Fabiano Onça & Colmeia
Stogrepock
Abstract:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus. Assim, o som rompe com o vazio da existência e nos impulsiona, espaço afora, rumo ao outro, aos outros, à constelação de outros. A proposta deste game é explorar o mundo sonoro. Fazer do som a força motriz do jogo. Obrigar o jogador a pensar não apenas com a mente e com os olhos. Mas sim fazê-lo exprimir, pela fala, a ação. Fazer com que, de suas entranhas, se sustente o fogo do seu voo na tela. Obrigá-lo a modelar, com precisão, seus sons primordiais. A dosar, a calibrar, a sintonizar sua garganta, para que a força que sai não saia muita, mas também não saia pouca. Mas não pense o jogador que basta falar ao vento. Pois o que brota de nossa garganta é material para ser trocado com o outro. E apenas entre a sintonia dos dois participantes é que o game pode ser vencido. Ou seja, em última instância, o jogo trata de se ouvir e se fazer ouvir, na mesma justa medida. Caso contrário, teremos no game a reprodução de Babel.
Biography:
Fabiano Alves Onça tem 34 anos de idade, é paulistano, casado e grande fã de jogos desde pequeno. E foi esta paixão que fez com que este jornalista formado pela Universidade de São Paulo criasse, aos 20 anos, seu primeiro jogo de tabuleiro. Dali para frente, os jogos só fizeram aparecer, mais e mais, de diversas maneiras, em sua vida. Como jornalista, Fabiano foi responsável pela criação do canal de games do Terra e posteriormente da extinta Super 11, onde ajudou a criar um dos primeiros e mais populares servidores de jogos do país. Atualmente, é colunista (de games, claro!) da revista Playboy desde 2006, bem como de diversas outras publicações da editora Abril, como Mundo Estranho, Grandes Guerras e Superinteressante. Como criador de jogos, publicou diversos títulos no mercado nacional (Malhação 1, Malhação 2, Marvel Heroes, Bob Esponja e o Sanduíche Maluco, Mickey no Zôo, etc…), mas o grande salto ocorreu quando, em 2004, tornou-se o primeiro (e até agora único) brasileiro a vencer, com o jogo Waka-Waka Island, a 23ª edição do prestigioso torneio internacional de jogos de tabuleiro promovido pela rede de ludotecas de Paris. Em 2008, este mesmo jogo foi publicado na Alemanha sob o nome de Vineta. Finalmente, na área acadêmica, formou-se Mestre pela Universidade de São Paulo, em 2007. Sua dissertação versava sobre o universo dos MMORPGs e sobre nossas próprias concepções a respeito do que seja jogar. Em 2005, foi agraciado com a publicação de um artigo no FILE (Festival Internacional de Linguagens Eletrônicas). | Colmeia: Fazemos experiências interativas (de marca ou não) para distribuir histórias. Para construir relacionamentos. Para divertir e entreter. Quando necessário, criamos aplicativos, remixamos ou desenvolvemos tecnologia para isso. Cada projeto é uma história diferente. E a gente adora isso.