Patrício Gonzalez Vivo

Mesa del Tiempo: Kaleidoscope

Abstract:
Na cultura lúdica atual, vemos a coexistência de nosso legado de jogos tradicionais com tecnologias de ponta. Este rico encontro entre o passado e o “futuro” suscita novas questões empolgantes sobre como jogamos, ou brincamos, e que tipo de papel o jogo tem em nossa sociedade. O ato de jogar, ou brincar, pode ser examinado através de diferentes teorias e perspectivas. Psicanalistas pós-freudianos o consideram não só como um meio potencial para o inconsciente se manifestar, mas como um espaço singular entre realidade e fantasia, no qual se pode cometer erros sem consequência e regras podem ser mesclada de acordo com a imaginação. Isso é uma capacidade essencial para pensar e explorar diferentes pontos de vista e maneiras de ver o mundo, que constituem o arcabouço básico de uma sociedade democrática. Assim, o foco deste projeto é como ato de jogar pode nos levar a descobrir padrões culturais e sociais e, ao mesmo tempo, criar um playground para explorar novas dinâmicas e maneiras de pensar. A partir desses questionamentos, “Mesa Del Tiempo” foi originalmente projetada para o Museu do Brinquedo San Isidro (Buenos Aires, Argentina), com o intuito de desenvolver novas configurações para jogos tradicionais usando tecnologia de ponta. Cada uma das diferentes instalações (Shadows, Kaleidoscope, Simon e Oca, entre outras) propõe novos modelos de jogo. Aquelas selecionadas para o Festival FILE (Shadows e Kaleidoscope) também têm dinâmicas simples e transparentes que dão bastante liberdade para que os usuários explorem a relação entre autoexpressão e organização social Créditos: – Autor e desenvolvedor: Patricio Gonzalez Vivo – Produzido a pedido do Museo del Juguete San Isidro, Argentina Mesa del Tiempo: Kaleidoscope Esta instalação é baseada no caleidoscópio, o popular e antigo brinquedo óptico, que ela recria e transforma para que múltiplos usuários possam interagir entre si em um divertido diálogo estético. Ela convida à exploração de diferentes composições de texturas e cores por meio do uso de blocos simples de madeira com formatos variados. Quando cada um desses elementos geométricos toca a superfície da mesa, uma textura é fixada virtualmente e então projetada sobre a mesa. Há uma área triangular rotatória que espelha tudo dentro dela. Assim como em um caleidoscópio real, as imagens se repetem ao redor da mesa. A instalação “Kaleidoscope” foi projetada para colocar esse brinquedo óptico tradicional no campo lúdico contemporâneo, atualizando-o para que haja diversos jogadores simultâneos, e com isso revelando as múltiplas visões e possibilidades viáveis através da colaboração.

Biography:
Patricio Gonzalez Vivo é um psicólogo clínico especializado em terapia com artes expressivas e projetos interativos focados em levar tecnologias avançadas para espaços onde a criatividade e o espírito lúdico possam transformar pessoas. Trabalhar na interseção de ciências humanas, artes e tecnologia lhe deu a chance de participar de importantes projetos, eventos (DigitalCamp Rosario & Santa Fe, Tecnópolis), midialabs (Interctivos na EFT Telefónica e CCEBA MediaLab), workshops de arte-terapia (alguns para crianças com deficiência mental) e universidades (professor na USAL, UP e IUNA). Nesse processo, ele aprendeu a criar soluções inusitadas e a concretizar qualquer ideia através do trabalho em equipe. Do ponto de vista técnico, tem experiência com linguagens de complexidade variada como C, C++, Java e AS3, e com muitas estruturas de aplicação artística como GLSL Shaders, Cinder, openFrameworks, Processing e Arduino, o que o levou a dominar várias bibliotecas relacionadas a interfaces naturais (OpenGL, OpenCV, openNI, Box2D e AssImp, entre outras). Seu conhecimento profundo de OS baseado em Unix (Linux, MacOS e iOS) também lhe permite criar sólidos softwares personalizados.