Jorge Crowe

Estero

Abstract:
Estero (“Pântano”) é um objeto eletrônico reativo. Ele apresenta uma sequência de som em sincronia com a geração de linhas geométricas em um painel de LCD quebrado. O som escutado no vídeo vem de diferentes ativadores (motores DC, piezos, campainhas) ativados em sequência por um circuito integrado (CMOS 4017) controlado por outro (555). A velocidade da sequência pode ser modificada pelas ações de pessoas que aproximam suas mãos dos resistores fotossensíveis (na forma de estranhas “flores”). “Estero” usa uma grande porcentagem de componentes e materiais reciclados, incluindo painéis de LCD (laptop, videogames, calculadoras, telefones celulares), motores DC (câmeras digitais e analógicas quebradas), uma caixa de geladeira transparente, um transformador AC/DC (de um discman). O resultado é uma espécie de ecossistema artificial, um pântano ou mangue, com juncos e diversas plantas aquáticas emergindo da água. O som (a simples tradução de uma frequência mudando de onda quadrada) se refere aos muitos insetos que vivem perto desses lugares úmidos e quentes. Estero cria um clima sonoro muito sutil e baixo e precisa de silêncio para que a “música” seja ouvida. Estero não usa microcontroladores ou computadores programados. É simples eletrônica da velha guarda. O tabuleiro, os componentes, todos os fios podem ser vistos devido à caixa transparente, ampliada por uma lente Fresnell. O enorme emaranhado de cabos reforça a analogia com plantas aquáticas, parecendo raízes submarinas.

Biography:
Jorge Crowe nasceu em Mendoza, Argentina, em 1976. É formado em artes visuais, especializado em pintura, com pós-graduação em eletrônica aplicada às artes. Seus principais interesses são pirataria de hardware, distorção de circuitos, técnicas de DIY e eletrônica geral de fonte aberta aplicada ao teatro, arte-mídia e educação. Ele dirige um espaço chamado Laboratorio de Juguetes (Laboratório de Brinquedos), onde crianças e adultos aprendem eletrônica básica, hard&soft de fonte aberta e como reutilizar tecnologia obsoleta no projeto, desenvolvimento e construção de brinquedos e objetos eletrônicos que incluem movimento, som e luz. Ele também é professor de eletrônica e recursos de baixa tecnologia no mestrado em Artes Eletrônicas (UNTREF – Buenos Aires). Expôs seus brinquedos e objetos em diversas galerias, festivais e eventos na Argentina, Uruguai e Brasil (FILE ’09 SP, FILE PRIX LUX, Dorkbot MVD, entre outros). Apresenta-se ao vivo com brinquedos sob o pseudônimo h.cosas.