Workshop FILE São Paulo 2017

Gabriel Menotti | Brasil
Pequenos monumentos: Digitalização de artefatos e memória afetiva:

Nessa oficina, os participantes devem se familiarizar com técnicas de escaneamento 3D, tanto para a apropriação de artefatos digitais quanto para a realização dos seus próprios, empregando um sistema de escaneamento 3D baseado em fotografia. Buscamos explorar como essas tecnologias podem ser utilizadas em contraposição às grandes narrativas históricas, como modo de comunicar memórias afetivas e preservar artefatos e lugares importantes na história de cada um.

BIO
Gabriel Menotti é professor adjunto do Departamento de Comunicação da UFES. Atua como curador e pesquisador nas mais variadas formas de cinema, e é PhD em Media and Communications pelo Goldsmiths
College (Universidade de Londres) e doutor em Comunicação em Semiótica pela PUC-SP. É autor de “Através da Sala Escura” (Intermeios, 2012), uma história da exibição cinematográfica a partir da perspectiva do VJing, e coeditor (com Virginia Crisp) de “Besides the Screen: Moving Images Through Distribution, Promotion and Curation” (Palgrave, 2015) e (com Marcus Bastos e Patrícia Moran) de “Cinema Apesar da Imagem” (Intermeios, 2016).