FILE 2026 – Inscrições Abertas para Festival de Arte e Tecnologia
Estão abertas as inscrições para participação no FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica 2026, um dos mais importantes eventos dedicados à arte e tecnologia. O FILE convida artistas brasileiros e estrangeiros, assim como pesquisadores, educadores e criadores, a submeterem obras artísticas autorais e propostas educativas — palestras, workshops e ações formativas — voltadas às poéticas tecnológicas contemporâneas.
As inscrições estão abertas até 19 de fevereiro de 2026.
Com 26 anos de atuação, o FILE é uma organização cultural sem fins lucrativos dedicada à promoção da criação, pesquisa e experimentação em Arte e Tecnologia, reunindo artistas, cientistas, programadores e pensadores em torno de exposições, eventos e publicações. Os projetos selecionados integrarão a programação do FILE 2026, prevista para acontecer no Centro Cultural FIESP, em São Paulo, entre 18 de agosto e 11 de outubro de 2026, com possibilidade de desdobramentos em atividades paralelas em outros estados do Brasil.
A chamada acolhe propostas nas mais diversas linguagens e formatos, destinadas a ambientes internos ou externos, nas quais a experiência estética emerge do encontro entre interfaces, dados, espaço e corpo. O FILE 2026 busca projetos que proponham novas formas de percepção, interação e reflexão crítica e poética, ampliando o debate sobre os impactos estéticos culturais, sociais e sensoriais das tecnologias contemporâneas.
Acesse o formulário de inscrição.
FILE 2026 | REGULAMENTO GERAL
1. Introdução
1.1 O FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – é uma organização que difunde arte, tecnologia e inovação desde o ano 2000, por meio da realização de exposições, oficinas e encontros que buscam promover as apropriações das ferramentas tecnológicas na produção artística. Com exposições anuais em São Paulo, edições no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Maranhão e Curitiba, além de participações em exposições internacionais, o FILE constitui o maior evento de arte e tecnologia na América Latina.
1.2 O Edital do FILE 2026 dá continuidade aos processos seletivos anuais do festival, que convida artistas e pesquisadores a submeterem obras de arte originais e projetos educacionais em Arte e Tecnologia para participarem das exposições do FILE.
1.3 Esta convocatória oferece oportunidades de participação no Festival Internacional da Linguagem Eletrônica 2026, que ocorrerá no Centro Cultural FIESP, em São Paulo, sendo a montagem durante o período provável de 24 de julho a 16 de agosto de 2026 e o período expositivo de 18 de agosto a 11 de outubro de 2026. Também possibilita a colaboração em eventos paralelos a serem realizados em diferentes estados do Brasil.
1.6 Para participar de todos os programas, é necessário preencher a ficha de inscrição, estando de acordo com o Regulamento Geral do FILE 2026. A inscrição é gratuita.
2. OBJETIVO
Este Regulamento tem como objetivo a seleção de obras de Arte e Tecnologia para exposições realizadas pelo FILE, incluindo, mas não se limitando à edição de 2026, bem como outras edições futuras, com o consentimento do artista. Além disso, as obras selecionadas também podem ser consideradas para inclusão nos programas associados FILE Led Show e FILE Workshop, com a devida autorização do artista. O edital é organizado pelo FILE FESTIVAL INTERNACIONAL DE LINGUAGEM ELETRÔNICA, inscrito no CNPJ sob o nº 03.659.709/0001-91 (Organizadora).
2.1 Estão presentes neste Regulamento os termos e condições que regem a participação no FILE 2026. Recomendamos a leitura, com a máxima atenção, de cada item dos termos e condições que seguem, sendo que sua aceitação integral é essencial para a participação das exposições do FILE 2026.
