Eduardo Reck Miranda
Sounding Qubits
FILE 2024 | Quântico
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Eduardo Reck Miranda – Sounding Qubits – Brasil
Embora tenha aprendido instrumentos musicais clássicos desde a infância, a ferramenta preferida de Eduardo Miranda para compor é o computador. O pesquisador tem se aprofundado em inteligência artificial e métodos inovadores de computação para composição há algum tempo, dado que oferecem insights e ideias frescas além das suas próprias.
Um computador quântico lida com informações codificadas como qubits. Um qubit é para um computador quântico o que um bit é para um digital: uma unidade básica de informação. No hardware, os qubits existem no mundo subatômico. Eles estão sujeitos às leis da mecânica quântica.
Os computadores quânticos são como versões superpotentes dos computadores digitais clássicos. Enquanto um computador digital processa dados de forma linear e passo a passo, um computador quântico pode explorar muitas possibilidades ao mesmo tempo.
Operar um computador quântico requer diferentes formas de pensar sobre a codificação e o processamento de informações. É daqui que os compositores podem tirar grande proveito. Essa tecnologia está destinada a facilitar o desenvolvimento de formas sem precedentes de criar música.
Bio
Compositor que trabalha na interseção entre música, ciência e novas tecnologias. Sua formação como cientista em inteligência artificial e compositor clássico com envolvimento inicial em música pop avant-garde informa sua música distintiva. Ele compôs para BBC Radio 3, BBC Concert Orchestra, BBC Singers e Scottish Chamber Orchestra. É professor na Universidade de Plymouth e pesquisador associado na Quantinuum, onde explora composição musical com computadores quânticos.