Sigrun Höllrigl & George Chkheidze

NEXUS

FILE São Paulo 2022 | Vídeoarte
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

O trabalho é uma colaboração entre o diretor georgiano George Chkheidze e a artista Sigrun Höllrigl, com base em dois poemas dela.

Bio:
Sigrun Höllrigl estudou literatura e filosofia na Universidade de Vienna. É diretora do segundo maior festival de videopoesia do mundo com eventos satélites na Áustria e em outros países. Em 2015/2016 ela publicou dois romances chamados Odysseus X e The Camp. Também trabalhou em media arts e escreveu para jornais e revistas online. Com diversos artistas, realizou uma série de filmes-poemas majoritariamente baseados em seus próprios poemas, que foram exibidos em festivais internacionais.

Giga (George) Chkheidze, nascido em 1965 em Tbilsi, Georgia. Graduou-se no National Theater and Film School Tbilisi (camera) e na escola de música. Depois, trabalhou como diretor de fotografia no Georgian State Film Studio “Gruzia Film” e começou uma carreira como filmmaker independente. Desde 1993, tem realizado projetos de filmes independentes em Moscou, Londres, Berlim e Munique. Seus filmes foram exibidos em festivais internacionais (Int. Film Festival, Roterdã; The Film Society of Lincoln Center; Int. Short Film Festival, Oberhausen; Melbourne Int. Film Festival), no MoMa, Nova Iorque; na The Film Society of Lincoln Centre, Nova Iorque; nos Anthology Film Archives, Nova Iorque; assim como em vários canais de TV como ARTE, 3sat e ZDF.