3. DOS FESTIVAIS
Em 2026, o FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica amplia e reconfigura sua estrutura curatorial, desdobrando-se em múltiplos eixos e festivais dedicados às diversas áreas da Arte e Tecnologia contemporânea. Essa expansão visa contemplar tanto os suportes e linguagens em constante desenvolvimento quanto a incorporação da inteligência artificial às categorias já consolidadas do campo. Diante dessa organização, os proponentes são convidados a identificar a área de afinidade conceitual e técnica de sua obra no momento da inscrição, contribuindo para uma avaliação curatorial mais precisa e coerente com os contextos expositivos e programáticos dos festivais, que abrangem: Arte Interativa; Arte Pública; Inteligência Artificial; Robótica; Novas Interfaces; Realidade Aumentada; Realidades Virtuais; Jogos Digitais e AI; Animação Digital e IA; Cinema Digital e IA; Vídeo Digital e IA; Instalações Sonoras; Vídeo Música; Música Eletrônica Erudita; Música Pop-Eletrônica; Música e IA; Paisagem Sonora; Maquinemas; Arquitetura Digital e sistemas discretos; Moda Digital e IA; Dança Digital e IA; Design Digital e IA; Performances; Workshops; Oficinas; Palestras; Outros.
CLUSTER DE FESTIVAIS:
1 – Festival de Arte e Tecnologia | Instalações: sistemas artísticos, indoor ou outdoor, em que a experiência estética emerge da relação dinâmica entre interface, dados, ambiente e corpo. Tecnologias digitais, tecnologias com inteligências artificiais, tecnologias de metamaterais, tecnologias randômicas, sensores, algoritmos e sistemas responsivos são empregados pelo artista como elementos estruturais da obra, que se completa no encontro entre obra e participante.
2 – Festival de Arte Robótica e IA: sistemas mecânicos, autônomos e inteligentes como agentes estéticos. As obras exploram movimento, comportamento e interação entre humanos e máquinas. Sensores, atuadores e inteligência artificial estruturam a experiência. Essas criações levantam questões sobre autonomia, vida artificial e ética tecnológica. A máquina torna-se presença sensível no espaço artístico.
3 – Festival de Realidade Aumentada e Virtual: reúne práticas de imersão em ambientes tridimensionais simulados e expandem a percepção da realidade por meio da sobreposição de camadas digitais ao espaço físico. As obras utilizam dispositivos móveis, óculos e interfaces espaciais para inserir objetos virtuais, narrativas e dados no mundo real ou transportar o público para universos digitais sensoriais e interativos. Essas linguagens tensionam os limites entre o material e o informacional, explorando intervenções sutis ou monumentais, criando multidimensionalidade no ambiente. Questões de presença, corpo, narrativa, memória, vigilância e mediação tecnológica são centrais, configurando um campo fértil de investigação estética e crítica sobre as formas contemporâneas de habitar e perceber o espaço.
4 – Festival de Games | Jogos Digitais e Jogos IA: exploram interatividade, regras e narrativas como elementos estéticos. Essas obras vão além do entretenimento, propondo experiências críticas, poéticas ou experimentais. Mecânicas de jogo tornam-se dispositivos conceituais. Tecnologias gráficas, inteligência artificial e sistemas interativos estruturam a experiência. O jogador é coautor da obra, participando ativamente de sua construção e interação.
5 – Festival de Animações | Animações Digitais e Animações IA: investigam o movimento como linguagem expressiva, utilizando ferramentas computacionais e estéticas experimentais. As obras podem explorar narrativas abstratas ou figurativas, muitas vezes híbridas com dados, algoritmos e simulações. A tecnologia amplia as possibilidades formais e temporais da animação. Trata-se de um campo que articula arte, cinema e computação gráfica. O movimento torna-se um meio de pensamento visual.
6 – Festival de Cinema Digital e Cinema IA: inclui produções que exploram novas estéticas, narrativas e processos viabilizados pelas tecnologias digitais e tecnologias de inteligência. Essa linguagem questiona noções tradicionais de autoria, montagem, roteiro e direção, propondo novas formas de cinema expandido e computacional. O cinema deixa de ser apenas representacional para tornar-se processual e adaptativo. Trata-se de um campo emergente que articula estética, tecnologia e reflexão crítica sobre o futuro das imagens em movimento e múltiplas narrativas. As obras podem explorar também algoritmos de aprendizado de máquina, modelos generativos e automação como agentes ativos na construção da imagem, do som e da dramaturgia.
7 – Festival de Música Eletrônica e IA: reúne campos interligados da arte sonora contemporânea, nos quais o som e a tecnologia operam como elementos estruturantes da experiência estética. Essas abordagens exploram o som como matéria espacial, sensorial e conceitual, articulando escuta ativa, presença corporal e relações sinestésicas entre áudio e vídeo, por meio de sistemas digitais, processos de inteligências generativas, algoritmos, gravações de campo e performances audiovisuais.
