Gabriela Barreto Lemos
Fotografia Quântica
FILE 2024 | Quântico
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica
Gabriela Barreto Lemos – Fotografia Quântica – Brasil
Técnica de fotografia quântica que permite registrar imagens sem que a luz passe pelo objeto.
Tipicamente, um feixe de luz interage com um objeto; nesse mesmo feixe é formada a imagem daquele objeto, que é registrada numa câmera, num papel ou diretamente no olho. Esta pesquisa utilizou dois feixes de fótons entrelaçados quanticamente. Um fóton infravermelho foi direcionado para uma placa de silício gravada com a imagem de um gato. O outro fóton, vermelho, foi enviado em trajetória diferente, não passou pela placa de silício e foi detectado por uma EMCCD (electron-multiplying charge-coupled device – uma câmera fotográfica com sensibilidade para luz com intensidade muito baixa). A imagem da gravura do gato foi registrada pela câmera, que apenas detectou a luz vermelha, que não tocou a gravura. É a primeira vez que uma imagem é capturada num feixe de luz que não interagiu com o objeto que produziu a imagem.
O experimento, liderado pela pesquisadora Gabriela Barreto Lemos, foi realizado no Institut für Quantenoptik und Quanteninformation em Vienna, 2014.
A técnica tem potencial para aplicações na captação indireta de imagens, da medicina à computação quântica.
Bio
Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil, cujo foco de pesquisa é em óptica quântica, com ênfase em fundamentos quânticos, imagens quânticas e informação quântica. Além disso, está envolvida em projetos criativos interdisciplinares e na promoção da inclusão e diversidade na ciência.
Créditos
Gabriela Barreto Lemos
Vienna Center for Quantum Science and Technology
Institut für Quantenoptik und Quanteninformation
Group of Anton Zeilinger