FILE SAO PAULO 2018 – O Corpo é a Mensagem – Arte e Tecnologia

FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

FILE SÃO PAULO 2018 – O corpo é a mensagem

O Corpo é a Mensagem

O FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica traz este ano para a exposição do FILE São Paulo 2018 o tema: O CORPO É A MENSAGEM. Uma referência à tecnologia e ao corpo diferente daquela que implica em ‘ciborguização’, mas, sim como algo que atua pelo lado da comunicação e da informação e, principalmente, pelo ângulo estético – artístico, na apreciação e no modo de fazer uma obra de arte.
Já há algum tempo, os artistas se apropriam das tecnologias geralmente usadas pela medicina, que registram o comportamento dos órgãos internos do corpo humano: batimentos cardíacos, ondas cerebrais, respiração. A velha interface háptica, táctil – visão-ícone, cede lugar à metrificação intencional orgânica como interface na interação de e para obras de arte. Penso (onda cerebrais), logo mudo – isto segundo um estado de humor. As emoções parametrizadas podem mudar não apenas a fruição de uma obra de arte, mas a composição de uma pintura ou música de tal modo que aquela obra específica se adeque às emoções do indivíduo de forma singular, como se fosse somente para ele. As obras de arte deixam de ter caráter universal para se tornarem singularidade pessoal.
Por outro lado, o corpo humano, com o advento das tecnologias imersivas, tem enfrentado reações paradoxais e alteridades de aplicação, principalmente no que diz respeito às tecnologias utilizadas em óculos e dispositivos de realidade virtual. Nesse espaço, o corpo reage e age simultaneamente no mínimo em duas realidades. E assim, os artistas constroem uma nova forma híbrida de arte. Da mesma maneira que August Ferdinand Moebius, com seu anel, criou um paradoxo topológico que encantou gerações de artistas e arquitetos; a arte através das realidades mixadas poderá explorar múltiplos paradoxos estéticos na construção de poéticas inovadoras. Se em Moebius o paradoxo se dava através da dobra, na indecidibilidade do que estava dentro ou fora, na realidade mixada ele se dá através de equipamentos de imersão completa, onde nosso corpo reage automaticamente a estímulos que não existem na realidade física, onde nossos sentidos se tornam dessincronizados em relação à simultaneidade dessas realidades, onde nossos comportamentos são transformados, onde O CORPO É A MENSAGEM.

Ricardo Barreto e Paula Perissinotto
Fundadores e organizadores do FILE

.

INSTALAÇÕES
PROGRAMAÇÃO INSTALAÇÕES

Akihito Ito + Issey Takahashi – Syncdon II – Japão
“SyncDon II” induz o batimento cardíaco do usuário a sincronizar com o batimento de outro participante através de estímulos auditivos, táteis e visuais. A sincronização dos batimentos implica na comunicação humana primitiva baseada em emoções e ritmo circadiano.

automato.farm – Objective Realities – China, India, Itália & Suíça
“Objective Realities” (ou OR) é uma experiência que muda a perspectiva de um ponto de vista humano ao de um objeto. Na OR, o participante pode observar e atuar em uma casa inteligente virtual através dos recursos e limitações de um objeto específico, além de ouvir a vibração invisível entre as coisas interligadas e a casa.

Felix Hardmood Beck & Barkin Simsek – Augmented Architecture Installation – Alemanha & Turquia
“Augmented Architecture Installation” é um modelo arquitetônico em pequena escala do edifício da FIESP que reúne projeções de obras de videoarte expostas no FILE LED SHOW de 2016 e 2017 e novas obras selecionadas para esta edição.

Frank Kolkman & Juuke Schoorl – Outrospectre – Holanda
“Outrospecter” é uma proposta experimental para reconciliar as pessoas com a morte através da simulação de experiências fora do corpo. Pesquisas recentes sobre a (para) psicologia, no entanto, sugerem a existência da sensação de flutuar fora do próprio corpo. Com o uso da realidade virtual, este projeto investiga questões não respondidas sobre a mortalidade e o “fim da vida”.