8 – Festival de LED SHOW: programação dedicada à exibição de obras digitais concebidas especificamente para a Galeria de Arte Digital, painel de LED localizado na fachada do edifício FIESP, Avenida Paulista, 1313. O festival investiga a relação entre imagem em movimento, luz, arquitetura e cidade, explorando o potencial expressivo dos dispositivos luminosos como meio artístico. As obras dialogam com a tridimensionalidade das fachadas, a escala urbana e os fluxos do espaço público, transformando o edifício em suporte narrativo e sensorial. Ao integrar tecnologia, arte e contexto urbano, o LED SHOW propõe experiências visuais imersivas que reconfiguram a percepção do espaço coletivo e ampliam o campo do audiovisual contemporâneo. Download das especificações técnicas do FILE Led Show.
9 – Festival de Vídeo Digital e IA: explora linguagens experimentais, além das narrativas tradicionais. As obras poderão utilizar edição digital, manipulação de imagem, processos computacionais e tecnologias de inteligência.
10 – Festival de Arquitetura Digital e IA: investiga o uso de tecnologias computacionais na concepção, visualização e experiência do espaço. As obras podem envolver ambientes virtuais, simulações, fachadas digitais, instalações arquitetônicas interativas e sistemas discretos. Algoritmos e dados tornam-se ferramentas projetuais. Trata-se de uma prática que articula arte, arquitetura e tecnologia.
3.1. DOS WORKSHOPS E OFICINAS
As oficinas do programa FILE WORKSHOP promovem a disseminação crítica e criativa de ferramentas tecnológicas como meios de produção artística contemporânea. Voltadas a participantes residentes no Brasil e com proficiência em língua portuguesa, essas atividades reforçam o compromisso do festival com a formação, o acesso ao conhecimento e o fortalecimento de uma comunidade artística local conectada às práticas, debates e experimentações que atravessam o cenário internacional da arte e da tecnologia.
4. INSCRIÇÕES
4.1 As inscrições poderão ser realizadas no período das 18h do dia 19 de dezembro de 2025 até as 23h59 do dia 19 de fevereiro de 2026.
4.2 Somente serão aceitas as inscrições realizadas pela internet através do website oficial do FILE 2026: CHAMADA ABERTA.
4.3 Cada participante poderá enviar até 3 propostas de obras (doravante denominadas “trabalhos”) que tenham sido realizados nos últimos 3 anos (2024, 2025, 2026). Em caso de trabalhos duplicados, será considerada como válida a última submissão.
4.4 Para a inscrição é necessário o preenchimento e envio completo da Ficha de Inscrição online, sendo certo que não serão aceitas inscrições fora de prazo e/ou complementação de inscrições que tenham sido enviadas de forma incompleta e/ou equivocada.
4.5 A Ficha de Inscrição destina-se à inscrição de apenas uma obra ou projeto educacional por vez. Caso deseje inscrever mais de uma obra ou projeto educacional, por favor, preencha um novo formulário para cada submissão.
4.6 O prazo de inscrição é improrrogável, aconselhando-se ao participante que faça sua inscrição com a antecedência devida.
4.7 É permitida a participação de pessoas menores de 18 (dezoito) anos, no entanto, no momento da classificação, será solicitado aos responsáveis legais que autorizem a participação, o uso da obra, de imagem e som de voz do eventual selecionado nesta condição, sob pena de desclassificação.
5. ENVIO DOS TRABALHOS
5.1 Todos os trabalhos deverão estar disponíveis na íntegra para consulta online através de vídeo. No caso de trabalhos de vídeo e/ou áudio, deverá ser fornecido um link para download do arquivo, conforme especificado no item 5.3.
5.1 Todos os trabalhos e os materiais correspondentes para divulgação, incluindo o rider técnico, devem ser compartilhados via link de acesso aberto, podendo ser no Google Drive, One Drive ou iCloud, no respectivo campo da Ficha de Inscrição. É importante ressaltar que links expirados ou com acesso fechado resultarão na desclassificação da inscrição. Em relação ao prazo de acesso, o mesmo poderá ser estipulado de acordo com a dinâmica do festival, com a possibilidade de limitação de prazo a ser definida em conjunto com os artistas.
