FILE WORKSHOPS 2019

FILE SP WORKSHOPS 2019

Desde 2009 as oficinas promovidas pelo FILE tem contado com educadores da ciência da computação e artistas que buscam uma imersão experimental na essência da linguagem tecnológica. Essas imersões tem como propósito a transferência de conhecimento e a pesquisa sobre o uso da computação para fins artísticos.

O objetivo dos programas oferecidos pelo FILE Workshops é o de difundir a tecnologia como linguagem criativa e propagar os processos de desenvolvimento artístico para o maior número de pessoas possível, incluindo interessados, professores de escolas públicas, privadas e  quaisquer possíveis multiplicadores desta linguagem.

As oficinas do FILE Workshops 2019 acontecem de 26 a 29 de junho no SESC Avenida Paulista. Todas as atividades são gratuitas.

 

Requisitos:

– Inscrição prévia ( AQUI )

– Levar seu próprio computador e/ou demais materiais pedidos pelo ministrante da oficina.

 

Devido à quantidade limitada de vagas, a participação dependerá da ordem de chegada. Os inscritos devem chegar com antecedência, pois as oficinas estão sujeitas a lotação.

 

Local:

SESC AVENIDA PAULISTA

Avenida Paulista, 119, Bela Vista SAO PAULO | CEP: 01311-903

De 26 a 29 de Junho de 2019

 

– Clique AQUI para acessar a Ficha de Inscrição – 

Oficinas:

 

[FILE Workshop 2019] Criação e Manipulação de Imagens em Processing
Com Pedro Veneroso

O curso aborda a manipulação de imagens e vídeos em Processing, uma linguagem de programação e IDE voltada ao desenvolvimento de projetos de arte e de códigos criativos. A atividade se divide em duas etapas: primeiro, uma abordagem teórica que parte da análise de diversos exemplos de manipulação de imagens por meio de código e da revisão de conceitos básicos de programação em Processing. Em um segundo momento, há a análise de diversas ferramentas e técnicas que podem ser utilizadas para a manipulação de imagens com esta linguagem de programação, como a manipulação do array de pixels, funções recursivas, conceitos básicos de visão computacional e a biblioteca de vídeo.

Para participar da atividade, o interessado deverá trazer seu próprio computador com a versão mais atualizada do software Processing instalada.

.

Pedro Veneroso é bacharel em Artes Visuais, mestre em Estudos Literários e doutorando em Artes, todos pela UFMG. Sua trajetória é marcada pela produção, pesquisa e ensino nas zonas de interseção entre a arte, a ciência e a tecnologia.

.

Lab 2
Dias 26 e 27/6, quarta e quinta, das 10h às 13h
15 vagas
16 anos

 

 

[FILE Workshop 2019] Experimentos com Animação Tradicional
Com Fabrício Lima

Curso que aborda técnicas de animação tradicional (frame by frame), através de um exercício prático de criação de um loop de animação de cinco segundos e conversas sobre processos de produção para sequência de imagens animadas e composição básica do resultado.

.

Fabrício Lima é diretor e Artista Visual com 16 anos de experiência, representado por 3 produtoras (França, Suiça e Brasil), e com experiência de trabalho em países como Dinamarca, Irlanda, Canadá, Argentina, França e Nova Zelândia.

 

Pré-requisitos para participação na atividade:

Conhecimentos:
– Básico de animação.
– Básico/intermediário de Adobe Flash.
– Estar preparado(a) para desenhar a mão.

Materiais:
– Levar Laptop (mac ou pc) com Flash instalado, e se possível, After Effects
também.
– tablet para desenho (wacom, intuos, bamboo, etc)

 

Estúdio
Dias 26 e 27/6, quarta e quinta, das 14h30 às 17h30
Dia 27/6, quinta, das 18h30 às 22h
15 vagas
16 anos

 

 

[FILE Workshop 2019] Alternativas ao Cyberpanóptico
Com o coletivo Encripta

Inspirada no cotidiano e visando aqueles que consomem ou produzem conteúdo na internet, a oficina tem como objetivo oferecer alternativas seguras e de resistência aos softwares proprietários e vigilantes disponíveis atualmente, que modificam nossa forma de consumir ou produzir.

