Ray Gropius

Imagine Metaversal Drawings

FILE 2018 | ANIMA +
Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

Abstract:
O filme de animação “Imagine Metaversal Drawings” foi feito com “frames” de avatares de pessoas conectadas à rede, cidadãos do Metaverso. Pessoas são representadas com uma imagem virtual de si mesmas. O vídeo pode ser considerado uma coleção de desenhos ou retratos no estilo da fotografia documental tradicional, fazendo com que as imagens aconteçam em tempo real e sejam capturadas da mesma forma que disparamos o botão da câmera. Chamo isso de “Desenhos Metaversais” ou “Fotografias Metaversais”. A obra pode ser considerada o que chamamos de Pós-Fotografia.
Uma cachoeira de imagens e vozes nos absorve na catarata poética daquele espaço mágico estrelado por Alter Egos no qual fantasia e realidade coexistem em harmonia a serviço dos paradoxos existenciais do mundo contemporâneo.

Biografia:
Ray Gropius, estudioso autodidata, tem como principal motivação documentar, revelar e dar vida à própria existência de seu Alter Ego. Suas obras são baseadas na criação digital, incluindo a experimentação em ambientes virtuais. Além de revelarem seu estilo inconfundível, abordam o desenho a partir de uma nova perspectiva. A conexão de métodos de representação como a fotografia, a simulação 3D e o desenho fazem de seu trabalho um híbrido de mídia contemporânea ou Pós-Fotografia. A experiência de representar através do desenho, linhas precisas com perspectiva matemática, atentando para a estrutura de objetos e pessoas no mundo virtual em tempo real, faz deste trabalho uma referência ao que podemos chamar de “Fotografias Metaversais” ou “Desenhos Metaversais”.
Ray Gropius expressa a vontade de representar outras formas de vida.