Leo Nuñez

Game of life

Abstract:
Esta obra faz parte de uma série de projetos que se pautam na possibilidade de intervir em sistemas complexos a partir da integração do espectador como elemento perturbador do comportamento desses sistemas. “Game of life: Sistema intervenido” incorpora o espectador, que pode intervir nesse algoritmo de vida artificial, modificando o estado da obra e o comportamento do sistema. Durante muito tempo as ciências se preocuparam com a explicação e a reprodução da vida. Exemplo disso é a vida artificial. Na atualidade a ciência deixou de apenas buscar atingir esses objetivos e passou a propor a intervenção da natureza. Este trabalho se pauta nessas questões, não se restringindo à criação de padrões de vida artificial e sim propondo a intervenção do próprio sistema, atingindo, assim, estados emergentes dentro do sistema por meio da intervenção de agentes externos a ele.

Biography:
Nascido em 1975 em Buenos Aires, Argentina. Estudou sistemas de engenharia e projeto de imagem e som. Atualmente termina uma graduação em artes eletrônicas na UNTREF (Universidade Nacional Tres de Febrero, Buenos Aires). Trabalha como professor no IUNA (Instituto Universitario Nacional del Arte), em temas como workshops de programação e arte eletrônica, e em workshops na UNTREF. Ganhou o terceiro prêmio do MAMBA (Museu de Arte Moderna de Buenos Aires) e Limbo na categoria Projeto Experimental Multidisciplinar (2006), com a obra “Dispersiones”, e o segundo prêmio com a obra “Espacio Cambiario” (2009). Recebeu o terceiro prêmio no VIDA 10.0 (2007) dado pelo Espacio Fundación Telefónica, com sua obra “Propagations”, na categoria Projetos, e também ganhou um prêmio na categoria Incentivo a Produções Ibero-americanas com a obra “Infectos” (2009). Participou de cerca de 11 exposições nacionais e quatro internacionais, incluindo América Latina, América do Norte e Europa