Eric Marke

Eric Marke – Kaleido-Led

Abstract:
“Kaleido-Led” foi baseado no caleidoscópio inventado na Inglaterra em 1817 pelo físico escocês Dawid Brewster (1781-1868). “Caleidoscópio” vem das palavras gregas kalos, (admirável, lindo), eidos (desenho, imagem) e scope? (observar, olhar para…). As imagens que geram os fractais usam o reflexo da luz produzida por LEDs coloridos que piscam por certo tempo em três espelhos inclinados em um ângulo de 45 graus entre si.
A cada movimento, formam-se combinações variadas (desenhos geométricos / arranjos simétricos / modelos ornamentais) de efeito visual. Com pouco mais de um palmo de comprimento e pesando cerca de 700 gramas, qualquer pessoa consegue interagir, embora seu propósito inicial fora para fins de estudos científicos.
O caleidoscópio contém suas próprias instruções prévias (modo de manipular, como olhar, jeito de segurar e inclinação certa) alegadas como ações menores, mas seu propósito não pode ser superestimado. Dentro da arte eletrônica, o “Kaleido-Led” está na categoria de “Objeto Interativo”, ou seja, um objeto de uso corriqueiro – de certo modo com aspecto simples – transformado em forma de arte interativa.

Biography:
Da capital do estado de São Paulo, Eric Marke formou-se em publicidade e jornalismo e é professor com mestrado em comunicação. Também é DJ desde 1984 e músico eletrônico desde 1987. A partir de 2003, participa da organização e da curadoria do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. É professor universitário com mestrado em Arte Eletrônica (instalações interativas audiovisuais) na Universidade Anhembi Morumbi (2007 – 2013) e na Universidade Belas Artes (a partir de 2014). Entrou no cenário das artes em 1979 como cineasta enquanto garoto e tornou-se um pesquisador, historiador e performer nos anos seguintes.