Para participar da atividade, os interessados deverão trazer seu próprio computador para a atividade.

.

O Encripta (https://encripta.org) é um coletivo que teve origem em junho de 2016 e, desde então, vem organizando atividades, palestras e oficinas sobre software livre, privacidade, liberdade e segurança na internet.

 

Lab 1
Dia 26/6, quarta, das 18h30 às 22h
20 vagas
Livre

 

[FILE Workshop 2019] Vestíveis e FashionTech
Com Célia Fernandes

A atividade discute a influência das Tecnologias Vestíveis no contexto atual. Uma reflexão sobre a implementação das tecnologias emergentes em técnicas convencionais que dão suporte a processos de criação de moda, arte e design.

.

Célia Fernandes: Mestre em Design, área de concentração em Design, Moda e Tecnologia UAM. Desenvolve trabalhos e pesquisas sobre as intersecções entre Fashion Design e Tecnologias Emergentes, Interações, Wearables Technologies, FashionTech em cursos de graduação e Pós-Graduação em Design de Moda nas faculdades de São Paulo. Participação em Congressos internacionais com trabalhos publicados com comunicação oral na Argentina – FADU, Portugal – Universidade do Minho, Itália – Politécnico de Milano. Participação em eventos nacionais, Pixel Show, Concurso de Moda Inclusiva, Palestras e Workshops para o FILE e Campus Party #CPBR10.
Contato:fashiontech.design@gmail.com

 

Para participar das atividades, os interessados deverão trazer:
– 01 Baterias 9V;
– 03 baterias 3V;
– Canetas;
– Lápis;
– Tesoura;
– Fita métrica;
– Agulhas;
– 50 cm de tecido (tipo neoprene);
– Caixa de alfinetes de cabeça.

 

Lab 2
Dias 28 e 29/6, sexta e sábado, das 10h às 13h
15 vagas
16 anos

 

 

[FILE Workshop 2019] Da Cabeça pro Papel
Com Marcelo Castro

As ideias encontram em nossas mentes um ambiente fértil para crescer, multiplicar e se tornarem mundos fantásticos. Um ambiente tão acolhedor que, por vezes, relutamos em colocá-las em confronto com a dura e áspera realidade do papel. Neste curso, abordaremos técnicas para transpor essa barreira e apresentar ao mundo seu universo de ficção.

.

Marcelo Castro é professor de desenho e ilustração na Quanta academia de artes, e trabalha com ilustração e produções audiovisuais. Site: www.marcelocastro.com.br

 

Lab 2
Dias 28 e 29/6, sexta e sábado, das 14h30 às 17h30
15 vagas
14 anos

 

 

[FILE Workshop 2019] CarDume – EmergentBots 2.0
Com Maurício Jabur e Rodrigo Rezende

A atividade propõe a construção de pequenos robôs que emitem e são sensíveis à luz, que são colocados em conjunto com outros robôs similares em uma arena e interagem entre si, em uma ação colaborativa com resultados
surpreendentes, flexíveis e escaláveis. Os participantes também recebem lanternas para interagir com os robôs e interferir nas ações que eles podem tomar.

.

Rodrigo Rezende de Souza é designer de programação do Coletivo RE(C)organize e desenvolve pesquisas de interatividade em multimídia e robótica com software e hardware livres.

Mauricio Jabur é artista interativo, maker e empreendedor. Atua como consultor de interatividade e desenvolvimento de produtos e automação e dirige o Lilo.Zone, espaço voltado ao uso criativo de tecnologia e experiências lúdicas
com tecnologia acessível.

 

É aconselhável, mas não obrigatório, que os participantes tragam seus próprios computadores com a IDE do Arduino instalada.

 

Lab 2
Dias 28 e 29/6, sexta e sábado, das 18h30 às 22h
12 vagas
14 anos