Håkan Lidbo, Max Björverud & David Åhrström – Light Pong – Suécia
“Light Pong” é um jogo onde se disparam raios de luz uns nos outros. Diferentes caminhos de luz geram diferentes tons. O jogo fica mais difícil quanto melhor se joga, com várias combinações de luz e som. Encontre um jogador adversário. Pise nos 6 hexágonos amarelos de cada lado. As regras não são definitivas, portanto, cabe aos visitantes criar novas regras.

Josefin Lindebrink – HABITAT – Suécia
Em “Habitat”, o participante se deita em uma estrutura que oscila em resposta ao biofeedback do ocupante. Durante o período da exposição, a instalação trabalhará para alcançar um equilíbrio sustentável, um todo relaxante ou tenso da soma de suas partes. No entanto, uma mudança consciente de comportamento de cada um dos participantes resultará numa evolução do ambiente.

Keigo Matsumoto, Yohei Yanase, Takuji Narumi & Yuki Ban – Unlimited Corridor – Japão
“Unlimited Corridor ” é um sistema de RV que permite a experiência de andar em torno de um vasto mundo virtual num espaço físico estreito, manipulando a percepção espacial. Esta experiência é uma oportunidade de intuir que a percepção espacial construída a partir de nossos sentidos é relativa e incerta.

Ludmila Rodrigues – Polytope – Brasil & Holanda
“Polytope” é uma construção leve e articulada, que convida o público a uma experimentação espaço-corporal. Estrutura rígida e ao mesmo tempo maleável. Vazia e no entanto, ocupa espaço. Volumes que se justapõem e se recombinam a partir da interação com o público. O movimento provocado na escultura, por sua vez, influencia o corpo do visitante.

Mélanie Courtinat, Salomé Chatriot & Iseult Perrault – After Eden – França
“After Eden” é uma instalação interativa que utiliza a realidade aumentada em pinturas em acrílico com o objetivo de distorcer as fronteiras das formas digitais e clássicas das expressões artísticas. “After Eden” ilustra a utopia de uma nova e divertida forma de paraíso visual; um espaço exuberante que contém tanto a surpresa quanto o perigo. Mesclando o virtual com o real.

Özge Samanci & Gabriel Caniglia – You are the Ocean – Estados Unidos
Esta instalação interativa permite ao público controlar um oceano simulado digitalmente usando apenas suas ondas cerebrais. Mar calmo e tempestades são alimentados por pensamentos do espectador; o simples ato de concentração pode evocar uma ventania ou o sol. Os participantes controlam intencionalmente seu pensamento enquanto rodeados pela consequência ampliada dos pensamentos.

Peter William Holden – Arabesque – Alemanha
“Arabesque” é uma obra de arte cinética composta de moldes em tamanho real de partes do corpo humano. Quando em movimento, a instalação torna-se uma performance baseada no tempo e pode ser observada a partir de uma infinidade de ângulos, revelando um caleidoscópio de belos padrões e formas criadas a partir da forma humana.

Peter William Holden – Vicious Circle – Alemanha
“Vicious Circle”. Com seus movimentos implacáveis, desempenha um papel indiferente e destemido por sua própria destruição ou pela destruição ao seu redor. Talvez dance ao ritmo do progresso ou a uma melodia diferente, com os braços em riste, chamando o observador para a redenção!

Salomé Chatriot – Distal Extension – França
“Extensão Distal” é uma crítica à forma como as pessoas consomem dados e uma projeção no espaço da intimidade do usuário através da externalização de suas funções vitais. O objetivo foi construir um ambiente envolvente, combinando elementos eletrônicos e digitais para estender espacialmente os limites corporais do usuário.

Stella Speziali – Tangible Worlds – Suíça
“Tangible Worlds” é um experimento que proporciona uma experiência de imersão sensorial. A combinação de imagem, som e toque leva o usuário para além da simples observação, criando a sensação de imersão completa num universo paralelo. Intervimos nesse novo universo ao tocá-lo.

Bruno Martelli & Ruth Gibson – Man A VR – Reino Unido
“MAN A VR” propõe a imersão num fascinante ambiente de camuflagem – cercando o observador com dançarinos coreografados

Studio APVIS – The new body VR – Holanda
“The New Body” é um experimento de animação e dança em realidade virtual. Os visitantes
constroem um corpo humano e assistem à uma performance em que não há limitações do corpo e da gravidade.

