Rain Why are You Here – Canadá
14. Kofi Oduro – Voyage Thru Space – Canadá
15. Martin Calvino – Move with Me – Estados Unidos
16. Michele Del Prete – Spycher – Itália
17. Nelson Ferreira (Bird Swarm) – Hymns for my Outter Circle – Portugal
18. Nicola Giannini – For Hannah – Canadá
19. Nicolas Hermansen – And suddenly an Engine Started – Espanha
20. Ricardo de Armas – Bahía City a 100 dB – Argentina
21. Sarah Ouazzani – The Myth of the Eternal Return – França
22. Sarah Ouazzani – Stella Nova – França
23. Sofía Bertomeu – James’ Secret – Espanha
24. Sylvain Souklaye – Épilogue, épitaphe, et puis rien.. – França
25. soniDOME: Timothy Weaver, Jonathan Berger, Jody Deming, Jen Biddle & Zac Cooper – C.psychrerythraea 34H – Estados Unidos
26. Zeno van den Broek – Paranon – Dinamarca

 

MÍDIA ARTE
PROGRAMAÇÃO

1. Caitlin & Misha – 5 Quadrillion: A Model of Value of Earth – Estados Unidos
2. Dimitris Gkikas – Die Zaubertür / The magic door – Alemanha
3. Dimitris Gkikas – The expanding universe – Alemanha
4. Erin Gee – Laughing Web Dot Space – Canadá
5. Jerry Galle – DITTO – Bélgica
6. Jurgen Trautwein – gif_me_a_break – Estados Unidos
7. Luísa Ulhoa & Alexandre Estebanez – Aroe Maiwu – Estados Unidos
8. Rora Blue – The Unsent Project – Estados Unidos
9. Vera Sebert – Journey to the Planet of nuclear Chewing Gum – Áustria
10. Vera Sebert – Invading Space Characters – Áustria

 

VIDEOARTE
PROGRAMAÇÃO

1. A. Bill Miller – Moving Sensing – Estados Unidos
2. Abe Abraham – Salt Water – Estados Unidos
3. Albert Merino – The Present Condition – Espanha
4. Aliénor Vallet – Camouflage Self-Portrait – França
5. Aliénor Vallet & Renzo Filinich – The Stranger – França
6. Anna Vasof – Hitting my Head to the World – Áustria
7. Bill Psarras – Messenger – Grécia
8. Brit Bunkley – Geolith – Nova Zelândia
9. Bruno Borne – Capacidade Vital – Brasil
10. Brynley Longman – 26 Tines – Canadá
11. Brynley Longman – Lady Carmagnolle – Canadá
12. Brynley Longman – Tilt-a-Whirl – Canadá
13. Brynley Longman – Catching Feathers – Canadá
14. Céline Trouillet – SONG N°27 – França
15. Céline Trouillet – SONG N°26 – França
16. Céline Trouillet – SONG N°25 – França
17. Danae Io – The lips, the lisp, the slip of the tongue – Holanda
18. Dimitri Venkov – The Hymns of Muscovy – Rússia
19. Eri Kassnel – Cradlesong – Alemanha
20. Eri Kassnel – Patterns – Alemanha
21. Fran Orallo – Amateur Poetry – Escócia
22. Fran Orallo – 59” – Escócia
23. François Quévillon – Manoeuvres – Canadá
24. Frank Yefeng Wang – Rotation Method – Estados Unidos
25. Gian Cruz & Claire Villacorta – City Scape n°3 – Filipinas
26. Glasz DeCuir – Cherry Blossom – Espanha
27. Guli Silberstein – Field of Infinity – Reino Unido
28. Hamza Kirbas – I, You, S-He, We – Turquia
29. Hannah Doran – Six Feet Film – Pais de Gales
30. Hiba Ali – Con-tain-er – Canadá
31. Hiroya Sakurai – The Stream IX – Japão
32. IDPW: Kensuke Sembo, Yae Akaiwa, Niko, Shunya Hagiwara, Shingo Ohno, Chris Romero & others – Internet Yami-Ichi – Estados Unidos
33. Igor Vaganov – Death Day – Rússia
34. Ivar Veermäe – The Flood – Alemanha
35. Jenny Vogel – How Much Memory is Needed – Estados Unidos
36. Jeroen Cluckers – Eidolon – Bélgica
37. Jeroen Cluckers – Urutan – Bélgica
38. Jean-Michel Rolland – La Roue – França
39. Jean-Michel Rolland – Musical Landscape – França
40. Jean-Michel Rolland – Traces: Birds – França
41. Kassiani Kappelos – Oliver – Reino Unido
42. Khalil Charif – Celebridade – Brasil
43. Kuesti Fraun – Little Baggy – Alemanha
44. Maria Bilbao Herrera – Reflexivity – Venezuela
45. Mark Regester & Dave Madden – The Perfect Being – Estados Unidos
46. Mark Tholander – Given enough time on this Boat, you will learn to Love me – Dinamarca
47. Massimo Saverio Maida – Stoicheia – Itália
48. Max Hilsamer – Life&Logo – Alemanha
49. Miro Soares – Sea Studies [Baltics] – Brasil
50. Muriel Paraboni – A Fábrica : The Factory – Brasil
51. Patricio Ballesteros Ledesma – Otolitos – Argentina
52. Paulina Rutman – Humana – Chile
53. Pete Burkeet – Black Hole Son – Estados Unidos
54. Pierre Chaumont – Data Is Not Knowledge: Mosul – Canadá
55. Rei Souza – Sarcophagus – Brasil
56. Roberto Santaguida & Ana Lagator – Melodies for Solo Voices – Canadá
57. Ryan Seslow – The Soundless Cities of Anonymity – Estados Unidos
58. Sangjun Yoo – Unitled [São Paulo] – Estados Unidos
59. Santiago Echeverry – Anatema – Estados Unidos
60. Santiago Echeverry – Shamans – Estados Unidos
61. Sonia Li – Heart – Estados Unidos
62. Soran Ahmed – Second Chance – Alemanha
63. Stuart Pound – Snow – Reino Unido
64. Stuart Pound – Shooting Loops – Reino Unido
65. Stuart Pound – Song of the Nobird – Reino Unido
66. Susanne Slavick & Andrew Ellis Johnson – Resort – Estados Unidos
67. Tivon Rice – Environment Built for Absence (and unofficial/artificial sequel to JG Ballard’s “High Rise”) – Holanda
68. William A. Brown – The South in Black & White – Estados Unidos
69. Zoran Dragelj – Next Stop Main Street – Canadá
70. Zuza Banasińska – I didn’t go to Crimea and all I got was this Alien Message – Polônia

