FILE ANIMA+GAMES RIO 2015

FILE Anima+ Games Rio fará tributo a Van Gogh com conteúdo artístico inédito para óculos 3D

03 a 29 de novembro, no Oi Futuro Flamengo

Instalações e games em realidade virtual serão os destaques deste ano da mostra FILE Anima+ Games Rio, que acontecerá de 3 a 29 de novembro, no Oi Futuro Flamengo. O visitante conhecerá um novo tipo de diálogo entre a arte e a tecnologia, com o uso dos óculos 3D. Uma novidade que promete deixar surpreso o público carioca. A mostra internacional terá ainda mais de 130 animações. A entrada e as atividades são gratuitas, programa para toda a família.

Com uma campanha de divulgação que tem como tema ‘The Van Goghs will go’ (Os Van Goghs irão), a mostra FILE Anima+ Games Rio trará ao Rio a instalação interativa The Night Café, do artista americano Mac Cauley. A obra, um tributo a Van Gogh que acaba de vencer o maior prêmio de conteúdo para óculos de realidade virtual (Platinum award da oculus Mobile VR Jam), será uma das grandes atrações.

Em formato de realidade virtual, será possível o visitante passear entre ambientes e objetos que inspiraram a pintura de Van Gogh, como um café parisiense e os icônicos girassóis. O auge da imersão estética ocorre quando o espectador fica frente a frente com o próprio artista.

Swing, das artistas Christin Marczinzik e Thi Binh Minh Nguyen, que também é uma instalação interativa, será outro ponto alto da exposição. A obra combina realidade virtual com o movimento de um balanço. O espectador entra em um mundo espetacular. Nele, tem-se a sensação de estar voando cada vez mais alto, cada vez mais livre, uma explosão de sentimentos.

O FILE Anima+ Games Rio, organizado e com curadoria geral de Paula Perissinotto e Ricardo Barreto, chega com muitas outras novidades. Além das instalações The Night Café e Swing, os visitantes poderão compartilhar a realidade virtual com o uso dos óculos 3D em nove games, para computadores e tablets. Ao todo a exposição reunirá 38 games.

“O FILE Anima+ Games Rio trará trabalhos da novíssima geração de artistas de vários países que apostam em poéticas que se expressam dentro do universo digital e questionam a setorização num mundo em que a digitalidade está cada vez mais interconectada”, analisa Maria Eugênia Mourão, curadora de Games.

A exposição Anima+ do FILE mostrará 99 animações de artistas inovadores, sem contar as obras que serão exibidas dos festivais parceiros. Haverá também a mostra Cutting Edge Animation com 21 animações do coletivo Aboveground Animation, além das seis animações premiadas pelo FILE Anima+ Award, prêmio entregue durante o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE São Paulo, que aconteceu em junho.

“As animações são consideradas uma nova cultura estética e uma nova forma de expressão artística. E o FILE está acolhendo a vanguarda desse diálogo da arte com a tecnologia”, explica a curadora de Animações, Raquel Olivia Fukuda.

O FILE Anima+ Games Rio conta também com festivais de animação como parceiros, que trazem uma seleção de obras premiadas. Este ano, participarão Japan Media Arts Festival, Be There! Corfu Animation Festival, SICAF, SIGGRAPH e Anima – ­ Córdoba International Animation Festival.

O FILE Anima+ Games Rio tem o patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura RJ, e conta com o apoio cultural do Oi Futuro.

A programação completa está em www.file.org.br.

SERVIÇO

FILE Anima+ Games Rio
Data: 03 a 29 de novembro de 2015
Local: Oi Futuro Flamengo – Rua 2 de Dezembro, 63 – Flamengo – informações: 31 (21) 3131-3060
Horário: terça a domingo, de 11h às 20h
Classificação etária: livre
A entrada e todas as atividades são gratuitas
Metrô: Estação Largo do Machado

MAIS INFORMAÇÕES

Geo Comunicação
21 2214.5221
Geisa Souto – 21 99943.5159
geisa.souto@geocomunicacao.com.br

FILE ANIMA+ GAMES RIO’

DESTAQUES

REALIDADE VIRTUAL

Mac Cauley – The Night Cafe – Estados Unidos

The Night Café é um ambiente imersivo de realidade virtual que permite que você explore o mundo de Vincent van Gogh em primeira mão. Reserve um momento para aproveitar seus icônicos girassóis em três dimensões ou andar em torno da cadeira que ele pintou em seu quarto para vê-la de outro ângulo. Adentre as cores vívidas direto da sua paleta.

Christin Marczinzik & Thi Binh Minh Nguyen – Swing – Alemanha

Swing transforma o sonho de voar em realidade. A utilização de um óculos 3D intensifica a experiência de balançar com a realidade virtual, criando uma aventura imersiva única que nos leva a um mundo feito de aquarela. Quanto maior a intensidade do balanço maior será a vivacidade das cores.

GAMES

Sarepta Studio – Shadow Puppeteer – Noruega

Shadow Puppeteer é a história de um menino e sua sombra que, uma vez separados, precisam aprender a trabalhar juntos através de manipulação de escuridão e luz. Este jogo é uma aventura cooperativa com enigmas: um jogador controla o menino; outro jogador, a sombra.

Loveshack Entertainment – Framed iOS – Austrália

Framed é um jogo de enigmas noir ganhador de diversos prêmios, onde você reorganiza os quadros de uma história em quadrinhos para mudar o desfecho da história.

FILE ANIMA+ AWARD

1. Etter Studio: Michael Frei & Mario von Rickenbach – Plug & Play – Suíça

PLUG & PLAY é um premiado jogo e curta-metragem para aparelhos digitais. Explore os sentimentos de criaturas antropomorfas que vão além da sexualidade e da reprodução: o amor. PLUG& PLAY é uma brincadeira surreal com plugues.

2. Agrawal – Shri Hanuman Chalisa 3D – Índia

Este filme musical faz uma tapeçaria visual para os versos de uma antiga composição espiritual indiana. O filme tenta ultrapassar os limites do nosso entendimento de fé e espiritualidade.

3. Mauro Carraro – Aubade – Suíça

O sol nasce negro em Leman Lake. Numa cena surreal retroiluminada, nadadores e pássaros testemunham o espetáculo da aurora, hipnotizados pela música de um violoncelista.

CUTTING EDGE ANIMATION

Lauren Gregory – Triptych – Estados Unidos

Usando a linguagem das antigas pinturas nas cavernas, a artista pinta com os dedos e trabalha rapidamente com óleos para registrar imagens de seus retratos de modelos vivos.

Curta!