Patrício Gonzalez Vivo

Mesa del Tiempo: Shadows

Abstract:
Na cultura lúdica atual, vemos a coexistência de nosso legado de jogos tradicionais com tecnologias de ponta. Este rico encontro entre o passado e o “futuro” suscita novas questões empolgantes sobre como jogamos, ou brincamos, e que tipo de papel o jogo tem em nossa sociedade. O ato de jogar, ou brincar, pode ser examinado através de diferentes teorias e perspectivas. Psicanalistas pós-freudianos o consideram não só como um meio potencial para o inconsciente se manifestar, mas como um espaço singular entre realidade e fantasia, no qual se pode cometer erros sem consequência e regras podem ser mesclada de acordo com a imaginação. Isso é uma capacidade essencial para pensar e explorar diferentes pontos de vista e maneiras de ver o mundo, que constituem o arcabouço básico de uma sociedade democrática. Assim, o foco deste projeto é como ato de jogar pode nos levar a descobrir padrões culturais e sociais e, ao mesmo tempo, criar um playground para explorar novas dinâmicas e maneiras de pensar. A partir desses questionamentos, “Mesa Del Tiempo” foi originalmente projetada para o Museu do Brinquedo San Isidro (Buenos Aires, Argentina), com o intuito de desenvolver novas configurações para jogos tradicionais usando tecnologia de ponta. Cada uma das diferentes instalações (Shadows, Kaleidoscope, Simon e Oca, entre outras) propõe novos modelos de jogo. Aquelas selecionadas para o Festival FILE (Shadows e Kaleidoscope) também têm dinâmicas simples e transparentes que dão bastante liberdade para que os usuários explorem a relação entre autoexpressão e organização social. Créditos: – Autor e desenvolvedor: Patricio Gonzalez Vivo – Produzido a pedido do Museo del Juguete San Isidro, Argentina Mesa del Tiempo: Shadows Alguns jogos requerem poucos elementos, a exemplo de apenas outra pessoa com a qual brincar. Brincar com sombras é um dos passatempos mais antigos da humanidade e um precursor da TV, do cinema e do teatro. As sombras de nossas mãos podem criar mundos fantásticos, e isso requer apenas uma fonte de luz e imaginação. A instalação “Shadows” registra e retêm as sombras que fazemos, e depois as reproduz para que interajam com outro público. Cada grupo pode brincar com as sombras feitas anteriormente por outras pessoas, enquanto faz novas sombras que irão interagir com as próximas pessoas que virão. “Shadows” é especialmente projetada para brincar com os conceitos de memória coletiva, tradição e herança cultural.

Biography:
Patricio Gonzalez Vivo é um psicólogo clínico especializado em terapia com artes expressivas e projetos interativos focados em levar tecnologias avançadas para espaços onde a criatividade e o espírito lúdico possam transformar pessoas. Trabalhar na interseção de ciências humanas, artes e tecnologia lhe deu a chance de participar de importantes projetos, eventos (DigitalCamp Rosario & Santa Fe, Tecnópolis), midialabs (Interctivos na EFT Telefónica e CCEBA MediaLab), workshops de arte-terapia (alguns para crianças com deficiência mental) e universidades (professor na USAL, UP e IUNA). Nesse processo, ele aprendeu a criar soluções inusitadas e a concretizar qualquer ideia através do trabalho em equipe. Do ponto de vista técnico, tem experiência com linguagens de complexidade variada como C, C++, Java e AS3, e com muitas estruturas de aplicação artística como GLSL Shaders, Cinder, openFrameworks, Processing e Arduino, o que o levou a dominar várias bibliotecas relacionadas a interfaces naturais (OpenGL, OpenCV, openNI, Box2D e AssImp, entre outras). Seu conhecimento profundo de OS baseado em Unix (Linux, MacOS e iOS) também lhe permite criar sólidos softwares personalizados.