FILE 2013 – Instalação

Ralph Kistler & Jan M. Sieber – Monkey Business

Abstract:
Um macaco fofo de brinquedo está pendurado em uma parede na posição de um exercício de aquecimento. Com um cumprimento simpático, o boneco começa a reagir aos movimentos do visitante e imediatamente imita cada gesto com seus braços, pernas, cabeça e tronco. Você pode deixar o macaco atuar tranquilamente ou convidá-lo para uma dança maluca.
Porém, de uma maneira sutil, o macaco pede outro movimento que você nunca fez. Ao entrar no jogo, você vai perder o controle inconscientemente e, após o encontro sedutor, você talvez comece a questionar: Qual é o lance desse macaco? Quem manipula quem?

Biography:
Ralph Kistler (1969, Munique/Alemanha) mora e trabalha em Munique e Tenerife (Espanha).
Ele se interessa pela observação dos fenômenos da sociedade atual tendo por referência aquilo que o cerca e sua vida pessoal, a fim de questionar situações cotidianas com obras de arte ambíguas e muitas vezes irônicas. Para criar suas instalações, ele trabalha com vídeo, eletrônica, interatividade e objetos cinéticos. Seus trabalhos participaram de exposições e festivais como o Piksel Festival em Bergen, o Transmediale em Berlim e o Japan Media Arts Festival em Tóquio.

Jan M. Sieber (1975, Heilbronn/Alemanha) mora e trabalha em Weimar (Alemanha). Ele é um artista e inventor cujas instalações com novas mídias e performances exploram os fenômenos, impactos, possibilidades e disfunções de interfaces multimodais de humanos e máquinas.
Em Weimar ele dirige o escritório de engenharia interactions.cc voltado a mídias interativas. Seus trabalhos e exposições com curadoria já foram mostrados na Alemanha, França, Espanha, Itália, Países Baixos, Japão e China.

Monito (2011, Guía de Isora/Espanha) mora em Weimar (Alemanha) e não precisa trabalhar.
Ele adora dançar e enganar as pessoas. Desde o lançamento de sua obra de sucesso “Who pulls the strings?”, ele passa a maior parte do tempo saindo com outros macacos ou pendurado em paredes mundo afora, só aprontando estripulias.