5.2 A Galeria de Arte Digital é formada por uma rede de aproximadamente 119.940 clusters/pixels incorporados em três superfícies do edifício da FIESP (Avenida Paulista, 1313, São Paulo).
5.3 Download das especificações técnicas do FILE Led Show.
5.4 Deverá ser enviada, no ato da inscrição e no respectivo campo da Ficha de Inscrição, a documentação descritiva do trabalho, assim como a biografia do participante, grupo e demais colaboradores.
5.5 No caso de Instalações, Performances e Projetos de Arte Pública (como no FILE Led Show), deverá ser enviado, no respectivo campo da Ficha de Inscrição, um Rider Técnico, ou seja, um PDF com a descrição detalhada do trabalho, informações sobre os equipamentos necessários, requisitos de espaço físico, forma de interação (quando houver), um link para um vídeo demonstrativo do trabalho, o papel dos visitantes em relação à interface de interação, quaisquer ilustrações ou esboços, necessidades de transporte e demais detalhes que sejam importantes para a compreensão da proposta na sua totalidade.
5.6 Deverá ser enviado um documento em PDF no qual constem especificações de montagem, manutenção e desmontagem dos trabalhos, assim como de utilização dos objetos e equipamentos emprestados pelo participante ao festival.
5.7 O Organizador se responsabiliza: pela montagem da obra juntamente com o artista e suas especificações técnicas enviadas a priori para a equipe de produção do festival; pela desmontagem na ausência do artista mediante ao roteiro técnico detalhado; e pela devolução de objetos e equipamentos emprestados pelo artista mediante ao envio prévio de instruções e lista dos específicos itens detalhados. Tais instruções são primordiais e de total responsabilidade dos artistas. O festival se exime de quaisquer problemas resultantes da sua falta.
5.8 Na Ficha de Inscrição, deve ser fornecido um link do Google Drive, One Drive ou iCloud, conforme especificado no item 5.1.1, no qual estarão disponíveis para download imagens em alta resolução do trabalho inscrito.
- As imagens para divulgação devem estar no formato TIFF ou JPEG e ter uma resolução de 300 dpi. Essas imagens serão utilizadas para a divulgação do trabalho, e a Organizadora não se responsabiliza pela sua reprodução a partir das publicações do festival.
- Caso haja necessidade de creditar imagens, sons ou quaisquer outros conteúdos de autoria de terceiros, os respectivos créditos deverão ser informados obrigatoriamente pelo proponente no campo Créditos/Observações no ato da inscrição. É igualmente obrigatória a indicação de créditos quando houver utilização de sons de terceiros ou emprego de ferramentas de Inteligência Artificial na geração ou processamento do material sonoro utilizado na obra, assegurando a devida transparência quanto às fontes e aos processos empregados.
c.O uso de pseudônimo é autorizado desde que seja amplamente consolidado como nome artístico em site pessoal; exposições prévias; redes sociais; entre outros.
5.9 Caso o trabalho seja interativo, deverá estar disponível online um vídeo que exemplifica a interface interativa do trabalho.
5.10 No caso do FILE Oficina/Workshop: O participante deverá preencher o campo URL para download da proposta / apresentação com link para arquivo incluindo a descrição completa da proposta (carga horária, conteúdo programático, limite de participantes entre outros).
5.11 Os trabalhos que possuírem diálogos ou textos escritos deverão ser enviados acompanhados pela transcrição completa na língua original, para tradução. Caso haja versão prévia dos diálogos em português ou inglês, também devem ser disponibilizados para garantir a acessibilidade da obra.
6. FICHA DE INSCRIÇÃO
6.1 O participante autoriza a Organizadora a exibir em seus eventos os trabalhos inscritos no ato do envio da Ficha de Inscrição, assim como divulgar no website da organizadora e no arquivo a documentação da obra exposta nos eventos do FILE.
