INSCRIÇÕES – FILE 2019

FILE 2019 | Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para 20ª edição do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, de 05 de setembro a 30 de novembro de 2018

O FILE é uma organização cultural sem fins lucrativos que, desde 2000, tem promovido exposições, oficinas e encontros que buscam investigar o uso de ferramentas tecnológicas no âmbito da produção artística. Com exposições anuais em São Paulo e edições espalhadas pelo território nacional (e internacional) o FILE constitui o maior evento de arte eletrônica na América Latina.
Para 2019, artistas e pesquisadores poderão inscrever seus trabalhos nas seguintes categorias: Arte Interativa, Linguagem Digital, Sonoridade Eletrônica e FILE Led Show.
O FILE Led Show consiste em uma mostra de arte pública, disposta no grande painel de Led da fachada do prédio da Fiesp –localizado na Avenida Paulista, 1313. O FILE Led Show recebe propostas interativas e não interativas a serem apresentadas na Galeria de Arte Digital.*
Além disso, o FILE recebe inscrições para as oficinas do FILE Workshop, cujo objetivo é difundir as ferramentas tecnológicas como meios de produção artística.

Para participar de todos os eventos é necessário preencher a ficha de inscrição (vide anexos), estando de acordo com o Regulamento Geral do FILE.

 

– A inscrição é gratuita –

 

FILE 2019 | REGULAMENTO GERAL
Estão presentes neste regulamento os termos e condições que regem a participação nas exposições do FILE a serem produzidas pelo FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (doravante denominada “Organizadora”). Recomendamos a leitura, com a máxima atenção, de cada item dos termos e condições que seguem, sendo que sua aceitação integral é essencial para a participação nas exposições do FILE.

1 DA EXPOSIÇÃO
1.1 O FILE é promovido pela organização cultural sem fins lucrativos FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, sediada na capital do estado de São Paulo, dotada de caráter exclusivamente cultural, não existindo qualquer modalidade que envolva sorte.

2 DAS CATEGORIAS
2.1 O FILE conta com as seguintes categorias específicas:
Sonoridade Eletrônica: Por sonoridade eletrônica entendem-se todas as pesquisas e experiências no âmbito dos sons, abrangendo assim não apenas o nicho musical mas também todas às possíveis transversalidades com outras disciplinas
Arte Interativa: Por artes interativas entendem-se todas as pesquisas e experiências no âmbito da arte que utilizam mídias interativas e que atuem em relação direta com o público; trabalhos inseridos no campo de intersecção entre arte e ciência, tecnologia, entre outros.
Linguagem Digital: Por linguagem digital entendem-se todas as pesquisas e experiências no amplo âmbito da multiplicidade das disciplinas que utilizam mídias digitais
Led Show: Instalações “in situ”, de caráter público, a serem dispostas na fachada de LED do edifício FIESP-SP

3 DAS INSCRIÇÕES
3.1 Somente serão aceitas as inscrições realizadas pela internet através do website file.org.br.
3.2 Para a inscrição é necessário o preenchimento e envio da Ficha de Inscrição online.

4 DO ENVIO DE TRABALHOS
4.1 Todos os trabalhos deverão estar disponíveis para consulta online, em formato de vídeo documentação, de modo a expor o funcionamento do projeto em espaço expositivo. No caso de trabalhos de vídeo e/ou áudio, deverá ser fornecido um link para download do arquivo, conforme especificado no item ‘4.2.’ No caso específico de trabalhos realizados para a internet, deverá ser indicado o link de acesso ao trabalho integral.
4.2 As cópias das obras (doravante denominadas “trabalhos”) deverão ser enviadas à Organizadora, em caso de trabalhos de vídeo e música, através de um link para download que deverá ser indicado na Ficha de Inscrição, observadas as seguintes regras:
– Os materiais devem ser enviados nos seguintes formatos: WMV/WMA, MOV, MPG/MPEG, AVI ou MP4.
– No caso específico das animações e demais mídias em vídeo apenas os seguintes formatos serão aceitos: MOV / MPEG-4 (alta resolução – HD / Full HD)
– No caso específico das obras inscritas no FILE Led Show, as seguintes condições devem ser observadas:

4.2 a) Quando obras interativas:
– Aceitam-se quaisquer softwares que compatíveis com MAC ou PC, desde que gerem uma imagem com resolução de 1024 x 768 pixels e área útil de 214 x 168 pixels.
– Ao artista cabe a responsabilidade de instalação da obra e fornecimento de soluções técnicas respectivas a eventuais necessidades especiais, tais como as licenças necessárias para o funcionamento dos softwares utilizados.
4.2 b) Quando obras não interativas:
– Os arquivos devem ter o formato MOV, codificação Motion JPEG A.
– A resolução da imagem deve ser de 1024 x 768 pixels, com área útil de 214 x 168 pixels.
4.2 c) Em ambos os casos:
– A plataforma de LED é formada por uma rede de aproximadamente 24.000 pixels incorporados em três superfícies do edifício FIESP / Galeria Digital do SESI-SP (Avenida Paulista, 1313, São Paulo).

* Download das especificações técnicas do FILE Led Show.

4.3
– Cada participante poderá enviar até 3 propostas de trabalhos que tenham sido realizados nos últimos 3 anos (2016, 2017 e 2018) para o FILE 2019.
– Deverá ser enviada, no ato da inscrição e no respectivo campo da Ficha de Inscrição, a documentação descritiva do trabalho, assim como a biografia do participante, grupo e demais colaboradores.
– No caso de Instalações, Performances e Projetos de Arte Pública (como no FILE Led Show), deverá ser enviado, no respectivo campo da Ficha de Inscrição, um Rider Técnico; ou seja, um PDF com a descrição detalhada do trabalho, informações sobre os equipamentos necessários, requisitos de espaço físico, forma de interação (quando houver), link para vídeo demonstrativo do trabalho, bem como o detalhamento das necessidades de transporte e demais informações que sejam importantes para a compreensão da proposta na sua totalidade.
– Deverá ser enviado um documento em PDF no qual constem especificações de montagem e desmontagem dos trabalhos, assim como de utilização dos objetos e equipamentos
emprestados pelo participante ao festival.
O festival se responsabiliza: pela montagem da obra juntamente com o artista e suas especificações técnicas enviadas a priori para equipe de produção do festival; pela desmontagem, na ausência do artista, mediante ao roteiro técnico detalhado e pela devolução de objetos e equipamentos emprestados pelo artista, mediante envio prévio de instruções e lista detalhada dos itens. Tais instruções são primordiais e de total responsabilidade dos artistas.
O festival se exime de quaisquer problemas resultantes da sua falta.
– Deverá ser informado, na Ficha de Inscrição, um endereço na rede (URL) na qual estará disponível para download ao menos uma imagem em alta resolução (21 cm x 29,7 cm, 300 dpi) do trabalho inscrito, em formato TIFF ou JPEG; essa imagem será utilizada para divulgação do trabalho. O FILE não se responsabiliza por sua reprodução a partir das publicações do festival. Caso as imagens devam ser creditadas a alguém, tais créditos deverão ser especificados pelo participante no ato da inscrição.
– No caso de trabalhos exclusivamente sonoros, deverá ser enviado um link contendo trecho (extrato) da obra com até 5 minutos de duração. Esses trechos editados podem servir como um remix comprimido de diferentes trechos musicais de várias composições, ou o participante pode simplesmente escolher uma fatia representativa contínua.
– Caso o trabalho seja interativo, deverá estar disponível online um vídeo, ou outro tipo de documentação, que exemplifique, em detalhes, a interface interativa do trabalho.