Martina Menegon – Plug your nose and try to hum – Itália
“Plug your nose and try to hum” é uma instalação de realidade virtual na qual o usuário é rodeado por corpos em miniatura flutuantes e ao usar controladores, que também funcionam como fontes de luz, é possível interagir livremente com os corpo 3D da artista.

JF Malouin – Les trois Grâces – Canadá
“Les Trois Grâces” é uma experiência interativa que retrata três filhas de deuses e semi-deuses, símbolos de perfeição, beleza, intelecto e pureza desde a Renascença. Os padrões clássicos de beleza são desafiados por este filme ao serem transpostos para uma plataforma digital interativa.

.
.

FILE LED SHOW 2018 : Combate e Colaboração

Segundo a termodinâmica, o universo caminha rumo à entropia. Os seres vivos se encontram entre a organização e a desorganização de moléculas, com tendência à desordem. Entre as estratégias criadas para combater essa tendência estão os aparelhos produtores de imagens técnicas, como o aparelho fotográfico, cinematográfico e os computadores. Esses aparelhos são programados para tornarem visíveis situações pouco prováveis do ponto de vista do universo, já que criam imagens – que se caracterizam como informação – em oposição à situação mais provável, a tendência à desinformação (entropia).
Contudo, ao mesmo tempo em que produzem imagens pouco prováveis do ponto de vista do universo, tais aparelhos configuram imagens mais prováveis do seu ponto de vista. Vilém Flusser traz à luz essa contradição inerente às imagens técnicas (fotografia, cinema, vídeo e imagens computadorizadas) e afirma que o desafio consiste em realizar imagens pouco prováveis do ponto de vista dos aparelhos que as produzem. Em outros termos, o que está em jogo é a “deliberação no interior dos programas”.
É possível atualizar esse pensamento nos dias atuais, considerando os computadores e algoritmos. Os diversos programas informáticos combatem a tendência à entropia ao propiciarem a produção de diversos “objetos digitais” (informação), mas colaboram com essa tendência ao agirem de forma análoga, isto é, ao encaminharem-se rumo ao provável. Há, portanto, uma relação de colaboração e combate entre os aparelhos que produzem imagens técnicas e a tendência universal da entropia. O combate implica a criação de informação. A colaboração resulta de uma analogia com a tendência a situações mais prováveis do ponto de vista dos aparelhos e seus programas.
A mostra “Combate e colaboração”, que compõe o FILE LED Show 2018, visa compreender nossa relação com os diversos programas existentes. Exibe seis obras que abordam questões que permeiam sistemas digitais, tais como suas estruturas subjacentes e a capacidade de produzir padrões, variações e restaurações. A autonomia desses sistemas pode ser entendida como metáfora para a nossa liberdade de ação relativa aos diversos aparelhos e programas técnicos, políticos e culturais. Ainda que exista um risco iminente de colaboração indireta, é preciso contrapô-los por meio de variações e experimentações que efetuam movimentos de resistência em “situações menos prováveis”.
A exposição ainda apresenta três mostras resultantes de parcerias com centros internacionais de formação de jovens artistas na Galeria de Arte Digital do Sesi: o Departamento de Artes Digitais do Instituto Pratt, de Nova York, a Universidade Americana de Sharjah e a Universidade de Nova York Abu Dhabi. Essas iniciativas visam consolidar o espaço expositivo do festival como uma plataforma de experimentação aberta a artistas emergentes. Ao todo, as quatro mostras reúnem 25 obras de artistas brasileiros e estrangeiros.
Na Galeria de Arte do Sesi, o FILE LED Show 2018 também exibe seu arquivo de videoarte, constituído nos três últimos anos, em uma instalação produzida por Felix Beck e Barkin Simsek, da Universidade de Nova York Abu Dhabi.

Fernanda Almeida
Curadora do FILE LED Show 2018

.