6.2 Em caso de trabalho realizado por mais de uma pessoa, apenas uma pessoa será responsável pela Ficha de Inscrição. Os demais integrantes e/ou colaboradores deverão ser indicados no respectivo campo da Ficha da Inscrição, assim como o nome do grupo e as respectivas biografias. A Organizadora não se responsabiliza por incluir na sua exposição e/ou publicações os dados que não tenham sido fornecidos na Ficha de Inscrição pelo participante responsável.
7. DA SELEÇÃO
7.1 Os trabalhos serão analisados por uma comissão avaliadora interna, a qual selecionará os trabalhos que farão parte da exposição do FILE 2026.
7.2 A notificação sobre a seleção será realizada pela Organizadora para cada participante individualmente, através de e-mail oficial da organização, assim como qualquer contato posterior.
8. DIREITOS AUTORAIS DE IMAGEM E SOM DE VOZ
Os participantes desde já autorizam a Organizadora, de modo gratuito, definitivo, universal e irrevogável, a utilizar os trabalhos por eles produzidos para fins de participação no FILE 2026..
Os Participantes autorizam, ainda, o uso dos trabalhos por eles produzidos, inscritos e selecionados para o FILE 2026, bem como seu nome, sua imagem e som de voz, enviados pelos Participantes ou obtidos por meio de pesquisa, para utilização, pela Organizadora, na divulgação do FILE 2026, suas próximas edições, e/ou em divulgação institucional e demais eventos promovidos pela Organizadora, em todo e qualquer tipo de publicidade, veiculada através das mídias eletrônica, digital e/ou impressa, incluindo: revistas, cartazes, emissoras de televisão e rádio, internet, websites e redes sociais, e qualquer outro tipo de mídia e/ou peças promocionais, da forma que a Organizadora entender conveniente, sem limite de tempo, território e/ou número de exibições, sem que haja incidência de qualquer ônus para a Organizadora, sendo preservados todos os direitos autorais e aos créditos dos seus respectivos autores. Os participantes selecionados concordam em assinar Termo específico de autorização à Organizadora de direitos autorais, bem como de uso de imagem e som de voz.
O presente regulamento autoriza o FILE FESTIVAL INTERNACIONAL DE LINGUAGEM ELETRÔNICA, ou terceiros indicados por ele, dominados apenas AUTORIZADOS:
1- a utilizar livremente da minha imagem e/ou som de voz, podendo captar, editar, sincronizar, divulgar, traduzir, armazenar, fixar, reproduzir, veicular, publicar, transmitir, distribuir de forma integral e/ou editada, em conjunto ou não com outras imagens e/ou sons, com ou sem fins comerciais, para divulgação da programação dos AUTORIZADOS, bem como em materiais relacionados à história, ações e eventos realizados pelos AUTORIZADOS, que poderão ser veiculados e divulgados através das mídias impressa, eletrônica e/ou digital, incluindo mas não se limitando às redes sociais e websites dos autorizados e/ou terceiros por este indicados, disponibilizando ou não para download, bem como em conjunto aos nomes de produtores, patrocinadores e/ou apoiadores.
2- em relação a todos os direitos autorais patrimoniais, incluindo, mas não se limitando a possibilidade de gravar e capturar a Obra para utilizar livremente, podendo editar, sincronizar, divulgar, traduzir, armazenar, fixar, reproduzir, veicular, publicar, transmitir, distribuir de forma integral e/ou editada, em conjunto ou não com outras obras, imagens e/ou sons, com ou sem fins comerciais, para divulgação da programação dos AUTORIZADOS, bem como em materiais relacionados à história, ações e eventos realizados pelos AUTORIZADOS, que poderão ser veiculados e divulgados através das mídias impressa, eletrônica e/ou digital, incluindo mas não se limitando às redes sociais e websites dos autorizados e/ou terceiros por este indicados, disponibilizando ou não para download, bem como em conjunto aos nomes de produtores, patrocinadores e/ou apoiadores.
3- que a Obra poderá ser incluída, a critério dos AUTORIZADOS, na plataforma WIKIDATA (https://www.wikidata.org/wiki/Wikidata:Main_Page), tendo pleno conhecimento dos critérios de uso de Copyrights e Creative Commons da plataforma, e tendo em vista as características da internet, que permitem terceiros a extrair e utilizar imagens publicadas, os AUTORIZADOS ficam eximidos de responsabilidade caso um terceiro venha a registrar e divulgar as imagens da Obra indevidamente.
