Michael Takeo Magruder

event

Abstract:
A obra “event” de Michael Takeo Magruder, na qual artigos de notícias de manchetes foram retirados do site http://news.bbc.co.uk/ entre 29 de dezembro de 1 de fevereiro, concentra-se no relacionamento do indivíduo com momentos finitos na história recente. Assim como em seus trabalhos anteriores, Magruder luta com a saturação das mídias e a subseqüente desvalorização das informações. Copyright- quem na verdade tem a posse das informações, do evento que as desencadeou, da história na qual elas se transformam? Corresponderão à verdade? A obra “event” representa 31 novos itens, estimulando o usuário a “refletir” sobre as rápidas ocorrências isoladas das quais a história, em um sentido empírico, é composta. Magruder faz isso extraindo, reduzindo a velocidade e modelando de forma meticulosa amostras de informações de áudio, imagem, texto e vídeo. Em vez de distinguir ou remover distorções, Magruder deliberadamente incorpora os artefatos da compressão de dados à peça. Eventos que, em geral, passam por nós rapidamente, em um fluxo indiferenciado, tornam-se momentos de contemplação silenciosa, que podem ser vistos e revistos no tempo que se desejar. O usuário pode aplicar uma seqüência de filtros coloridos, como géis utilizados no teatro – na verdade, pode-se optar por ver os eventos com “óculos cor-de-rosa”. Dependendo da cor, a imagem em movimento parcialmente obscurece ou revela a “verdade”, ou seja, a palavra. Pode-se optar literalmente por suavizar a retórica, ou inflamar as massas. Um filtro filtra o outro. O padrão de Magruder, multicolorido, representa a ambigüidade, diversos pontos de vista, a multidão. Com o movimento em marcha lenta e muitos detalhes sendo removidos das imagens, pode-se começar a ver como as notícias realmente são. Vemos esboços e os espaços entre eles. As notícias são estudadas como se fossem uma pintura. A obra “even”, de Magruder, é até agora sua criação mais bela e poderosa. (Turbulence.org, Press release)

Biography:
Michael Takeo Magruder é um artista americano baseado no Reino Unido, que trabalha com mídias tecnológicas na prática de artes contemporâneas. Ele se formou na University of Virginia em 1996 em ciência biológica. É um antigo membro do King’s Visualisation Lab do Centre for Computing in Humanities no King’s College, Londres. Através dessa organização ele realiza pesquisas, desenvolvimento e implementação de tecnologias emergentes, incluindo captura de cinema, espaço imersivo e ambientes virtuais, para uso na prática criativa e acadêmica contemporânea. Suas obras foram exibidas em mais de 180 eventos em 30 países, em locais como Courtauld Institute of Art, Londres, EAST International 2005, Georges Pompidou Center, Tokyo Metropolitan Museum of Photography e Trans-Media-Akademie Hellerau. Suas obras são regularmente incluídas em festivais internacionais como Cybersonica, CYNETart, FILE, Filmwinter, SeNef, Siggraph, Split, VAD e WRO. Seu trabalho foi financiado diretamente por Esmée Fairbairn Foundation, Arts Council England, The National Endowment for the Arts, EUA, e diversas galerias públicas no Reino Unido e no exterior. Ele também é reconhecido por seu trabalho online e recebeu encomendas de importantes portais de internet-arte como Turbulence.org e Soundtoys.net. Seu trabalho mistura tecnologias da era da informação com estética modernista para explorar as estruturas formais e os paradigmas conceituais do mundo digital em rede.