Interactive Media Foundation & Filmtank, co-created with Artificial Rome
Inside Tumucumaque
FILE São Paulo 2019
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
A área de preservação ambiental Tumucumaque, localizada no norte do Brasil, está ameaçada. A experiência interativa em VR (realidade virtual), ‘Inside Tumucumaque’, nos coloca em uma clareira dentro da floresta amazônica, onde podemos descobrir e explorar diferentes aspectos da região. É possível mergulhar no ecossistema da floresta e entrar na vida de morcegos-vampiro, jacarésaçus, harpias, aranhas-golias devoradoras-de-pássaros ou dos sapos venenosos dendrobatidae. Vivenciamos os sentidos dessas criaturas através da visão e do tato, sendo a investigação científica interpretada e transmitida ao público de forma divertida e interessante.
A experiência nos faz entender a beleza e vulnerabilidade do inigualável ecossistema da floresta Amazônica, além de nos proporcionar um encontro com as habilidades extraordinárias das criaturas que ali habitam. As espécies evoluíram para se adaptar ao meio ambiente, com modos de vida e percepções tão variados quanto complexos.
Bio
O Interactive Media Foundation trabalha com temas complexos de forma a encantar tanto especialistas quanto leigos, e consta com inúmeras premiações pelo mundo da arte e mídia. A Fundação é responsável pela ideia original, desenvolvimento da história, conceito e produção
Filmtank é especialista em formatos documentais, iniciou no Deltas Project com documentários para TV e a experiência em Realidade Virtual (VR) Inside Tumucumaque.
Artificial Rome recebeu muitos prêmios por sua fusão entre estética e tecnologia em experiências sensoriais. Os próprios artistas da companhia são responsáveis pelo projeto cênico, figurinos, desenvolvimento conceitual e implementação técnica.
‘Inside Tumucumaque’ é um projeto da Interactive Media Foundation & Filmtank, co-criado junto a Artificial Rome. Em cooperação com Museum für Naturkunde, Berlin. Fundado por MFG Baden-Württemberg & Medienboard BerlinBrandenburg.
A apresentação no FILE recebeu suporte do Goethe -Institut.
Créditos ‘Inside Tumucumaque’