Teoria Digital: dez anos do FILE Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Concepção: Paula Perissinotto e Ricardo Barreto
Coordenação: Paula Perissinotto
Organização: Eliane Weizmann
Tradução: Cícero Silva, Jane de Almeida, Olga Regina Raphaelli e Luiz Roberto Mendes Gonçalves
Revisão, Glossário e Índice Onomástico: Gabriela Degen
Projeto Gráfico: ps.2 arquitetura + design Fábio Prata, Flávia Nalon e Guilherme Falcão
Ano: 2010
Páginas: 424

PARTE 1 – TEORIA Pensar, produzir, preservar e potencializar a estética DIGITAL: “Cultura da Imanência” por Ricardo Barreto; “O Sujeito-Projeto: Metaformance e Endoestética” por Claudia Giannett; “A Aura do Digital” por Michael Betancourt; “A Perenidade da Inconstância: o Desafio de Preservar o Imaterial” por Paula Perissinotto; “Curando (n)a Web” por Steve Dietz; “Fechando a Questão dos Bits: Arte Digital e Propriedade Intelectual” por Richard Rinehart; “Teoria dos Nurbs” por Lev Manovich; PARTE 2 – TEORIA A ecologia, os entraves, a alma e as rupturas do ambiente DIGITAL: “A Anarco Cultura” por Ricardo Barreto; “A Máquina Viral Universal – Bits, Parasitas e Ecologia da Mídia na Cultura de Redes” por Jussi Parikka; “Libertando-se da Prisão” por Theodor Holm Nelson; “Estudos do Software” por Noah Wardrip-Fruin; “Estudos do Software” por Lev Manovich; “Os Fins dos Meios” por Cicero Inácio da Silva; PARTE 3 – TEORIA A expansão, a resolução, a definição e a fidelidade do cinema DIGITAL: “A Hiper-cinematividade” por Ricardo Barreto; “Efeitos de Escala” por Lev Manovich; “Oito Milhões de Pixels em Imagens de Quatro Kilates: 4k” por Jane de Almeida; “Why Fi? Fidelidade 4k na Cidade Escalonável” por Sheldon Brown; PARTE 4 – TEORIA “Mundo-de-brincadeira-mundo-de-não-brincadeira”: o jogar DIGITAL: “Brincando e Jogando: Refexões e Classifcações” por Bo Kampmann Walther; “Jogos e Vida: a Emergência do Lúdico na Cibercultura” por Fabiano Alves Onça; “Novas indústrias Culturais da América Latina ainda Jogam Velhos Jogos: da República de Bananas a Donkey Kong” por Jairo Lugo, Tony Sampson e Merlyn Lossada; “The Gaming Situation 2.0” por Markku Eskelinen; PARTE 5 – TEORIA Máquina de criatividade: a música, o teatro, a poesia e a literatura como criação DIGITAL: “Da Crítica aos Jogos da Criatividade na Era Digital” por Ricardo Barreto; Música Visionária: Notas de Percurso (em memória de Robert Moog”)por Vanderlei Lucentini; “On the Record: Notas Para Errata Erratum – Projeto Duchamp Remix no Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles (MOCA)” por Paul D. Miller, ou DJ Spooky that Subliminal Kid; “Pos-Teatro: Performance, Tecnologia e Novas Arenas de Representação” por Renato Cohen; “Poesia [DIGITAL]: Ars Combinatória” por Lucio Agra; “Interpoesia e Interprosa: Escrituras Poéticas Digitais” por Wilton Azevedo; “Manifesto Mediamático por uma [Proto-arte] Vebvirtual” por Artur Matuck; “Arte e Tecnologia: uma História Porvir Paula Perissinotto”; Websites e catálogos: 2000 – 2009; Glossário de termos; Índice onosmático.

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