Bio Electric Dot: Diego Bonilla, Rodolfo Mata

FILE São Paulo 2022 | Videoarte
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

 

 

Acesse Big Data em inglês.
Acesse Big Data em espanhol.

 

Big data é um termo usado para descrever, em geral, a reunião de vastas quantidades de informação digital e seu processamento, por meio de técnicas computacionais sofisticadas, com o propósito de obter conhecimento. No caso de Big Data, o poema, o termo se refere à massiva coleção de informação pessoal disponibilizada online e
seu processamento para fins comerciais, especialmente iniciativas com fins lucrativos relacionadas a uma persuasão que se consegue por meio de conhecimento detalhado sobre os indivíduos, persuasão destinada a ser invisível.

Bio:

A Bio Electric Dot é composta por Diego Bonilla e Rodolfo Mata. Diego Bonilla fundou a revista literária “Péndulo” (1992-1996), que, começando em 1995, tornou-se a primeira publicação mexicana de seu tipo na internet. Em 1995, ele abriu a página Hipergraphia, em que publicou os poemas digitais “Autorretrato” e “Universales”, os primeiros do país a incorporar aleatoriedade, design gráfico e interatividade. “A Space of Time” (2003), composição hipermídia que inclui narração, poesia, cinema e navegação 3D, recebeu, entre outros prêmios, o correspondente à categoria internet/multimídia do XXVI Russian International Film Festival.

Rodolfo Mata é autor dos livros de poesia “Parajes y paralajes” (2008), “Temporal” (2008), “What to Say” (2011), “Our Name” (2015), “Double Nature” (2015) e do poema eletrônico “Silence Empty” (2014). Ele traduziu escritores e críticos brasileiros como Haroldo de Campos, Sebastião Uchoa Leite, Paulo Leminski, Rubem Fonseca, Dalton Trevisan e Antonio Candido e é coautor, com Regina Crespo, das antologias “Brazilian Essayists: Literature, Culture and Society” (2005) e “Some Brazilian Poetry 1963-2007” (2009, reeditado em 2014). Com Gustavo Jiménez, de 1996 a 2001, ele manteve a página de poesia mexicana Horizonte, a primeira antologia de poesia mexicana na internet.