Jen-Kuang Chang

OM

Abstract:
“OM”, uma sílaba sagrada universal em várias religiões orientais, é uma obra audiovisual que reflete o processo da manifestação dos pensamentos e de visões relacionadas e evoluídas dessa entidade sagrada. Sons sampleados e gerados por computador são incorporados para alcançar a variedade desejada de paisagens sônicas que acompanham a vívida mas delicada visualização.

Biography:
Jen-Kuang Chang, nascido em Taiwan, formou-se no Berklee College of Music, onde estudou com os famosos educadores de jazz George Garzone e Fred Lipsius, e tem mestrado pela Emporia State University. Atualmente faz doutorado em composição musical sob a orientação de Randall Snyder na University of Nebraska-Lincoln. Chang recebeu diversos prêmios, incluindo Harold Durst Graduate Research Award, Ida M. Vreeland Award in Music, Diverse Practice Composition Competition Award e Kimmel Harding Nelson Residency Award. Sua tese, “Charlie Parker: the Analytical Study of Twenty-two Performance Versions of Now’s the Time”, foi vencedora do Laurence C. Boylan Thesis Award. Na quinta edição do Yorgos Foudoulis Composition Competition em Volos, Grécia, a obra de Chang “Bodhisattva” ganhou o primeiro prêmio na categoria conjunto orquestral, e sua “Karma” foi segundo lugar na categoria tecnologia musical. “Drishti II” foi vencedora na categoria audiovisual internacional no CLIC Foundation Digital Art International Contest. Sua obra “Chakra” foi segundo lugar no JIMS International Composition Contest for Improvised Chamber Music “Stadtpfeifer” em Salzburgo. Sua música foi apresentada no Electronic Music Midwest Festival, DMI Electroacoustic Juke Joint Festival, Vox Novus 60×60 Midwest Minutes Mix, “War & Peace” Electroacoustic and Fixed Media Concert na La Salle University, International Festival of Digital Art FIAD em El Salvador, Summer Studies for Jazz & Improvised Music, Salzburgo 2007, e International Acousmatic and Multimedia Festival “Sonoimágenes” em Buenos Aires, Argentina. Em 2008, Chang apresentará seu trabalho no 17º Annual Florida Electroacoustic Music Festival, Spark Festival of Electronic Music and Arts, SCI Region VI Conference, GVSU Free Play 10: Listening Chamber, 11th Biennial Symposium for Arts and Technology no Connecticut College, Orquestra del Caos: Zeppelin Sound Art Festival em Barcelona, Signal and Noise Festival em Vancouver, e 5ª edição de ASTAS ROMAS 404 Festival em Trieste, Itália. Além disso, Chang é co-autor de um artigo com o Dr. James Starr e a Prof. Elaine Edwards em “An Introduction, Analysis, and Performance Evaluation of Selected Piano Trio Literature of the Twentieth Century”, publicado pela Edwin Mellon Press em 2003. Ele também serve como gravador de música para a próxima publicação do Dr. Steve Larson “Analysis of Jazz: A Schenkerian Approach”, que será publicado pela Pendragon Press.