Brit Bunkley

Godzone

FILE 2018 | VIDEOART
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

https://youtu.be/Q0qPmdxibQw

Abstract:
“Godzone” é um termo coloquial na Nova Zelândia – uma abreviação de “País de Deus”. O termo foi usado pela primeira vez na NZ como título de um poema sobre o país, escrito por Thomas Bracken em 1890.
Neste vídeo, a arquitetura industrial (pitoresca mas sinistra em sua decadência) compete com a impressionante paisagem neozelandesa renderizada em 3D. A filmagem real mistura-se à realidade alternativa em 3D de sobrevoos em ilhas semelhantes à Solaris, como a ruína de uma fábrica, continuando a um clipe de um parque da NZ, construído durante os programas de trabalho da Grande Depressão – uma paisagem única, rica em samambaias Ponga e sequoias. Em parte o Jurassic Park, em parte o norte da Califórnia.

Biografia:
Brit Bunkley é artista na Nova Zelândia. Exposições e mostras internacionais coletivas incluem White Box Gallery, em Nova York e Rencontres Internationales Paris/Berlin/Madrid, em Paris, no Centro Pompidou em 2012; Museu Nacional Reina Sofia, Madrid, Espanha, em 2013; Gaîté Lyrique e Haus der Kulturen der Welt, Berlin (2016); Athens Digital Arts Festival e FILE São Paulo 2017 e Festival Imagens Contre Nature 2017, Théâtre des Chartreux, Marselha, França. Foi premiado pelo Museu de Arte Moderna de Moscow em 2012, no «Now & After» Festival. Foi convidado novamente a integrar o «Now & After» Festival em 2018. Bunkley exibiu seu vídeo Ghost Shelter/6 em The Federation Square Big Screen, Channels Festival 2017, Melbourne. Finalizou uma instalação de vídeo em 2017, em colaboração com a artista sonora Susan Frykberg na Sarjeant Gallery, Whanganui, Nova Zelândia e uma instalação de vídeo/escultura no Auckland’s Te Uru Public Gallery no final de 2017. Seu vídeo Ghost Shelter/6 será exibido no Oberhausen Short Film Festival, Oberhausen, Alemanha, em 2018. Sua obra inclui uma mostra solo que deste vídeo, vídeos relacionados e escultura na Sarjeant Gallery, Whanganui, NZ, a ser apresentada em junho- agosto de 2018.