FILE SÃO PAULO 2015 – INSTALAÇÃO

Alexandra Dementieva – Breathless

Abstract:
Um computador busca todas as palavras relacionadas ao medo (na primeira escultura) e ao desejo (na segunda escultura) no RSS e web feed. Cada palavra encontrada é impressa em um visor de LED. Os frisos que cercam o observador reagem à informação, iluminando-se num movimento que parte da base e vai até o topo conforme os resultados encontram um par nas palavras que se alternam. Quanto mais acertos, mais a luz se propaga para além das manchetes fugazes e das notícias tendenciosas do momento, enquanto os observadores tentam recuperar o fôlego dentro desses corpos tecnológicos.
O espectador pode entrar na cabine, onde há um sensor de velocidade do ar. Quando ele ou ela sopra no sensor, o padrão das luzes muda e as palavras no visor começam a desaparecer, o que dá espaço para um grupo sem sentido de caracteres e letras. O simples ato de respirar se torna visível e importante como uma resistência simbólica ao poder da mídia para as massas.

CRÉDITOS
Programação / engenharia – Aleksey Grachev, Sergey Komarov, sensor – Interface –Z
Produção: VGC (Vlaamse Gemeenschpscomissie) (BE), Cyland MediaMab (RU/US/Lituânia), Adem vzw (BE)
Com apoio do Ministério Belga da Cultura

Biography:
O principal interesse de Alexandra Dementieva como artista é usar psicologia social, teoria da autopercepção e comportamentalismo em suas instalações, assim como o desenvolvimento de uma narração de filme através do ponto de vista de uma câmera subjetiva. No coração de seu trabalho há uma ideia claramente definida de interação entre o espectador e a obra de arte, que surge com tecnologia de ponta para criar gamas interativas visuais e sonoras.