PROGRAMAÇÃO LED SHOW

I – Combate e Colaboração:

1.Emiliano Zucchini – Void Form – Itália
2.Frê Vidovix – Float – Brasil
3.Jérém Oury: Studio Echelon Mapping – SkyLark – França
4.Lucas Morais – Lugares do Invisível (Anna’s Hummingbird) – Brasil
5.Maxime Archambault – System Restore 2.0 – Canadá
6.Void: Yusuf Emre Kucur, Selay Karas, Bahadir Dagdelen, Gokhan Dogan & Kerem Akgün – Abysmal – Turquia

II – American University of Sharjah:

1.Amanda Varghese – The Tale of the Mudras – Índia
2.Aysha Abulfateh & Shahd Ramahi – Follow the Beat – Jordânia & Estados Unidos
3.Jinan Zughayar & Mahmoud Alkhateeb – Optical Dancing – Estado da Palestina & Arábia Saudita
4.Mariam Akbar & Yasmin Salama – Harmony in Movement (حركات) – Bahrein & Estado da Palestina
5.Nada Al Dash & Dina Al Khatib – Tessellation Expression – Egito & Jordânia
6.Raheed Allaf & Mentalla Sayed – Imprint – Egito & Dubai

III – Universidade de Nova York Abu Dhabi

1.Elena Negoiu – Once upon a language – Romênia
2.Felix Beck & Barkin Simsek – Augmented Architecture Installation – Alemanha & Turquia

(Instalação)
3.Laura Schneider – Memory of a Whale Song – Estados Unidos
4.Manesha Ramesh Credits: Rodrigo Ferreira, Carlos Paez, Guillermo Andres Schlamp, Tom Abi Samra, Yousra El Hassan, Alia Ali Kattan – Yehia and João – Índia
5.Pierre Depaz – Rewriting – França
6.Shenuka Corea & Nahil Ali Memon – Earthnet – Sri Lanka & Estados Unidos/Paquistão

IV – Departamento de Artes Digitais do instituto Pratt

1.Blake Marques Carrington – The Year We Make Contact – Estados Unidos
2.Holly Adams & Anthony Cavieles – Space Travel is for Losers – Estados Unidos
3.Jo-Ann Arosemena – Rooting Reflex – Panamá
4.Josh Mitchell & Sofia Pardillo – Octopus – Estados Unidos
5.Karl Munstedt – Garden of Bigfoot – Estados Unidos
6.Lauren Dimaya, Krystal Li & Heidy Cordero-Arias – Every Time the Stars Align – Estados Unidos
7.Naeem Murdic & Jared Lynch – Light Body – Estados Unidos
8.Tess Adams & Michael Lee – Big Yellow Laptop – Estados Unidos

.

FILE ANIMA + 2018

Em 2018 o Brasil recebe uma atenção especial no que se refere à animação. Na França, o Festival Internacional de Annecy, mais importante festival de cinema de animação do mundo homenageia o Brasil e seus 100 anos de história. Isso reflete não só o momento do audiovisual brasileiro que está em alta, com uma produção crescente e madura em números e qualidade, mas também incentivos por parte de vários órgãos, públicos e privados, gerando mais empregos e oportunidades.
Segundo dados, fornecidos pelo Ministério da Cultura (MinC) em 2017, o Brasil lançou sete longas de animação — nos 22 anos anteriores, 2014 foi o ano que apresentou mais filmes da categoria, quatro. Neste ano, 25 longas-metragens de animação brasileiros estão em fase de produção. Em 10 anos, as séries de animação produzidas passaram de 2 para 44. E incontáveis artistas emergentes produzindo centenas de curtas-metragens.
O FILE Anima+, desde 2011 tem a responsabilidade de trazer à seu público alguns desses curtas de animação que vão desde experimentais, passando por grandes escolas de animação e estúdios por todo o Brasil e mundo. Todos os países já foram representados e tivemos ao longo desses 7 anos oportunidade de conhecer obras nunca antes vistas. A parceria com outros festivais de animação fora do Brasil, como o Japan Media Arts, Siggraph, SICAF, entre outros, ampliam o repertório de obras brasileiras que somam em média 400 animações por edição.
Este ano, FILE Anima+ traz, além de sua tradicional gama de artistas estrangeiros, animações de artistas brasileiros; com destaque para a capixaba Bárbara Cani Reis, com os trabalhos “Lesbos” e “Trapped in a Cosmic Distopy”. Destacamos também o FILE Online, plataforma na qual o usuário pode acessar todo o conteúdo do FILE Anima+ 2018.
O Brasil de fato está num lugar privilegiado na animação, e todos os envolvidos nas mais diversas etapas da produção de uma obra merecem ser homenageados. Que esse novo ciclo que se iniciou seja somente a ponta do iceberg de uma avalanche de obras das quais o FILE Anima+ tem orgulho de fazer parte e certamente estará presente em sua exibição para o mundo nos anos que se seguem.