 

FILE LED SHOW 2019
PROGRAMAÇÃO

1. ARTICULAR LAB: Sergio Mantilla & Julián Angarita – Glitch Depht Studies V.1 – Colômbia
2. Christian Merrill – Caustics II – Estados Unidos
3. Firman Machda – Another Something – Indonésia
4. Hotaru Visual Guerrilla: Jone Vizcaino & Ander Ugartemendia – Limbus –Espanha
5. Jeremy Oury – Immersive – França
6. Laurel Beckman – Drift – Estados Unidos
7. Patricio Ballesteros Ledesma – Carnaval – Argentina
8. PET.CORP – PETSCII for a Led Building – Hong Kong
9. Stuart Pound – Boogie Stomp Pink – Reino Unido

LED SHOW 2019 + NYUAD & AUS

10. Alaa Omari – Faces of the Moon – Palestina
11. Dalia Omran – The Beauty of Multicultue – Egito
12. Hana Al Ali – Unity in Diversity – Emirados Árabes Unidos
13. Lama Kadri – Developing Identity – Líbano

 

.
FILE WORKSHOP 2019
PROGRAMAÇÃO:

Pedro Veneroso – Criação e Manipulação de Imagens em Processing – Brasil
26 e 27 de junho, das 10h às 13h, no Lab 2 do Sesc Av. Paulista

Fabrício Lima – Experimentos com Animação Tradicional – Brasil
26 e 27 de junho, das 14h30 às 17h30, no Estúdio do Sesc Av. Paulista

Coletivo Encripta – Alternativas ao Cyberpanóptico – Brasil
26 de junho, das 18h30 às 22h, no Lab 1 do Sesc Av. Paulista

Célia Fernandes – Vestíveis e FashionTech – Brasil
28 e 29 de junho, das 10h às 13h, no Lab 2 do Sesc Av. Paulista

Marcelo Castro – Da Cabeça pro Papel – Brasil
28 e 29 de junho, das das 14h30 às 17h30, no Lab 2 do Sesc Av. Paulista

Maurício Jabur e Rodrigo Rezende – CarDume : EmergentBots 2.0 – Brasil
28 e 29 de junho, das 18h30 às 22h, no Lab 2 do Sesc Av. Paulista

 

SERVIÇO

SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119, Bela Vista SÃO PAULO | 01311-903
De 26 a 29 de Junho de 2019

.

 

CONVERSA-WORKSHOP
Com MAYA PUIG: Interactive Media Foundation, Berlim.

Podutora de criação do Interctive Media Foundation, Maya Puig, falará sobre o processo artístico envolvido na criação das obras de VR (Realidade Virtual): ‘Das Totale Tanz Theater’ e ‘Inside Tumucumaque’.

 

26 de junho de 2019, às 18h30 no Centro Cultural FIESP

.

FILE São Paulo 2019:
20 anos de FILE 20 anos de arte e tecnologia
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

 

Agradecimentos: Sandrine Deumier, Amanda Balthazar, Sesc Paulista, Consulado-Geral da França em São Paulo, Goethe-Institut São Paulo.

 

EXPOSIÇÃO

ABERTURA
25 de junho, terça, 19h30

 

VISITAÇÃO
Galeria de Arte
26 de junho a 11 de agosto de 2019
Terça a sábado, das 10h às 22h
Domingo, das 10h às 20h

FILE LED SHOW
Galeria de Arte Digital
Todos os dias, das 19h às 6h

 

ENTRADA GRATUITA

 

Centro Cultural FIESP
Av. Paulista, 1313, São Paulo
Em frente à estação Trianon-MASP

centroculturalfiesp.com.br
file.org.br

# FILE20
#FILEnoSESI
#SesiSP
#CentroCulturalFiesp

 

Agendamento de grupos: de segunda a sexta-feira,
das 10h às 18h30, pelo telefone 11 3146-7439

 

Informações para a imprensa sobre a exposição –

Agência Galo: SP 11 – 3253-3227
www.agenciagalo.com/filenoccbb

Tales Rocha – tales.rocha@agenciagalo.com
Thiago Rebouças – thiago.reboucas@agenciagalo.com