Workshop FILE São Paulo 2014

Workshop Animação Light Painting
Fábio Yamaji

Abstract: Sobre Light Painting
A fotografia de light painting surgiu há extamente 100 anos, quando o casal Frank Gilbreth e Lillian Moller Gilbreth desenvolveu a técnica com finalidades científicas. Mas foi pelas mãos de artistas consagrados como Man Ray e Picasso que o light painting se tornou mais conhecido. Trata-se de fotos de longa exposição que registram desenhos feitos no escuro com uma lanterna.
Em 1998, com a popularização das câmeras fotográficas digitais, esta técnica ganhou movimento com recursos do cinema de animação, através dos artistas japoneses Kazue Monno e Takeshi Nagata – conhecidos conjuntamente como Tochka. Esta nova arte visual foi batizada pelo duo Piká Piká (onomatopeia de “piscar”, em japonês).
A Tochka esteve no Brasil em 2008, demonstrando e ensinando o Piká Piká no Festival Anima Mundi – ocasião em que o proponente da oficina tomou contato com a técnica.
Oficina: O objetivo é apresentar a técnica de Animação Light Painting, através de:
– análise de curtas autorais e aplicações em filmes por encomenda
– estudo de fundamentos básicos de animação
– orientação sobre equipamentos, configurações e espaços
– exercícios de ambientação
– produção de um curta original
Bio: Formado designer pela Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Mackenzie, Fábio Yamaji atua como animador, fotógrafo, diretor de filmes, montador e ilustrador. Animou duas centenas de trabalhos para Cinema, TV, internet e festivais, em produtoras como Trattoria di Frame, O2 Filmes e Paranoïd BR. Competiu 3 vezes no Festival de Animação de Annecy e ganhou 3 vezes o Anima Mundi, com os curtas ENGOLERVILHA, O DIVINO, DE REPENTE (mais 28 prêmios) e ORIGANIMA (vinheta). Também é professor de Animação Experimental na pós-graduação de Cinema da Universidade Anhembi Morumbi e co-fundador da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) – do qual faz parte da diretoria. Lecionou Animação nas faculdade IED Brasil e Universidade Mackenzie, e palestrou em eventos como Campus Party, Anima Fórum e Pecha Kucha. Possui empresa própria, a Skerzo Cinema.