Raquel Olivia Fukuda
Curadora FILE Anima+

.
.

FILE ONLINE 2018

A linguagem tecnológica se reflete em nosso cotidiano através de novas formas – rápidas, incorpóreas – de comunicação e propagação de conteúdo; assim, tanto a fruição quanto a criação artística também se adaptam, entendendo que a experiência estética pode ultrapassar a fisicalidade do espaço expositivo.
O FILEOnline surge nesse contexto como uma nova proposta do FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, um projeto que visa abarcar trabalhos que se mostram potencialmente ativos tanto em uma galeria física, quanto no espaço virtual. Dividido em subcategorias visuais, imersivas, sonoras e de trocas em rede; o FILEOnline contempla o espectador inquieto, aquele que se mantém conectado mesmo quando fisicamente distante, que busca a experiência estética na ruas, em casa e mesmo através da tela de seu celular.
Se o corpo é a mensagem, a propagação desta pode ocorrer para além do estar físico; pois somos também parte de um corpo imaterial, criaturas do ciberespaço que habitam múltiplos lugares ao mesmo tempo.

Flavia Fogliato
Coordenadora de Conteúdo

 

PROGRAMAÇÃO ONLINE :

FILE ANIMA +
Programação

1. Adrien Cuvit, Alcindo Da Conceiçao, William Loew, Anne Charlotte Benasouli, Camille Burdy & Davy Crosta – Love story of two couples – França
2. Alex Moy – Wanderer – Estados Unidos
3. Ana Mouyis – Dahlia – Estados Unidos
4. Annapurna Kumar – Mountain Castle Mountain Flower Plastic – Estados Unidos
5. Angela Stempel – Renata Zeiguer: Wayside – Estados Unidos & Venezuela
6. Aram Sarkisian – Winston – Estados Unidos
7. AUJIK – Spatial Bodies – Japão
8. Bárbara Cani – Lesbos – Brasil
9. Boris Seewald – Ralf Hildenbeutel : Disco – Alemanha
10. Boris Seewald – Ralf Hildenbeutel: Spark – Alemanha
11. Camila Kamimura & Jonas Brandão: Split Studio – Miss & Grubs – Brasil
12. CaRTe bLaNChe: Tanaami – The Laughing Spider – França
13. ClaRa ApaRicio – Zoom in – Reino Unido
14. Daniel Bruson – Me, by J-Money – Brasil & Estados Unidos
15. Daniel Bruson – Paula Cavalciuk: Morte e vida uterina – Brasil
16. David James Armsby – No Monsters – Escócia
17. Eden Chan – What A Peaceful Day – Taiwan
18. Eisprung: Lukas Suter, Manuela Leuenberger & Veronica L. Montaño – Ivan’s need – Suíça
19. Elli Vuorinen – Sock Skewer Street – Finlândia
& Yukun Wang – Safari – Reino Unido
21. Evelyn Jane Ross – Adam – Estados Unidos
22. Faiyaz Jafri – Amoricania – Estados Unidos
23. Fokke Mars, Max van der Ree & Bas Jansen – Lifeless – Holanda
24. Hannes Arvid Andersson – iLoveHumans – Holanda
25. Heidi Hörsturz – Laser Laser! – Holanda
26. Hugo de Faucompret – Hezad: Drum & Grass – França
27. Job, Joris & Marieke – A Single Life – Holanda
28. Kang Hyeun – LITA – Coreia do Sul
29. Laura Højberg Kunov – Stellar – Dinamarca
30. Marcell Andristyak – IN Corp. – Hungria
31. Marine Varguy – Umio – França
32. Michelle & Uri Kranot – How long, Not Long – Dinamarca
33. Michelle & Uri Kranot – Nothing Happens – Dinamarca & França
34. Michelle & Uri Kranot – The heart of Amos Klein – Dinamarca, França & Israel
35. Miyu Distribution – Hors Saison – França
36. Miyu Distribution – Mehua – França
37. Miyu Distribution – Outremer – França
38. Miyu Distribution – Parfum Fraise – França
39. Monticello Park Productions: Guilherme Araujo & Iuri Araujo – The Frost Spirit – Brasil
40. Murat Sayginer – Dust – Turquia
41. Mustashrik – Invisible Barriers – Girl Effect – Inglaterra
42. Nata Metlukh – Fears -– Estados Unidos
43. Nick Ladd – Escape – Canadá
44. Nick Luchkiv – Divisor – Rússia
45. Or Kantor – Little Thing – Israel
46. Paris Mavroidis – Divers – Estados Unidos
47. Ray Gropius – Imagine Metaversal Drawings – Itália
48. Sabrina Cotugno – Kagemono – Estados Unidos
49. Sandrine Deumier – Affordable Dreams – França
50. Sandrine Deumier – Pink Party – França
51. SaveMe Oh – Pain – Holanda
52. Semáforo Studio: Dhyan Shanasa – Namu Amida Butsu – Brasil
53. Sijia Luo – I have known love – China
54. Silvia De Gennaro – Travel Notebooks: Bilbo, Bizkaia, Spain – Itália
55. Sivan Kidron – MISO: Take Me – Coreia do Sul, Estados Unidos & Israel
56. Steven Subotnick – Little Girl – Estados Unidos
57. Steven Subotnick – Strange Fish – Estados Unidos
58. Studio Smack – Branded Dreams, The Future Of Advertising – Holanda
59. Sun Creature Studio: Mikkel Mainz Elkjær– Wilhelms Curse – Dinamarca
60. Susanne Wiegner – Soliloquy – Alemanha
61. TOM & HANI Animation: Hani Dombe & Tom Kouris – Lili – Israel
62. Universal Everything – Hype Cycle: Smart Matter – Reino Unido
63. Vetor Zero Studio: Guilherme Marcondes – Sunshine – Brasil & Estados Unidos
64. Vincent Masson – The tide – França
65. Zachary Zezim – It’s a Date – Estados Unidos

