Jarbas Jácome
Crepúsculo dos Ídolos
Abstract:
“Pois o que é liberdade? Ter a vontade da responsabilidade por si próprio. Preservar a distância que nos separa.” F.W. Nietzsche, In: Crepúsculo dos Ídolos, 1888 (Tradução de Paulo César de Souza) A instalação “Crepúsculo dos Ídolos” proporciona ao visitante uma experiência sensorial com a TV de uma maneira diferente da qual estamos acostumados no dia-a-dia. Nesta instalação em vez de tele-espectador passivo, o visitante pode exercer um controle sobre a imagem que está sendo transmitida por uma das redes de televisão de canais abertos naquele momento, apenas com sua voz, ou produzindo qualquer outro tipo de som. Esse controle consiste em um mecanismo de interação que distorce a imagem das TVs através de efeitos visuais cuja intensidade varia de acordo com o som que o visitante produz com sua voz capturada por um microfone. Esses efeitos são sintetizados até um dado instante em que a própria imagem do visitante (capturada discretamente por uma câmera) aparecerá nas telas das TVs. A instalação consiste em uma sala escura com 5 televisões ligadas em um mesmo canal aberto, sem áudio, apenas transmitindo a imagem da programação normal que estiver sendo exibida no momento. Por exemplo, pela noite, às 20:30, as TVs estarão exibindo a “novela das oito”. À frente das TVs haverá um microfone em um pedestal. Uma luz direcional branca (única luz da sala além das TVs) vindo do teto em direção ao microfone iluminará quem se posicionar em frente ao microfone. A posição do microfone, o silêncio e escuridão da sala e a luz spot funcionarão como um convite ao visitante para que este experimente falar algo ao microfone. Caso isso ocorra, a intensidade do som capturado pelo microfone controlará um efeito de distorção nas imagens das TVs, como por exemplo, saturação, estouro ou inversão das cores, deformação da imagem, ruído na imagem, etc. Quanto mais alto o som produzido pelo visitante maior será a intensidade do efeito provocado na imagem que será a mesma para as 5 TVs. Caso o visitante ultrapasse 3 segundos produzindo sons sem parar, a imagem das TVs, que no momento é a imagem do canal atual distorcida pelo som, será subitamente substituída pela imagem do próprio visitante. A imagem do visitante continuará aparecendo até que o mesmo pare de produzir o som por um intervalo de tempo que ultrapasse 5 segundos, voltando a ser exibido em cada TV, a imagem do canal, como antes. Assim, sempre que o visitante produzir um som continuamente por mais de 3 segundos, as TVs passarão a exibir sua imagem. E sempre que, depois disso, o visitante interromper o som por mais de 5 segundos sua imagem desaparecerá e será substituída pela imagem do canal. Este mecanismo de interação para processamento audiovisual integrado em tempo real é possível com o uso do software ViMus, trabalho de pesquisa vencedor do “Rumos – Arte Cibernética, Instituto Itaú Cultural”, desenvolvido pelo próprio autor da obra para seu mestrado em Ciência da Computação.
Biography:
Músico e mestre em Ciência da Computação pelo Cin-UFPE, pesquisando sistemas de tempo real para processamento audiovisual. Recebeu o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia 2009 e o Prêmio Rumos Itaú Cultural Arte-Cibernética 2007. Participou dos seguintes eventos: FILE-RIO 2009, FILE-SP 2008, Arte.Mov 2009, On_Off 2009, Zona Mundi 2009 e Emoção Art.ficial 4.0. Sua graduação e mestrado resultaram no software livre ViMus. Foi guitarrista da banda Negroove e do coletivo re:combo.