Liliana Farber

Blue Vessel

FILE 2018 | FILE MIDIA ART
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

https://vimeo.com/224199605

Acesse AQUI

Abstract:
“Blue Vessel” é um aplicativo móvel da web que cria uma delineada experiência de navegação de conhecimento e histórias de conquista e sobrevivência. Hospedado em um servidor localizado num navio sem bandeira, à deriva em águas internacionais, o aplicativo convida os usuários a escrever mensagens anônimas selecionando palavras exclusivamente do livro “Robinson Crusoe”, de Daniel Defoe. A mensagem escrita torna-se então uma URL a ser encontrada por acaso por um espectador desavisado ou nunca encontrado. Como uma “mensagem em uma garrafa” contemporânea, as palavras são enviadas com a esperança de serem encontradas; é dentro dessa periferia que o ato de enviar informações torna-se fútil e as questões de serem lidas ou nunca lidas ficam em estado de limbo. Além disso, o usuário pode aprender habilidades de sobrevivência de links de sites em um navegador que se decompõe a cada movimento de rolagem. Embora os links ainda estejam ativos e acessíveis, as letras na tela flutuam e esbarram umas nas outras, tornando-se ilegíveis.
Se nossas confissões mais profundas são influenciadas por algoritmos de aprendizado da máquina, sugestões de palavras ou aventuras são adiadas devido à pesquisa labiríntica sem fim, o mundo virtual remodelando nosso relacionamento com o real. Sentimentos de desconexões, até mesmo frustração entre os usuários, são recursos usados pela artista para destacar os sistemas de informação e o poder de suas interfaces. Neste trabalho, Farber leva o usuário em uma viagem através dos espaços invisíveis das comunicações digitais. Através do redesenho dos recursos conhecidos de um aplicativo móvel, a Blue Vessel usa as tecnologias do smartphone como agentes ativos nas interações de URL e IRL, explorando novas formas de colonialismo na era da Internet.

Biografia:
Liliana Farber é artista visual nascida em 1983, em Montevidéu, Uruguai. Reside e trabalha em Nova York. Farber cursa Mestrado em Belas Artes na Parsons Fine Arts; completou a Pós-Graduação em Belas Artes na Hamidrasha School of Art, Beit Berl College (Israel). É Bacharel em Design Gráfico pela O.R.T University em Montevidéu. Premiada com o Network Culture Award do Stuttgarter Filmwinter Festival, the Art and Technology Award da Prefeitura de Montevidéu e o Exellency in Art Award do Ministério de Imigração e Absorção de Israel. Participou de inúmeras exposições ao redor do mundo, incluindo: Ars Electronica Festival na Áustria, WRO Media Art Biennale na Polônia, FILE Festival no Brasil, Ex-Teresa Art Center no México, The National Museum of Visual Arts e Zorrilla Museum no Uruguai, MECA Mediterráneo Centro Artístico na Espanha, National Museum of Fine Arts no Chile, entre outros.