.
FILE ONLINE VIDEOART
Programação

1.Alejandro Thornton – Deriva – Argentina
2.Alejandro Thornton – Jumping – Argentina
3.Andrea Familari – Untitled – Alemanha
4.Toni Mitjanit – AAAC: An Autonomous Agent Choreo – Espanha
5.Anuar Elías – Quehuaya – Bolivia
6.Bittler Bernard – Materia Obscura – França
7.Brit Bunkley – Godzone – Nova Zelândia
8. Camilo Hermida – Three-Dimensional – Colômbia
9.Chrischa Venus Oswald – True – Alemanha
10.Daniel H. Dugas – In Kisii – Canadá
11.Dehors/Audela – Crocevia – Itália
12.Fabian Kühfuß – Nintendogs – Alemanha
13.Fran Orallo – The God Of Small Things – Reino Unido
14. Fran Orallo – The Subtle Levitation Of Everyday Objects – Reino Unido
15.Guli Silberstein – Stuff As Dreams – Reino Unido
16. Igor Bahia – eu; quebrando o espelho dentro do outro espelho – Brasil
17. Jerónimo Veroa – Debug Landscape – Argentina
18.Jerónimo Veroa – Gradual – Argentina
19.Jerónimo Veroa – Emptiness Against Landscape – Argentina
20.Katherina Tsirakis – Janaxpacha – Brasil
21.Lei Han & Wayne Kirby – Hun Dun – Estados Unidos
22.Lei Han & Wayne Kirby – Wei Shi – Estados Unidos
23.Lilian Döring – Emancipator: Rowbite Plexus Experiment – Brasil
24.Marcell Andristyak – IN Corp. – Hungria
25.Marco B. Fontichiari – Primal – Itália
26.Mark Tholander – We Were Waiting For a Train – Dinamarca
27.Marta Di Francesco – Ariadne’s Thread – Reino Unido
28.Marta Di Francesco – Janus – Reino Unido
29.Massimo Vito Avavtaggiato – Atlas Of Uncertainty – Itália
30.Maurício Chades – Buraco Branco – Brasil
31.Maurício Chades – O Vídeo de 6 Faces – Brasil
32.Mauricio Sáenz – Dakhla – México
33.Mauricio Sáenz – The Origin Of Stones – México
34.Meike Redeker – The Bridge – Alemanha
35.Minus.log: Giustino Di Gregorio & Manuela Cappucci – 15” Away – Itália
36.Muriel Montini – A night, stars – França
37.Muriel Montini – Young Woman With a Straw Hat – França
38.Neryth Yamile Manrique Mendoza – Inserciones – Colômbia
39.Pablo-Martín Córdoba – L’inter-code – França
40.Rodrigo Faustini – Garoto Transcodificado a Partir de Fosfeno – Brasil
41. Rei Souza – Mundo LXXV – Brasil
42. Salar Niknafs – Displaced – Austrália
43. Sandra Crisp – Perpetual Browse_r – Reino Unido
44.Sebastian Tedesco – Alze #1, #2, And #3 – Argentina
45.Sonia Li – Movement – Estados Unidos
46.AUJIK – Dwellers – Japão
47.Stefano Miraglia – Anoche – França
