Workshop FILE São Paulo 2017

Faiyaz Jafri | Holanda
Neoarquétipos:
A Apropriação e a Transcendência de Referências Pop no Ciberespaço

Os participantes deste workshop têm a oportunidade única de conferir o processo de Jafri de desenvolver narrativas em histórias animadas e sua estética pessoal em CGI: Hyper-Unrealism (hiper-não-realismo). Sob o guia do artista, os participantes desenvolvem histórias animadas usando referências pop de mídia de massa e cultura popular global como uma abreviação visual, e combinam estes com arquétipos locais, assim, explorando os limites da ambiguidade e legibilidade das mitologias e ícones locais e internacionais, bem como a transição do dialeto visual para a linguagem visual.
O resultado é um curta animado ambíguo na narrativa, mas universalmente legível. Uma narrativa neoarquetípica prestada no hiper-realismo.

BIO
Faiyaz Jafri (1968) nasceu e cresceu na Holanda rural tendo descendência holandesa e paquistanesa. Estudou na Universidade Técnica de Delft (MSc) e é autodidata como artista de animação e compositor
de música. Seu trabalho foi exibido na forma de impressão, pinturas, instalações de vídeo, animações e esculturas de tamanho natural em todo o mundo.
Os premiados filmes de Jafri já foram exibidos em festivais e museus de prestígio, incluindo sua palestra inesquecível no CutOut Fest 2015. Trabalhou para clientes comerciais como IBM, Coca Cola e Ford.