Tendo em vista as características da internet, que permitem a terceiros extrair e utilizar imagens publicadas, as AUTORIZADAS ficam eximidas de responsabilidade caso um terceiro venha a registrar e divulgar as imagens da Obra indevidamente. Declaro ainda ter plenos poderes e capacidades para celebrar o presente Termo, sendo o único titular dos direitos autorais da Obra e isento os AUTORIZADOS de toda e qualquer responsabilidade administrativa, civil ou criminal, obrigando-me a indenizá-los das perdas e danos que vier a sofrer em caso de contestação.
A presente autorização é firmada em caráter universal, definitivo, irrevogável, irretratável, para o Brasil e exterior, a título gratuito, sem limitação de tempo e números de reproduções, obrigando as Partes ao seu fiel e integral cumprimento, por si, herdeiros e sucessores.
9. DISPOSIÇÕES GERAIS
9.1 A Organizadora, a qualquer momento, poderá a seu exclusivo critério complementar e/ou modificar parcial ou totalmente o presente documento. Todas as modificações ou complementos serão levados ao conhecimento de todos através de publicação nos websites file.org.br, novabienalrio.org e archive.file.org.br sendo que somente serão colocados em prática tais mudanças ou complementos após transcorridas 24 (vinte e quatro) horas de sua publicação no site.
9.2 A decisão da comissão avaliadora é soberana, não cabendo nenhum recurso.
9.3 Com o preenchimento da Ficha de Inscrição online, os participantes concordam tacitamente com todas as regras deste Regulamento, bem como com a utilização de seus nomes, imagens, vozes e fotos para divulgação do resultado da seleção, inclusive para utilização em propagandas, exposições, sem qualquer ônus adicional para a Organizadora, ou terceiros indicados pela mesma, pelo prazo legal de proteção dos direitos autorais.
9.4 Será excluída automaticamente de avaliação a obra de todo e qualquer participante que venha infringir qualquer regra deste Regulamento e/ou demais comunicados, bem como esteja envolvido em qualquer caso de fraude constatada, hipótese em que ficará sujeito, ainda, a responder por crime de falsidade ideológica ou documental.
9.5 A mera inscrição no presente concurso implica no total conhecimento das suas condições e aceitação irrestrita deste Regulamento pelo participante, o qual responsabiliza-se integralmente por quaisquer postulações, judiciais ou extrajudiciais, relativas a direitos de terceiros ou reclamações face ao descumprimento de quaisquer condições do Regulamento.
9.6 O conteúdo dos websites file.org.br, novabienalrio.org e archive.file.org.br é oferecido no estado em que se encontra apenas para sua informação, uso pessoal, visualização e inserção de dados, e não pode ser descarregado, copiado, reproduzido, distribuído, transmitido, exibido, mostrado ao público, vendido, licenciado, ou de qualquer outra forma explorado para qualquer que seja a finalidade, sem o consentimento prévio por escrito da Organizadora.
9.7 Na hipótese de os selecionados não serem encontrados, ou não ser possível o contato por três vezes consecutivas, a Organizadora poderá a seu critério, selecionar outro trabalho para dar sequência à produção, desclassificando-se o selecionado não encontrado.
9.8 A Organizadora não admitirá agentes, empresários ou quaisquer outros intermediários em seu relacionamento com os participantes e selecionados, em todos os assuntos ligados diretamente e/ou indiretamente, ao FILE 2026, no presente e no futuro.
9.9 Todas as dúvidas e/ou questões surgidas do presente processo seletivo serão solucionadas pela Organizadora, considerando sempre as normas de proteção ao consumidor em vigor. Das decisões da Organizadora não caberá nenhum tipo de recurso.
9.10 A participação neste processo seletivo é GRATUITA, e exclusivamente cultural, sem qualquer modalidade de sorte ou pagamento pelos participantes, nem vinculação destes à aquisição ou uso de qualquer bem, direito ou serviço, nos termos do artigo 3º, inciso II, da Lei nº. 5.768/71 e do artigo 30, do Decreto nº. 70.951/72.
DATAS IMPORTANTES
Início
19/12/2025
Final
19/02/2026