48.Susanne Wiegner – An Lou Andreas-Salomé – Alemanha
49.Thiago Sacramento – G – Brasil
50.Turbida Lux – Welcome To My Secret Garden – Noruega
51.Valerie LeBlanc – Cultural Flotsam – Canadá
52. Oo.: Jeroen Cluckers, Michaël Verlinden & Jasmijn Lootens – Kosmos – Bélgica

.
FILEONLINE GIFS
Programação

1. Bárbara Cani – Trapped in a Cosmic Distopy – Brasil
2. Dig Neves – Mergulhando – Brasil
3. Monica Rizzolli Gomes – Quatro Cantos – Brasil
4. Nicolás Bertona – Coreografía del Fin – Argentina
5. Adam Pizurny – Dance of life – República Tcheca
6. Adam Pizurny – What is the purpose of always posting this crap -– República Tcheca
7. Alejandro Pérez – 140620 -– México
8. Brandon Bolmer – Fight Through – Estados Unidos
9. Brandon Bolmer – June – Estados Unidos
10. Brandon Bolmer – Problem Dissolving – Estados Unidos
11. Brandon Bolmer – Reach – Estados Unidos
12. Dave Strick – Silent Majority – Estados Unidos

13. Dave Strick – Resurrection – Estados Unidos
14. Dave Strick – Stages – Estados Unidos
15. Dave Strick – Vision – Estados Unidos
16. Dyan Jong – Dysmorphia – Estados Unidos
17. Matthias Brown – Self Promotion – Estados Unidos
18. Min Liu – Bloody Dairy: High Five – Estados Unidos & Taiwan
19. Min Liu – Bloody Dairy: Leg Monster – Estados Unidos & Taiwan
20. Min Liu – Bloody Dairy: Watch – Estados Unidos & Taiwan
21. Silvia Guimaraes – Cabeça – Brasil
22. Vibeke Bertelsen (Udart) – Mystery Room Escape #2 – Dinamarca
23. Vibeke Bertelsen (Udart) – No surprises – Dinamarca

.
FILEONLINE SOUND
Programação

1.Antonio D’Amato – Körper – Itália
2.Arquelano – NNSNS: Ainda Sou Ponto – Brasil
3.Daniel Gazana – Equilibrium – Brasil
4.Daniel Gazana – Nocturnal Transmissions – Brasil
5.Fernanda Vogas & Xabier Monreal – Radiolaris: Acusmática Visual – Brasil
6.Fernanda Vogas & Xabier Monreal – Kamiokante – Brasil
7.Gloria Gammer & Haydee Jimenez – Shelly Shelly on the Wall – Alemanha
8.João Pedro Oliveira – Neshamah – Brasil
9.Julian Scordato – Engi – Itália
10.Lola and Yukao Meet – Effe – França
11.Oleg Elagin – Some sketches to the formation of new sensual experiences – Rússia
12.Philip Mantione – Memory Hole – Estados Unidos
13.Rafael Marino Arcaro – Flamenco Study para quarteto de percussão – Reino Unido & Brasil
14.Sarah Ouazzani Touhami – Potamocho(e)rus rosus – França
15.Uwe Heine Debrodt – Equilibrium – México