4.4 Ficha de Inscrição
– O participante autoriza o FILE à exibição dos trabalhos inscritos no ato do envio da Ficha de Inscrição.
– Em caso de trabalho realizado por mais de uma pessoa, um dos membros deverá assinar como responsável pela Ficha de Inscrição. Os demais integrantes e/ou colaboradores deverão ser indicados no respectivo campo da Ficha da Inscrição, assim como o nome do grupo e as biografias respectivas. O FILE não se responsabiliza por incluir na sua exposição e/ou publicações dados que não tenham sido fornecidos na Ficha de Inscrição.

5 DA SELEÇÃO
5.1 Os trabalhos serão analisados por uma comissão avaliadora a qual selecionará as obras que integrarão a exposição do FILE 2019.
5.2 O resultado do presente edital será anunciado pela equipe do FILE através do e-mail a ser fornecido na Ficha de Inscrição.

6 DA RESPONSABILIDADE DO PARTICIPANTE
6.1 O participante será o único responsável pela autenticidade dos dados fornecidos, pela autoria e/ou pelo conteúdo dos trabalhos enviados, sendo, portanto, o único responsável por tais criações, respondendo civil e criminalmente pela prática de plágio ou qualquer outro ato que lese direito autoral ou de propriedade intelectual de outrem. É de total responsabilidade do participante o uso de imagens de terceiros que venham a constar no conteúdo dos trabalhos enviados.

7 AUTORIZAÇÕES DE USO – PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITOS AUTORAIS E CONEXOS
7.1 Os participantes, desde já, autorizam a Organizadora, – de modo gratuito, definitivo, universal e irrevogável – a utilizar os trabalhos por eles produzidos para fins de participação em eventos do FILE, bem como seu nome, sua imagem e som de voz, em todo e qualquer tipo de publicidade, veiculada através das mídias eletrônica, digital e/ou impressa; incluindo: revistas, cartazes, emissoras de televisão e rádio, internet e qualquer outro tipo de mídia e/ou peças promocionais; da forma que a Organizadora entender conveniente sem que haja incidência de qualquer ônus para a Organizadora, sendo preservados todos os direitos autorais dos seus respectivos autores. Os participantes autorizam a Organizadora o uso de exibição de imagem e som de suas obras em todas e quaisquer atividades ligadas aos seus eventos.

8 DAS DISPOSIÇÕES
8.1 A Organizadora, a qualquer momento, poderá a seu exclusivo critério complementar e/ou modificar parcial ou totalmente o presente documento. Todas as modificações ou complementos serão levados ao conhecimento dos participantes através de publicação no site (file.org.br) e por e-mail indicado na ficha de inscrição, somente serão colocados em prática tais mudanças ou complementos após transcorridas 24 (vinte e quatro) horas de sua divulgação.
8.2 A decisão da comissão avaliadora é soberana, não cabendo nenhum recurso.
8.3 Com o preenchimento da Ficha de Inscrição online, os participantes concordam tacitamente com todas as regras deste regulamento, bem como com a utilização de seus nomes, imagens, vozes e fotos para divulgação do resultado da seleção, inclusive para utilização em propagandas, exposições, sem qualquer ônus adicional para a Organizadora, ou terceiros indicados pela mesma, pelo prazo legal de proteção dos direitos autorais.
8.4 A participação neste processo seletivo é GRATUITA. Os participantes não estão sujeitos a qualquer tipo de sorteio ou operação assemelhada.
8.5 Todas as dúvidas e/ou questões surgidas do presente processo seletivo serão solucionadas pela Organizadora, considerando sempre as normas de proteção ao consumidor em vigor. Das decisões da Organizadora não caberá nenhum tipo de recurso.

 

FICHAS DE INSCRIÇÃO:

 

SONORIDADE ELETRÔNICA
https://file.org.br/inscricao/pt/sonoridade-eletronica

ARTE INTERATIVA
https://file.org.br/inscricao/pt/arte-interativa

LINGUAGEM DIGITAL
https://file.org.br/inscricao/pt/linguagem-digital

FILE LED SHOW
https://file.org.br/inscricao/pt/led-show

WORKSHOP
https://file.org.br/inscricao/pt/workshop