Kasia Molga & Erik Overmeire

Entropy

Abstract:
“ENTROPY” é uma manifestação imersiva e interativa de dados em uma instalação de projeção mapeada que corresponde ao conceito de produção, emissão e consumo de calor (e, portanto, de energia) de maneira “ordenada” e “desordenada” (em referência à definição do fenômeno da entropia).
Ela envolve visualizações em tempo real extraídas de algumas fontes dados hackeadas, que possibilitam que os espectadores possam ter uma relação/interação tátil, tangível e íntima com algo tão abstrato quanto dados. Como tal, ela também explora dados (como feeds em tempo real) como uma força independente que dá vida à obra de arte.
Ao brincar com a instalação, os espectadores se tornam portadores dos dados de “energia” – graças a uma forma de projeção em seus corpos. Assim, a “energia” pode ser transmitida de uma pessoa para outra, além de se espalhar no ambiente. As visualizações renderizadas dependem dos valores de consumo de energia global em tempo real, assim como da temperatura local criada pelo ambiente e o número de espectadores.
“ENTROPY” mistura ludicamente o que é percebido como “digital” e “virtual” tornando-o tangível em um espaço “analógico” e “real”. Assim, a instalação questiona tópicos como a produção e consumo de energia, sua emissão e transmissão, e a relação humana com o conceito de energia em nível muito íntimo e global.

Biography:
Kasia Molga é uma artista que trabalha na interseção de arte, ciência e tecnologias, e se dedica a explorar vários aspectos da transmissão e manifestação de dados ambientais em tempo real. Ela cria instalações de arte participativas e interativas, nas quais o espectador é responsável por sua própria experiência e também pela experiência dos outros. Através de seus trabalhos, ela questiona mudanças em nossa percepção e relação com o planeta neste mundo cada vez mais mediado pela tecnologia.
Kasia expõe mundialmente, a exemplo de: Ars Electronica 2012 (menção honrosa) (Linz, Áustria), TRANSNATURAL (Holanda), Meta.Morf (Noruega), ISEA (Istambul, Turquia), Translife Media Arts Triennial (Pequim, China), MIS (São Paulo, Brasil), Dutch Design Week (Holanda) e MOMA (Nova Iorque).
Foi uma das fundadoras do Protei Collective, estudou Arte e Animação na Academia de Belas-Artes em Poznan, Polônia, e fez mestrado em Estudos de Design Interdisciplinares no Central San Martin College of Arts and Design. Com frequência, é convidada para dar palestras e participar de conferências, e publica estudos regularmente. http://www.kasiamolga.net /
Erik Overmeire é um artista de novas mídias que trabalha com robótica e inteligência virtual, expandindo-as para a interação máquina/humano no reino físico. Ele liga seu trabalho baseado em uma tela ao trabalho no mundo físico, de forma a reduzir o limite entre o virtual e o físico. Por meio de sua aplicação criativa de códigos, ele gera visuais e sons, sistemas de visão e interação com retroalimentação em loop, brincando com o conceito de forma primitiva de consciência e autoconsciência.
Formado pela Willem de Kooning Academy em Roterdã, ele trabalhou e colaborou com instituições como Worm (Roterdã) e Baltan Laboratories (Eindhoven), e artistas como Geert Mul, entre muitos outros. http://www.lifthoofd.nl/