.
FILEONLINE GAMES | WbGL | VR quadros
Programação

Games:
1. Alexander Ocias – Loved – Austrália
2. Andrew Gleeson – Shrubnaut – Austrália & Finlândia
3. Colestia – A Night in Nowhere – Austrália
4. David Li – Elastic Face – Reino Unido
5. David Li – Fluid Particles – Reino Unido
6. Fire Horse Studio – Oak – Brasil
7. Keiwan Donyagard – Evolution – Alemanha
8. Khamelot – Under the bed – França
9. Paolo Pedercini – Every Day the Same Dream – Estados Unidos
10. Pol Clarissou – Orchids to Dusk – França
11. Tom Hermans – Mobility! – Holanda
12. Sean Zellmer – Lava King – Estados Unidos

Webgls
1. Amanda Ghassaei – Marbled Fluid Simulator – Estados Unidos
2. Amanda Ghassaei – Vortex Shedding Fluid Simulation – Estados Unidos
3. Ivan Dixon & David Li – Soup – Reino Unido & Austrália
4. Marpi – Mass Migrations – Estados Unidos & Polônia
5. Marpi – Explosion – Estados Unidos & Polônia
6. Marpi – Eyes – Estados Unidos & Polônia
7. Masatatsu Nakamura – ShibuyaCrowd – Japão
8. Matt Hyunh, Nam Le, Kylie Boltin & Matt Smith – The boat – Austrália
9. Or Fleisher – Livyatanim : Myth – Estado Unidos
10. Silvio Paganini – Generative Mirrored Forms – Brasil
11. ULTRANOIR – Yara Lapidus: Depuis toi – França
12. Yllogique – It’s a Beautiful Day – França

VR quadros
1. Carlos Franklin – Les Ménines de Diego Velázquez (VR)– França
2. Gigoia Studios & Carlos Monteiro – Impressionist Windmills 360 – Portugal & Brasil
3. Veejays Colletctive – Virtual Bedroom – Holanda

.
FILEONLINE Projetos WEB
Programação

1. Alessandra Plaza Saraiva – Bye Bye Map: PixelRecycle – Peru
2.Collective Orbe: Xavier Boissarie, Tomek Jarolim, Aurélie Herbet, Amélie Nilles & Djamel Afnai – Playground – França
3.Gisela Nunes & Paulo Almeida – Touch The Heart – Portugal
4.Labor Neunzehn: Valentina Besegher & Alessandro Massobrio – All Sources are Broken – Alemanha
5.Liliana Farber – Blue Vessel – Estados Unidos
6.Nathalie Lawhead – Everything is going to be OK – Estados Unidos
7.Osvaldo Cibils – Tres Proyectos Internet – Itália
8.Vera Sebert – Honororium – Áustria
9.Vera Sebert – Potatorium – Áustria

.
.
.

FILE São Paulo 2018: O corpo é a mensagem
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

EXPOSIÇÃO

ABERTURA
03 de julho, terça, 19h30

VISITAÇÃO
Galeria de Arte
04 de julho a 12 de agosto de 2018
Terça a sábado, das 10h às 22h
Domingo, das 10h às 20h

FILE LED SHOW
Galeria de Arte Digital
Todos os dias, das 19h às 6h

ENTRADA GRATUITA

Centro Cultural FIESP
Av. Paulista, 1313, São Paulo
Em frente à estação Trianon-MASP do Metrô
centroculturalfiesp.com.br
file.org.br

#FILEnoSESI #SesiSP #CentroCulturalFiesp

Agendamento de grupos: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h30, pelo telefone 11 3146-7439

.

Informações para a imprensa sobre a exposição:

Simon Widman
Simon.widman@esp2.com.br
(11) 99936-7948

Amanda Prato Viana
+55 11 94966-5765