Kim Stringfellow

Safe As Mother’s Milk: The Hanford Project

Abstract:
A Reserva Nuclear Hanford fica em uma área de quase 1.500 quilômetros quadrados no deserto no sudoeste do Estado de Washington, perto da área das Três Cidades – Richland, Pasco e Kennewick. Durante mais de 40 anos, Hanford liberou materiais radioativos no meio ambiente sem informar ao público, enquanto produzia plutônio para o arsenal nuclear dos Estados Unidos na época da Guerra Fria. Embora a maioria das emissões se devesse a atividades relacionadas à produção, algumas também foram planejadas e intencionais. Os funcionários de Hanford, suas famílias e outros moradores tornaram-se literalmente cobaias de experiências de radiação que foram realizadas no local pela antiga Comissão de Energia Atômica, pelo Departamento de Energia, pelo Departamento de Defesa e por empresas civis contratadas, como DuPont e General Electric, de 1944 a 1972. Embora a população civil tenha sido informada da produção de plutônio pela Hanford no final de Segunda Guerra Mundial, as autoridades encarregadas mantiveram em segredo o crescente número de emissões radioativas, experiências e outros riscos de segurança ambiental realizados na instalação. Milhares de moradores de cidades e fazendas ao redor de Hanford e mais distantes sofreram uma série de problemas de saúde, incluindo câncer de tireóide, doenças auto-imunes e distúrbios reprodutivos que eles acham que é uma conseqüência direta das emissões e experiências. Safe as Mother’s Milk (Seguro como Leite Materno) examina esses importantes fatos através de fotografias, mídia e documentos históricos antes secretos e agora disponíveis online em vários arquivos do governo, incluindo Hanford Declassified Document Retrieval System e Human Radiation Experiments Information Management System (HREX).

Biography:
Kim Stringfellow é uma artista e educadora que vive em San Diego, Califórnia. Ela ensina multimídia na San Diego State University. Seu trabalho aborda questões ecológicas, históricas e ativistas relacionadas ao uso da terra e ao ambiente construído, através de formas documentais híbridas que envolvem, mas não se limitam a, mídia digital, fotografia e instalação.