Julian Oliver

levelHead

Abstract:
levelHead é um jogo de memória espacial que se inspira nos “Brinquedos filosóficos” da Europa dos séculos 18 e 19 e nos sistemas de memória (“memori loci”) dos antigos gregos. levelHead usa um cubo plástico sólido como única interface. Na tela, parece que cada face do cubo contém uma pequena sala, cada qual é logicamente conectada por portas. Numa dessas salas há um personagem. Ao inclinar o cubo, o jogador dirige esse personagem de sala em sala, numa tentativa de encontrar a saída. Algumas portas não levam a lugar nenhum e enviam o personagem de volta à sala onde começou, um truque criado para desafiar a memória espacial do jogador. Que porta pertence a que sala? Há três cubos (níveis) ao todo, cada qual ligado por uma única porta. Os jogadores têm a meta de mover o personagem de sala em sala, de cubo em cubo, na tentativa de encontrar a porta de saída final dos três cubos. Se encontrar, o personagem parecerá deixar o cubo, caminhar sobre a mesa e desaparecer. Aí o jogo recomeça.

Biography:
Julian Oliver é um artista nascido na Nova Zelândia, desenvolvedor de software livre, professor e escritor ocasional, sediado em Madri, Espanha. Ele apresentou trabalhos e obras de arte em muitos eventos e conferências internacionais sobre arte eletrônica. Julian deu diversos workshops e aulas sobre design de jogos, desenvolvimento artístico de jogos, arquitetura virtual, design de interfaces, realidade aumentada e práticas de desenvolvimento de código aberto em todo o mundo.