Studio Tony Spark: Teun Vonk

A Sense of Gravity

FILE São Paulo 2019 | Mídia Arte
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

Em ‘A Sense of Gravity’, o artista Teun Vonk criou uma instalação que nos permite experimentar uma nova forma de gravidade. Durante dois anos, Vonk pesquisou a percepção e reação do corpo humano frente a esta força. De maneira inconsciente, nosso corpo ajusta-se continuamente à força da gravidade para manter seu equilíbrio, um processo que parece simples e óbvio. Teun Vonk colocou-se então as questões: Como posso desafiar a lógica da gravidade, da percepção corporal da gravidade, com uma máquina ou instalação? É possível expandir os limites da cotidiana percepção da gravidade? Deitado sobre uma plataforma flutuante em seu estúdio, Vonk refletiu sobre gravidade e leveza; percebeu que nossos corpos antecipam e se adaptam ao que vemos ao redor e à superfície sobre a qual caminhamos. Parece evidente, especialmente porque passamos a maior parte da vida em espaços fechados e nivelados. O artista criou então um espaço não estático que muda de tamanho e forma; Interferindo assim na lógica da percepção espacial, ‘acordando’ o sistema sensorial do corpo e influenciando nossa percepção da gravidade. Vonk realizou experiências com sensações visuais e corporais, tomando suas próprias reações físicas como ponto de partida. Em estreita colaboração com designers e programadores, desenvolveu um protótipo de instalação imersiva; esta máquina tecnológica de aspecto futurista abriga um espaço dinâmico, suave, que convida o espectador a submeter-se a uma experiência física pessoal. Todos os sentidos do corpo são acionados, oferecendo ao espectador – de forma espetacular, ainda que sútil – uma nova forma de sentir a gravidade.

Créditos: ‘A Sense of Gravity’ foi desenvolvida com apoio da Mondriaan CBK Rotterdam, Mondriaan Fund, V2_lab for the Unstable Media e STRP. Foto: Teun Vonk/Tallieu Art Office e Hanneke Wetzer

Bio.

No início da carreira, Teun Vonk (1986, Holanda) dedicou-se à pesquisa e registro do comportamento humano em fotografia e vídeo. Agora, sua prática toma rumo completamente diferente. Em reação à era da digitalização e ao forte enfoque do visual, Teun Vonk cria instalações imersivas que evocam experiências corporais. Vonk toma as reações do próprio corpo como ponto de partida para sua extensiva pesquisa. Trabalha em estreita colaboração com programadores, cientistas e designers no desenvolvimento de tecnologia que ofereça uma experiência universal, vivenciada de maneira individual. Através das instalações, o artista ajuda-nos na redescoberta e conscientização de nossa sensibilidade física. O constante crescimento da digitalização e automação causará uma mudança radical em nossa percepção da tecnologia e na relação entre o homem e a máquina. Vonk está convencido de que a tecnologia deveria acionar e intensificar a sensibilidade física e projetar nossos ambientes em função dela. Através de suas instalações, Teun Vonk propõe uma perspectiva nova sobre a relevância do ser físico na cultura digital do futuro.